Duas mulheres, com figurino dos anos 1930, olham na direção da câmera. Uma loira, outra morena. A loira usa um lenço rosa, enquanto a morena um chapéu azul. A série é falada no idioma espanhol

Tempo Entre Costuras conta a história de uma jovem costureira que sai de Madrid e vai para o Marrocos em busca de uma vida nova com um grande amor (Foto: Divulgação)

Professor de espanhol do Senac Idiomas lista cinco séries para quem quer aprender ou treinar o idioma

Embora seja um idioma com muitas similaridades com o português e falado na maior parte dos países vizinhos ao Brasil, as produções culturais em espanhol não fazem parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. No entanto, os serviços de streaming facilitaram o acesso aos produtos culturais de diversos tipos e origens, o que é uma ótima notícia para quem está aprendendo uma língua estrangeira.

Em 2017, a série espanhola La Casa de Papel se tornou sucesso mundial, chamando atenção para as obras produzidas na língua. E a verdade é que existem muitas opções para quem quer aliar o estudo do idioma com o prazer de acompanhar um bom enredo. Para essas pessoas, a dica de Marcos Izidio, professor de espanhol do Senac Idiomas, é ver as obras com áudio e legendas em espanhol, facilitando a memorização do vocabulário.

Para ajudar a quem está buscando algo para ver com esse objetivo, aí vai uma lista com cinco séries para aprender espanhol:

Edha

A primeira série argentina produzida pela Netflix é um drama que conta a história de uma influente estilista que desenvolve uma certa obsessão pelo novo modelo de sua marca. Gravada em Buenos Aires, a trama se desenvolve em 10 episódios, que misturam temas como traições, intrigas e o mundo da moda.

Ingobernable

Outra obra de fora da Europa, esta série é mexicana e frequentemente comparada à norte-americana House of Cards. Nela, uma primeira-dama tenta utilizar todos os recursos para melhorar a vida no seu país, mas nem tudo acontece como ela havia planejado. Logo, entra em cena um enredo cheio de suspense, desfechos dramáticos e reviravoltas.

Elite

Quem assistiu La Casa de Papel vai ver vários rostos familiares nessa produção espanhola. A série conta a história de três estudantes que são transferidos de uma escola pública e ganham bolsas para estudar em um colégio de elite. Em uma atmosfera tomada pelo choque entre duas realidades opostas, um crime acontece e, além do suspense sobre o culpado, a trama traz romances proibidos, confrontos e temas sociais, como o preconceito.

As Telefonistas

Nos anos 1920, quatro mulheres começam a trabalhar em uma moderna empresa de telecomunicações em Madrid. A série conta as histórias de cada uma delas e seus dilemas com parceiros e familiares num contexto em que as mulheres tinham pouca autonomia e muita ânsia por liberdade. O enredo aborda temas como bissexualidade, violência doméstica, aborto, transexualidade e preconceito racial.

O Tempo Entre Costuras

Baseada na obra literária de Maria Dueñas e ambientada nos anos 1930, a série conta a história de uma jovem costureira que sai de Madrid e vai para o Marrocos em busca de uma vida nova com um grande amor. Depois que a guerra civil começa na Espanha e que algumas reviravoltas acontecem na vida da moça, ela acaba se tornando peça importante na luta contra os fascistas. A série une histórias reais com ficção, apresentando personagens que realmente existiram no contexto da Segunda Guerra Mundial. Além das revelações históricas, a série apresenta diversos sotaques, ajudando o aprendiz de espanhol a se familiarizar com o idioma mesmo com pronúncias diferentes.

E para quem deseja aprender um idioma estrangeiro, nada melhor que contar com um bom curso e professores qualificados. Para saber sobre os cursos de idioma do Senac Ceará, acesse o site da instituição.