Dia das Mães: foto mostra um par de mãos brancas segurando uma caixa de presente amarela com laço vermelho

Dia das Mães: pesquisa mostra que shopping centers e centros comerciais são os locais de compra mais citados, com 64,7% das respostas (Foto: Pexels)

Consolidada como a segunda melhor data comemorativa para o comércio, o Dia das Mães promete movimentação intensa, com 59,6% dos consumidores mostrando disposição para ir às compras, o que irá gerar um movimento de R$ 346 milhões no varejo local. É o que aponta a pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), através do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC). O estudo mostra também forte disposição do consumidor para as comemorações, com 62,1% dos entrevistados revelando essa intenção, com impacto direto no setor de serviços de alimentação.

Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os dados de potencial de consumo dos últimos dois anos foram prejudicados, mas o resultado projetado para este ano indica um crescimento real (descontado o efeito da inflação sobre os preços) de 3,2% sobre a pesquisa de 2019, mostrando a relevância da data para o comércio de Fortaleza.

Perfil

O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (63,7% de resposta positiva), da faixa etária entre 21 e 35 anos (78,8%) e com renda familiar mensal inferior a três salários-mínimos (60,2%). Destaca-se, ainda, que 31,7% dos entrevistados afirmaram que não irão às compras e 8,7% ainda não se definiram.

O gasto médio previsto é de R$ 331, sendo que a maior disposição para gastar foi declarada pelos homens (R$ 403) e por pessoas com renda familiar mensal superior a seis salários-mínimos (R$ 635). Com relação à forma de pagamento, percebe-se a preponderância do pagamento à vista (com dinheiro ou cartão de débito), citado por 54,3% dos entrevistados, e uso do cartão de crédito, em 45,3% dos casos.

Ainda que 40% dos consumidores consultados não tenham revelado preferência por dia específico na semana para as compras, existe certa preferência pelos finais de semana, com 33,3% dos entrevistados indicando o sábado como melhor para pesquisa e compra, seguido da sexta-feira (11,3%) e do domingo (10,1%). O consumidor estará em busca de promoções e descontos (50,5%) e atento aos preços (47,2%) e qualidade dos produtos (30,3%).

Locais de compra

Os shopping centers e centros comerciais são os locais de compra mais citados, elencados por 64,7% dos entrevistados, seguido das lojas de ruas (20,5%) e do comércio informal (13,6%). Nesse tópico, destaca-se a evolução do comércio digital, com 9,5% dos consumidores mostrando preferência por esse canal – principalmente o consumidor com nível de escolaridade superior (12,8% desse grupo) e renda superior aos seis salários-mínimos (24,3% desse estrato).

Produtos

A pesquisa mostra a preferência do consumidor pelos bens de consumo semiduráveis, com claro destaque para os itens de uso pessoal, como perfumaria, cosméticos, vestuário e calçados, onde se concentra 80,9% da intenção de compra.

 Na liderança da intenção de consumo, os itens de perfumaria e cosméticos foram citados por 37,5% dos entrevistados, com preponderância do consumidor feminino (44,5% de intenção de consumo), do grupo com até 20 anos de idade (42,4%) e do estrato com renda familiar de até três salários-mínimos mensais (38,9%).

Os artigos e acessórios de vestuário foram citados por 33,0% dos consumidores, com preferência declarada pelos homens (33,7%), do grupo com idade entre 21 e 35 anos (36,1%) e da classe com renda familiar entre três e seis salários-mínimos (44,0%).

Na terceira posição da lista dos produtos mais procurados, calçados, cintos e bolsas tiveram 10,4% de aceitação. O perfil do comprador mostra predomínio do grupo do sexo masculino (11,5%), com idade superior a 36 anos (11,4%) e renda familiar mensal entre três e seis salários-mínimos (15,5%).

Além da compra de presentes, 62,1% dos consumidores revelaram intenção de comemorar a data. A natureza do evento elege naturalmente as residências como local preferido para as comemorações, sendo citado por 80,5% dos entrevistados. Nada obstante, espera-se um dia de restaurantes cheios, pois 9,7% dos consumidores pretendem levar as homenageadas para esses estabelecimentos.

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