Agora deus vai te pegarConfesso que sempre tive dificuldade com essa possível interferência de Deus nos destinos dos homens, com o cruel silêncio dos céus em relação ao labirinto de causas e efeitos deste mundo. Tento me consolar pensando que talvez seja melhor assim. Melhor que as religiões não passem de meras frestas para o Grande Mistério. Assim vi as muitas crenças ontem à noite: simples frestas para o Grande Mistério. Porque logo que uma delas se julga porta escancarada, com que arrogância e frieza começa a definir quem entra e quem não entra. E, não raro, a matar os que julga indignos. Assim que obrigado, Senhor, por Teu silêncio relativo, pelas frestas que de Ti nos concedes na Tua grande e vívida noite.

Carlos Moraes 

[Moraes, Carlos. Agora Deus vai te pegar lá fora: anotações de um padre preso numa cidade sem zoológico. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 132.]

“Ah se eu tivesse que ter pena de mim mesmo ia ser agora. Estou completamente nu, estendido na cama de um quartel de cavalaria e, como se fosse pouco, a cada cinco minutos um sargentinho carioca bate na porta e pergunta: e aí, garoto? Gentil, ele quer ter a certeza de que eu ainda não me suicidei” (p. 7). Com essas palavras, o escritor gaúcho Carlos Moraes abre o livro Agora Deus vai te pegar lá fora: anotações de um padre preso numa cidade sem zoológico. Quando soube da publicação deste livro, lancei-me numa ansiosa busca por um exemplar nas livrarias de Fortaleza. Uma vez adquirido, no mesmo dia iniciei a leitura. Quando comecei a sublinhar trechos, como faço habitualmente, concluí logo que o livro mereceria uma releitura. Decidi que prosseguiria sem nada sublinhar, deixando para fazê-lo por ocasião da releitura.

Em 2002, estando em uma livraria, me deparei com um livro cujo título despertou minha curiosidade: Como ser feliz sem dar certo – e outras histórias de salvação pela bobagem. O título era tão peculiar que, só por isso, merecia ser adquirido. Logo mais eu descobria que havia feito uma excelente aquisição: foi um das melhores leituras que já fiz, e inúmeras vezes tenho voltado às suas páginas.

Pois bem, desde então, fiquei na ansiosa espera que outros livros do autor viessem a lume. Dois anos depois era publicado Agora Deus vai te pegar lá fora: anotações de um padre preso numa cidade sem zoológico. A exemplo do anterior, este também tem um título bastante singular. Li-o com imenso prazer. Carlos Moraes tem uma forma de humor peculiaríssima, que tanto faz rir quanto pensar. Divirto-me imensamente com a leitura dos seus textos. Mas também retorno a eles com frequência porque muitas de suas tiradas humorísticas são matéria para sérias reflexões sobre a vida.     

Gaúcho de Lavras do Sul, Carlos Moraes, ordenado em 1966, trabalhou como

Carlos Moraes

Carlos Moraes

padre na diocese de Bagé. Durante o governo Médici, foi julgado e preso com base na Lei de Segurança Nacional. Depois de deixar o sacerdócio, já em São Paulo dedicou-se ao jornalismo, trabalhando nas revistas Realidade, Psicologia Atual e Ícaro. Em 1981 foi agraciado com o Prêmio Jabuti com o livro infanto-juvenil A vingança do timão.  

Em Agora deus vai te pegar lá fora o autor mistura ficção e realidade. Eu gostaria de ter a capacidade necessária para falar aqui do valor deste livro, mas, infelizmente, me faltam tanto as palavras quanto o talento para a crítica. Dizer que algumas passagens do livro são antológicas, por exemplo, é muito pouco. Mas antológico é, de fato, o qualificativo que pode ser aplicado a alguns textos, dentre os quais eu citaria o episódio do presépio vivo, em que um autêntico ritual totêmico é celebrado. A conclusão dada ao texto é perfeita.

Um dos temas que perpassa o livro de ponta a ponta é o futebol, uma das grandes paixões do autor. Aliás, ele diz que, ao ser preso, causou estranheza aos demais presidiários e policiais ao adentrar o presídio tendo em uma das mãos a Bíblia e, na outra, uma bola. Essa paixão o leva a concluir: “Às vezes me pergunto se, ao me rever, não falo mais de futebol que de Deus. Me desculpo achando que a história de todo menino brasileiro é, em campo ou em sonho, uma história de futebol. Mesmo assim acho uma imaturidade isso de sacudir a minha vida e só cair bola, drible, passe, pênalti, córner, futebol. Bem que, às vezes, Deus cai junto, participa, entra em campo e diria até que ao meu lado combateu contra certos adversários. Pelo menos em duas ocasiões isso claramente aconteceu” (p. 249).

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles