Enem 2022: imagem mostra uma menina olhando para uma redação em uma mesa de escola. Ela está de lado e aparece apenas parcialmente, é branca, tem cabelo liso e ruivo e usa uma camisa xadrez.

Enem: curso pré-universitário do Sesc conta com professores especialistas, conteúdos e materiais didáticos atualizados (Foto: Pexels)

Chegar ao Ensino Superior é o sonho de milhões de estudantes brasileiros, e uma das principais portas de entrada é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ajudar aqueles que pretendem conquistar uma vaga na graduação, o Sesc Ceará oferece o curso pré-universitário nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. E os resultados são evidenciados pelo desempenho dos alunos que, este ano, somaram 42 aprovações em universidades e outras instituições de nível superior.

De acordo com o Portal Nacional da Educação (PNE), em todo o País, apenas 21 alunos obtiveram nota 1.000 na prova de redação em 2021. Diante do grau de dificuldade da prova de texto que compõe 20% da nota geral do candidato, oito alunos do curso pré-universitário do Sesc conseguiram se destacar com notas acima de 900 pontos.

Com uma proposta educacional inovadora e humanizada, o Sesc conta com professores especialistas, conteúdos e materiais didáticos atualizados, além de uma metodologia de ensino voltada para a formação humana. Esses atributos, alinhados ao empenho de cada aluno, fazem a diferença no momento decisivo do exame, segundo Socorro Colono, estudante do pré-universitário da Escola Educar Sesc de Sobral. Com 19 anos, a aluna obteve 940 pontos na redação e conquistou sua vaga no curso de Psicologia na Universidade Federal do Ceará.

“Eu sempre tive o sonho de cursar psicologia e esse foi o meu quarto Enem. Comecei em fevereiro no Sesc, no início das aulas, e agora vou entrar na universidade. Gostei muito dos professores, achei um grande diferencial o apoio que nos deram”, afirma.

Esse suporte dos profissionais também foi importante para Esther Mayza, aluna do pré-universitário da Escola Educar Sesc de Juazeiro do Norte, aprovada em 1º lugar no curso de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri (URCA). “O Sesc me preparou para os vestibulares me guiando em relação aos estudos, dando um ‘norte’, por onde começar a me preparar, o que estudar, os conteúdos que mais caem nos principais vestibulares e aulas com professores incríveis. Isso sem dúvida é um diferencial e causa uma mudança na vida dos estudantes que estão nessa fase tão desafiadora”, aponta.

Assim como Socorro Colono e Esther Mayza, o pré-universitário do Sesc conta com alunos de diversos perfis e histórias que enxergam no curso uma oportunidade de vencer na vida. De acordo com David Amaral, supervisor pedagógico da Escola Educar Sesc Fortaleza Unidade II, essas conquistas os impulsionam a se dedicar ainda mais ao trabalho.

“A educação faz isso, ela transforma as pessoas, e o Pré-Universitário Sesc possibilita que pessoas que outrora havia perdido, por algum motivo, o desejo e a dedicação aos estudos, e hoje conseguem seus objetivos tão sonhados, a aprovação em uma universidade. Vemos o brilho nos olhos dos alunos quando nos agradecem a oportunidade que o Sesc dá a elas, é emocionante”, conta.

Sesc Pré-Universitário 

O Sesc oferece o Curso Pré-Universitário nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, oportunizando aos estudantes preparação de qualidade para vestibulares, concursos e ingresso no mercado de trabalho com o conteúdo direcionado e focado para a obtenção de melhores resultados. O Sesc conta com uma equipe de professores capacitados que contribuem na conquista do tão sonhado ingresso à universidade.

Mais informações no site do Sesc.

LEIA MAIS | De jovem aprendiz a diretor: conheça a história do Jeferson