Radar do Comércio

Alunos das Escola Educar Sesc do Ceará se destacam em olimpíadas escolares com 75 medalhistas

olimpiadas escolares: na imagem, alunos da Escola Educar Sesc se encontram sentados em carteiras dentro de sala de aula enquanto estudam

A aluna Maria Clara Messias de Menezes concluiu o 9º ano em 2021 e carrega no peito uma história de sucesso com as Escolas Educar Sesc de Fortaleza em olimpíadas escolares. (Foto: JR Panela)

Diversos fatores levam estudantes a conquistar os primeiros lugares em competições e olimpíadas escolares, e um dos principais componentes é receber apoio e encorajamento nessa jornada. Com uma proposta educacional que valoriza não só o conhecimento teórico, mas também as relações interpessoais e habilidades de diálogo e colaboração, o Sesc acredita na construção coletiva de trajetórias e conhecimentos.

Nesse sentido, o professor é peça fundamental como um mediador no processo de ensino. E essa fórmula tem surtido efeito para os alunos das Escolas Educar Sesc no Ceará. Durante o ano de 2021, 284 alunos do Sesc participaram de quatro Olimpíadas escolares, tendo 75 medalhistas com resultados de ouro, prata e bronze, assim como de honra ao mérito. Desse total, 56 medalhistas são da Escola Educar Sesc II, de Fortaleza, e 19 da Escola Educar Sesc de Juazeiro do Norte.

A aluna Maria Clara Messias de Menezes concluiu o 9º ano em 2021 e carrega no peito uma história de sucesso com as Escolas Educar Sesc de Fortaleza. Somente em 2021, a estudante ganhou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), chegando nas seletivas internacionais; medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); e medalha de bronze na Canguru de Matemática.

Qual o segredo dessas conquistas? Muito esforço nos estudos, claro, e também um suporte imprescindível. “A gente teve vários processos de preparação para OBA, ONC e Canguru, e os professores realmente nos ajudaram. Você percebe o cuidado da direção, da coordenação e de todos para fazer com que você melhore, fazer com que você cresça. É como se eles fossem uma pontezinha que te leva para o seu futuro, para você alcançar seus sonhos também”, afirma Maria Clara.

Time campeão

De acordo com a professora das turmas do 5º ano da Escola Educar Sesc de Juazeiro do Norte, Aline Diniz, é importante que os alunos tenham essa vivência de olimpíadas, pois os estimula a aprenderem cada vez mais, construírem e ampliarem seus conhecimentos, a se sentirem desafiados e estimulados diante de seus estudos.

“Buscamos motivar os alunos através de vídeos, uso do APP, rodas de conversas para que eles compartilhem os conhecimentos prévios, atividades de registro, produção textual, jogos de perguntas e respostas com os temas estudados, aulões e palestras de outros professores, por exemplo, da sala de Ciências”, explica a professora que também é medalhista, em 2021, recebeu a medalha de Honra ao Mestre na OBA.

Essa motivação, para Maria Clara, foi o grande diferencial na sua jornada em todo o ensino fundamental no Sesc. “Foi isso que fez eu me apaixonar por essa estrutura, essa forma de lidar com as pessoas, porque eles focam muito no aluno em si. Não é apenas dar aula aqui por dar, não. Você percebe que os professores fazem isso com amor. E, além disso, eles realmente tratam você como ser humano”, aponta.

Para além dos resultados de medalhas, que contribuem significativamente não só para a escola, mas para a bagagem dos alunos, segundo a gerente de Educação do Sesc Ceará, o objetivo da instituição é formar esses estudantes para os desafios da vida, estando atenta não só ao raciocínio lógico, mas também aos aspectos sociais, comportamentais, emocionais e a realidade em que o aluno está inserido, formando cidadãos.

Aprendizados para a vida: Educação Sesc

As Escolas Educar Sesc apresentam uma proposta pedagógica de Educação Básica numa perspectiva inovadora e humanizada, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências propositivas e interdisciplinares, incentivando o protagonismo estudantil na visão de educação ao longo da vida. No Ceará, as Escolas Educar Sesc contemplam o Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Criar Sesc, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pré-Vestibular, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu e Crato.

Recomendado para você