Circuito Sesc Junino: a foto mostra um casal vestido com trajes juninos enquanto dança. A mulher usa vestido bufante amarelo e o homem, uma calça branca com camisa estampada.

Circuito Sesc Junino: no total, serão selecionados 111 grupos para competir nas 13 seletivas do evento (Foto: JR Panela)

Para difundir, fomentar e manter vivas as tradicionais festas juninas, o Sesc Ceará volta a realizar o Circuito Sesc Junino em formato presencial neste ano e lançou, na última terça-feira, 3, os editais para credenciamento de Grupos de Quadrilhas Juninas e Jurados. Com o intuito de valorizar os integrantes das manifestações artístico-culturais, tão potente no Nordeste, o Circuito contará com a participação de 111 grupos selecionados via edital para as seletivas, sendo oito grupos por macrorregião e 15 grupos em Fortaleza.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas somente pela internet, por meio do preenchimento de ficha online, disponível no site, até o dia 12 de maio. Os grupos selecionados irão disputar as premiações definidas conforme Regulamento do Circuito Sesc Junino 2022. Confira o edital completo neste link.

Quem pode participar? 

Grupos de quadrilhas juninas ou profissional representante portadores de número de inscrição de pessoa jurídica (inclusive MEI e Associações), cujo ramo de atividade (Código da atividade econômica registrada – CNAE) seja compatível e pertinente à prestação de serviços artísticos culturais ou pessoas físicas. Entre as informações necessárias estão: Razão Social; CNPJ; e-mail; telefone fixo e celular; endereço; bem como documentos referentes ao CNPJ ou pessoa física e representante, currículo artístico do Grupo de Quadrilha Junina e Projeto de Apresentação do Grupo de Quadrilha Junina que se propõe para o ano de 2022.

É vedada a participação de crianças e adolescentes como integrantes das quadrilhas, exceto em casos que sejam imprescindíveis, mediante autorização dos pais ou responsáveis legais de forma expressa e com reconhecimento de firma em cartório.

Sobre a avaliação 

A avaliação dos grupos de quadrilhas juninas inscritos será realizada por meio de pontuação, de 5 (cinco) a 10 (dez) em números inteiros, para os seguintes critérios: Inovação da proposta inscrita; Relevância conceitual e temática; Qualidade técnica e artística; Inovação e criatividade; Capacidade de envolvimento e atuação na sua comunidade; e Portfólio do grupo.

Credenciamento de jurados 

Poderão participar desta seleção pessoas físicas ou MEI maiores de 21 anos com no mínimo dois anos de experiência e atuação comprovada nas áreas de formação cultural, folclore, artes cênicas, história e/ou quadrilha junina. As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas somente pela internet, por meio do preenchimento de ficha online, disponível neste endereço eletrônico até 12 de maio de 2022.

Para participar do corpo de jurados, os candidatos devem preencher a ficha online, inserir no sistema o Currículo Artístico contendo somente informações que dizem respeito às realizações na área cultural, com suas devidas comprovações e os demais documentos em um único arquivo em PDF.

Confira lista de documentos completa no edital: https://bit.ly/3ydq0jc .

Cada seletiva terá uma mesa julgadora composta de 4 (quatro) membros, 1 (um) deverá ser o presidente da mesa e os outros 3 (três) membros serão jurados. A escolha das mesas julgadoras ficará a cargo da Coordenação do Sesc. Excepcionalmente na semifinal e final do Circuito Sesc Junino, a mesa julgadora será composta de 6 (seis) membros, sendo 1 (um) presidente e 5 (cinco) jurados.

SERVIÇO

Circuito Sesc Junino 2022

Credenciamento de Grupos de Quadrilhas Juninas 

Quando: De 3 a 12 de maio

Resultado: 20 de maio

Informações: (85) 3452 9090 / (85) 3452 9059

Edital:  https://bit.ly/3yddpfL

Credenciamento: https://forms.gle/iTNYmzZPzbky8oecA

Credenciamento de jurados 

Quando: De 3 a 12 de maio

Resultado final: 25 de maio

Informações: (85) 3452 9090 / (85) 3452 9059

Edital: https://bit.ly/3ydq0jc

Credenciamento:  https://forms.gle/74hohpWsVykc6Zk48

LEIA MAIS | Viva Música traz Arnaldo Antunes e Vitor Araújo a três cidades cearenses