Mês da Mulher: uma mulher jovem, negra de pele clara e com cabelos cacheados longos e pretos folheia um livro ao lado de uma estante cheia de outros exemplares. Ela usa o cabelo preso no alto da cabeça e uma camisa básica de cor terracota.

Mês da Mulher: lançada pelas Edições Sesc, fotobiografia da atriz Fernanda Montenegro está disponível na Livraria Senac Ceará (Foto: JR Panela)

Pelo terceiro ano consecutivo, a atriz Fernanda Montenegro foi eleita a mulher mais admirada do Brasil na edição da pesquisa do Instituto Qualibest, recentemente divulgada. A sua fotobiografia é uma das dicas de leitura para o Mês da Mulher da Livraria Senac Ceará, que durante o mês de março está com preços promocionais em diversas publicações das Editoras Senac e das Edições Sesc, abordando temáticas do universo feminino.

Veja essa e outras dicas da gerente da Editora Senac Ceará, Denise de Castro:

Fernanda Montenegro: Itinerário fotobiográfico – Fernanda Montenegro

Escrita e organizada pela própria atriz, a obra reúne imagens que contam a trajetória pessoal e profissional de Fernanda Montenegro, que se mistura à memória da dramaturgia nacional.

Além de uma seleção de fotos inéditas de seu acervo pessoal e outras que registram cenas memoráveis ao lado de grandes nomes como Paulo Autran, Sérgio Britto e Nathalia Timberg – muitas acompanhadas de legendas com suas impressões –, o leitor terá contato com documentos emblemáticos, artigos e depoimentos de escritores, diretores, críticos de arte, atores e amigos.

Há ainda seções especiais dedicadas às premiações recebidas ao longo da carreira e uma comovente homenagem a Fernando Torres, seu companheiro de trabalho e vida.

Mulheres negras do Brasil – Schuma Schumaher 

Esta edição condensada da história das mulheres negras brasileiras preenche uma lacuna na formação dos estudantes de Ensino Médio. O livro explica a contribuição das mulheres negras na formação da identidade nacional.

Ocultadas pela historiografia oficial, as mulheres negras têm aqui a evidência que merecem e que os estudiosos contemporâneos confirmam: elas foram, sim, protagonistas na construção do país.

A participação no movimento negro no Brasil nas últimas décadas e a atuação na vida cultural são exemplos das lutas que as mulheres negras continuam travando para ocupar seu lugar digno na sociedade.

Moda sob Medida: guia prático de moda para a vida real – Danielle Ferraz e Penha Moraes 

A jornalista e consultora de moda Danielle Ferraz e a jornalista Penha Moraes discutem detalhes importantes e muito práticos do que é estar na moda a partir do reconhecimento e da aceitação do próprio corpo e estilo. Afinal, é preciso considerar que a roupa que nos veste não só nos cobre, mas nos revela. A essência do livro é a de colaborar para que todas possam, diante de tantas escolhas e por meio da linguagem da moda, revelar quem é pelas roupas que usa.

Neste lançamento do Senac São Paulo, ilustrado com fotos de moda com mulheres comuns, que não desfilam nas passarelas do mundo fashion, mas que estão perfeitamente inseridas no mundo da moda, a leitora encontra dicas preciosas de como se vestir, de como valorizar o que é, e que contribuem, ainda, para uma consciência de consumo responsável, mais sustentável e inteligente – o que certamente influencia nossos hábitos de consumo.

Os segredos de Alice no país das maravilhas: uma viagem através do corpo feminino – hormônios, menstruação e autoconhecimento – Bia Fioretti 

“Os segredos de Alice” é um livro sobre educação menstrual. Alice te convida a desmistificar a menstruação, a puberdade, os ciclos femininos, ajudando também a entender a pobreza menstrual e a combatê-la através da informação. Os segredos são revelados para estimular a autoconfiança da leitora em uma jornada de autoconhecimento sobre a fisiologia feminina, de uma forma lúdica e envolvente.

O livro, diferente de tudo o que você já viu, traz as alterações da puberdade, a primeira menstruação, a ação dos hormônios nas emoções, dicas de alimentação e muito mais. Sua ludicidade pode facilitar uma aproximação entre adultos e adolescentes, facilitando o entendimento de sua segurança e favorecendo bem-estar físico e emocional.

A autora, Bia Fioretti, que é designer e doutora em saúde pública, já tinha colocado essa formação eclética a serviço de outra publicação voltada ao público feminino, quando criou a Caderneta da gestante, do SUS. Agora, neste lançamento da Editora Senac São Paulo, Bia traz informação científica em linguagem fácil e totalmente integrada a ilustrações assinadas por ela mesma.

Personagens como o Coelho Branco, o Gato Risonho, o Chapeleiro Maluco e a tirana Rainha de Copas desmistificam o país das maravilhas para quaisquer pessoas que menstruam e ovulam, e que buscam estar conectadas consigo mesmas. Depois de descobrir esses segredos, você vai se surpreender consigo mesma!

Beauvoir Presente – Julia Kristeva 

Nesta obra, Julia Kristeva se debruça sobre a atualidade da escritora, filósofa e ativista francesa Simone de Beauvoir, que marcou a metade do século XX com a publicação de “O segundo sexo”, um tratado sobre a condição das mulheres no período.

Segundo Kristeva, o pensamento de Beauvoir corresponde a uma “revolução antropológica” e, por isso, ainda encontra ecos e desdobramentos tão contundentes nos fundamentos que circundam o multifacetado movimento feminista.

Abordando tópicos como sexualidade, política, maternidade, feminismo, psicanálise e, principalmente, liberdade, Kristeva faz uma leitura pessoal de Beauvoir e revela possibilidades para apreender o feminino hoje.

Saiba mais

A Livraria Senac Ceará funciona de segunda à sábado, das 8h às 20 horas, e está localizada no Senac Reference (avenida Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota). Mais informações através do número (85) 99230 9956.

LEIA MAIS | Mercado desafiador: conheça histórias de mulheres que conseguiram conquistar seus espaços