Mulher com smartphone na mão; confira dicas para aprender idiomas

Com algumas dicas e os recursos certos, é possível aprender um novo idioma mesmo em casa

Muitas cidades já estão reabrindo alguns estabelecimentos, mas ainda falta um tempo para a vida voltar completamente ao normal. Enquanto a vida social ainda é restrita, as pessoas procuram formas de aproveitar melhor o tempo em casa. E esse pode ser o momento perfeito para alcançar aquele objetivo de aprender uma nova língua. Por isso, preparamos 5 dicas para ajudar quem quer aprender idiomas em casa.

Use aplicativos

O smartphone pode ser um grande aliado na hora de aprender um idioma estrangeiro, seja com dicionários online, vídeos, textos ou mesmo aplicativos feitos especialmente para este fim. Diversos apps gratuitos e pagos podem ser uma boa ajuda na hora de aprender novas palavras e fixar regras gramaticais. Entre os mais usados estão Duolingo, Babbel e LingoDeer.

Veja filmes, séries no idioma original

Aliar entretenimento e estudo é uma das estratégias mais eficientes para aprender idiomas. Por isso, assistir a filmes e séries pode ajudar muito na hora de se familiarizar com a língua. Para quem já tem algum conhecimento do idioma, uma dica é colocar o áudio e a legenda na língua original, principalmente se for uma obra que você já tenha assistido, assim fica mais fácil relacionar as palavras que está ouvindo ao contexto e significado delas. 

Faça cursos online 

Sem dúvidas, contar com a estrutura e a didática de um curso pode facilitar muito o processo de aprendizagem. E a boa notícia é que também dá para fazer isso sem sair de casa. Algumas instituições conhecidas ofertam cursos online. Entre elas, o Senac EAD, que tem como parte do programa tutorias com professores nativos do idioma.

Ouça bastante

Se acostumar a ouvir e identificar palavras no novo idioma, pode ser um desafio, mas tem muito material na internet que pode ajudar. Músicas são uma boa opção, pois é fácil encontrar a letra da maior parte delas, podendo comparar o que está escrito com a pronúncia.

Outros materiais, especialmente para quem já conhece um pouco mais a língua, são podcasts e as rádios de outros países que podem ser ouvidas na internet. Esses dois recursos são ainda mais indicados para quem precisa adaptar o ouvido a um sotaque um pouco mais complicado.

Não esqueça da leitura

Aprender idiomas em casa ou em qualquer lugar também exige bastante leitura. No entanto, isso também pode ser bem divertido. Além de artigos e notícias online (importante escolher um site confiável, como revistas ou portais conhecidos), existem diversos livros com escrita fácil e até adaptados para estudantes de diferentes níveis.

E uma dica extra para quem quer aprender idiomas em casa: os cursos de língua do Senac EAD estão com 25% de desconto até o final do mês de julho de 2020. São mais de 20 opções de curso,que vão desde os idiomas estrangeiros mais procurados, como Inglês, Espanhol, e Francês até cursos como Coreano, Russo e Hebraico. Para aproveitar a oportunidad, basta usar o cupom IDIOMAS025 no ato da matrícula. Veja mais no link: https://bit.ly/38eg9dL.

Tagged in:

, ,