Sesc Ceará: A imagem mostra um homem tirando a pressão de outro homem. Ao lado, há duas mulheres aguardando. Todos usam máscaras de proteção e roupas casuais.

O Sesc Ceará tem contribuído na construção de uma sociedade mais justa, promovendo a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio (Foto: JR Panela)

Poucas instituições no Brasil conseguem ter a capilaridade do Serviço Social do Comércio (Sesc), independentemente do setor ou área de atuação. Essa rede, agora, tem ainda mais motivos para comemorar, pois, pela primeira vez nos mais de 70 anos do Sesc no Estado, conseguiu abranger todo o Ceará, ofertando pelo menos três ações diferentes nos 184 municípios cearenses.

O Serviço tem contribuído na construção de uma sociedade mais justa, promovendo a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, principalmente na faixa de menor renda. Mais que projetos e ações, o Sesc leva aos cearenses cidadania e promoção do bem estar social por meio dos programas de saúde, cultura, educação, lazer, assistência, algo fundamental num momento de crise econômica causada pela pandemia.

Luiz Gastão Bittencourt, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) e do Conselho Regional do Sesc Ceará, lembra que este resultado sempre foi uma meta.

“O Sesc é o Serviço Social do Comércio do Ceará, dessa forma, interiorizar a gestão e as ações é nossa missão. Criamos programas e projetos que nasceram no interior do Estado, como a Mostra Sesc de Culturas, a partir das particularidades e riquezas da região, impulsionando fortemente a cultura, o turismo e a economia. Buscamos desenvolver e fortalecer programas que atendam a população como os Programas Povos Do Mar e Herança Nativa que resgatam o saber e o fazer das populações originárias do litoral cearense. Além de outros projetos como Ciclo Sesc, Futsal Sesc, que seguem no Ceará inteiro beneficiando milhares de pessoas. Estar em 100% das cidades cearenses é uma grande conquista, mas nos motiva a seguir ampliando as ações para levar cidadania a todos os rincões do nosso Estado”, reforçou Gastão.

Foi uma longa jornada para fechar 2021 com esse novo recorde. Após superar suas metas no ano passado, o primeiro semestre de 2022 deve comprovar a consolidação da atuação no interior com a realização de, pelo menos, três ações nos 184 municípios do Ceará, sendo que, até o momento, 183 cidades já foram contempladas. Ao todo, são 21 projetos ligados ao lazer, cultura, saúde, educação e assistência social. Telma Damasceno, 93 anos, é uma das mais de 4,2 milhões de pessoas que o Sesc projeta atender em 2022. Ela é atendida no Crato, é usuária dos serviços do Sesc há 23 anos e conta como essa rede tem mudado sua vida para melhor.

“Sou muito feliz frequentando o Sesc. Fazem 23 anos que faço exercícios aqui. Comecei fazendo caminhada, mas, devido uma queda, passei a fazer hidroginástica. O Sesc é minha segunda casa, sinto a maior felicidade do mundo aqui, pois as professoras são maravilhosas e a hidroginástica faz bem para a minha saúde, por isso eu tenho o maior amor do mundo pelo Sesc”, conta Telma, que reforça: “Hoje, só estou andando por causa do Sesc”.

O futuro do Sesc Ceará

Para alcançar ainda mais cearenses, o Sesc irá ampliar ainda mais sua oferta de programas e ações no interior. Em parceria com municípios, serão criados mais quatro restaurantes comunitários fora da Capital. Esses novos equipamentos devem atender mais de 1,4 milhão de pessoas por ano.

Enquanto isso, no campo da educação, a entidade reafirma o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade e irá ampliar as vagas de Ensino Médio. Atualmente, o Sesc vem trabalhando na educação de jovens e adultos em dez municípios do interior, além da formação de educadores.

Para promover ainda mais lazer e cultura, exposições devem movimentar a agenda cultural nas mais diversas regiões do Estado, com as inéditas Mostra Sesc de Quadrinhos e Mostra Sesc de Artes Plásticas. Projetos já consolidados seguirão em destaque, como o Sesc Junino e sua programação em 13 municípios do interior e a Mostra Cariri de Culturas. Além disso, serão criados mais cinco núcleos de lazer.

História

Fundado em 13 de setembro de 1946, com sua unidade no Ceará fundada em 20 de maio de 1948, o Sesc é uma instituição social, de caráter privado e sem fins lucrativos, mantida por empresários do comércio de bens, turismo e serviços. Suas ações propagam princípios humanísticos e universais, atuando como agente facilitador da transformação da sociedade, estimulando o desenvolvimento da cidadania e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários e comunidade em geral, em todo o Brasil, através de ações nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Assistência.

LEIA MAIS | Zizi Possi se apresenta em Iguatu e Juazeiro do Norte no projeto Viva Música do Sesc