Empreendedorismo feminino: a imagem mostra uma mesa de reunião branca em frente a uma TV. Sentadas em frente a ela estão três jovens mulheres, duas negras e uma branca, conversando enquanto digitam em notebooks e escrevem em cadernos.

Empreendedorismo feminino: um dos objetivos da criação do Conselho Empresarial é ampliar os debates sobre a participação feminina no comando das empresas no Ceará (Foto: Unsplash)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) estuda a criação de um novo Conselho Empresarial, desta vez com foco no empreendedorismo feminino. A demanda foi recebida pelo presidente em exercício Cid Alves, na última quinta-feira, 23, na sede da entidade. 

A ideia é que, com o Conselho, se multipliquem debates sobre a inserção das mulheres no mundo dos negócios no Ceará, facilitando, por exemplo, o contato com obtenção de linhas de crédito, além de capacitações profissionais e ambiente de inovação. 

“A Fecomércio é uma instituição extremamente conceituada e com infraestrutura para o desenvolvimento de projetos estratégicos para a sociedade. Fazer parte dessa instituição é uma grande oportunidade de ter um espaço com apoio e infraestrutura para desenvolver bons projetos de fomento do empreendedorismo feminino, contribuir para a geração de emprego e renda”, argumenta a empresária Aletéia Lopes. 

Aletéia também é idealizadora de As Especialistas, uma confraria de mulheres de negócios, referências nas suas áreas de atuação, unidas em rede para ampliar networking, gerar negócios e fortalecer suas marcas, contando, atualmente, com 24 componentes. 

Após a instalação, o novo Conselho vai se somar aos de Turismo e Hospitalidade; Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento; Políticas Públicas e Tributação e o Conselho Empresarial de Alimentos, todos em atuação. Na sequência, tomam posse a diretoria, quando se dá, também, o agendamento das reuniões com os futuros membros.

LEIA MAIS | Sesc abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos