educar: menina lendo livro em biblioteca da escola sesc

Aluna do 9º ano, Laura Sophia está na Escola Educar Sesc desde os 10 anos e fala sobre essa trajetória. (Foto: JR Panela)

Além dos pais ou responsáveis que promovem o desenvolvimento dos filhos desde a primeira infância, os professores também desempenham papel fundamental nessa formação humana. Com um convívio diário em sala de aula, são os principais agentes na aprendizagem, não só acadêmica, mas também emocional.

Seguindo as transformações da sociedade e o avanço da tecnologia, o Sesc oferece um modelo de escola inovadora que apresenta o professor não apenas como um detentor do saber, mas como um mediador do conhecimento, aquele que transmite os conteúdos, dando espaço para que o aluno participe desse processo de forma ativa e consciente.

Para Laura Sophia, aluna do 9º ano da Escola Educar Sesc II em Fortaleza, essa metodologia fez a diferença no seu crescimento. “Cheguei no Sesc com 10 anos e me apaixonei muito pela estrutura, pois vinha de uma escola pequena, e, principalmente, porque a didática é muito boa. Aqui, realmente as pessoas se preocupam com os alunos, temos uma supervisão atenta e o apoio de todos”, afirma.

Um dos primeiros ambientes em que crianças e jovens vivenciam experiências sociais, a escola é um lugar de construção de aspectos comportamentais e de relacionamentos. Por isso, essa rede de profissionais é tão importante, podendo influenciar positivamente os alunos na maneira de lidar com os desafios da vida para além do ambiente escolar.

Conheça um pouco mais sobre a história da Laura Sophia junto com a educação Sesc:

Aprendizados para a vida: Educação Sesc

As Escolas Educar Sesc apresentam uma proposta pedagógica de Educação Básica numa perspectiva inovadora e humanizadora, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências propositivas e interdisciplinares, incentivando o protagonismo estudantil na visão de educação ao longo da vida. No Ceará, as Escolas Educar Sesc contemplam o Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Criar Sesc, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pré-Vestibular.

A metodologia do Sesc vai muito além da sala de aula, possibilitando uma aprendizagem para a vida e interferindo positivamente no destino dos estudantes. Um conceito de escola inovadora que está atenta não só ao raciocínio lógico, mas também aos aspectos sociais, comportamentais, emocionais e a realidade em que o aluno está inserido, formando cidadãos.

LEIA MAIS | Feriadão é boa oportunidade para cuidar da saúde. Veja dicas: