Saúde do Trabalho: imagem mostra uma mulher vacinando outra. Ambas usam máscaras de proteção.

Com o intuito de proporcionar um legado social através de informação e educação, o Sistema Fecomércio promove o I Fórum de Saúde no Trabalho (Foto: Unsplash)

A pandemia de Covid-19 acelerou diversas transformações no mundo, atingindo todas as esferas da sociedade que precisaram se adaptar à nova realidade, fosse no âmbito familiar ou profissional. Nesse momento, após dois anos de desafios enfrentados e convivência com os impactos da crise sanitária, é fundamental organizar as informações para seguir em busca de novas perspectivas.

Com o intuito de proporcionar um legado social através de informação e educação, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e do Senac, promove o I Fórum de Saúde no Trabalho Sistema Fecomércio. Em formato presencial, o evento ocorre nos dias 7 e 8 de junho, no Senac Reference.

O Fórum conta com a participação de renomados especialistas da comunidade médica e científica em duas palestras, assim como em mesa-redonda com a presença de representantes de instituições privadas, setor público, corpo técnico e sociedade civil. A programação da terça-feira, 7, foi aberta ao público.

Já a programação desta quarta-feira, 8, é restrita a convidados, sendo composta por mesas temáticas sobre saúde e suas relações com os setores de turismo, educação e comércio. “O nosso objetivo é repassar à sociedade os conteúdos abordados nas mesas de discussões, formando um guia de como as empresas podem se alinhar com a saúde pública através de ações ousadas e inovadoras para o combate as diversas crises ao longo dos anos”, afirma a consultora especialista do Sesc Ceará, Geórgia Philomeno.

De uma forma geral, o encontro tem como objetivo discutir de forma técnica e baseada em evidências sobre a multidisciplinaridade e o cuidado integral à saúde com foco na prevenção e combate não só da Covid-19, mas também de outras possibilidades de crises sanitárias. Portanto, irá analisar as alterações sociais já estabelecidas e de que forma as lições aprendidas podem contribuir efetivamente no planejamento de ações sustentáveis para outras possíveis crises no futuro.

Para Cid Alves, presidente em exercício da Fecomércio, a iniciativa destaca as alternativas para manutenção do trabalho e da segurança dos trabalhadores de todo o setor produtivo.

“O I Fórum de Saúde no Trabalho Sistema Fecomércio trará lições aprendidas com o cenário pandêmico que vivemos e antecipará ações para crises futuras, sempre perpassando as questões trabalhistas, de manutenção do emprego e da atividade comercial. O momento é de otimismo com a retomada do desenvolvimento econômico, mas, para um crescimento sustentável e perene, o setor produtivo deve compreender o que passamos e estar sempre alinhado com as melhores práticas e conectados com as novas tendências”, pontua Alves.

O Sistema Fecomércio Ceará compreende que a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, oferecendo à população os serviços do Sesc, que tem a missão de cuidar do bem-estar dos trabalhadores, e do Senac, voltado para a qualificação profissional, empregabilidade e suporte às empresas para manutenção de seus negócios.

LEIA MAIS | Sesc promove atividades gratuitas para as crianças no Espaço Mais Infância