Meu Deus, estou tão persuadido de que velais pelos que em Vós confiam, e que nada pode faltar a quem de Vós tudo espera, que determinei viver para o futuro sem preocupação alguma, e descarregar em Vós o peso dos meus cuidados. Eu ao mesmo tempo dormirei em paz, porque Vós, Senhor, me constituístes na esperança.

Podem os homens despojar-me dos bens e da honra, podem as doenças privar-me das forças e dos meios para Vos servir, posso até perder a graça, pelo pecado, mas o que nunca perderei é a confiança. Conservá-la-ei até o último alento da minha vida, apesar de todas as potências infernais empregarem então, ainda que debalde, esforços para arrancá-la de mim. Eu ao mesmo tempo dormirei e descansarei em paz.

Senhor, toda a minha confiança é esta mesma confiança. Ela nunca enganou ninguém. Ninguém confiou no Senhor e ficou confundido.

Estou, pois, certo de que serei eternamente feliz, porque firmemente espero sê-lo. E é de Vós, ó meu Deus, que o espero. Confiei em Vós, Senhor, e jamais serei iludido.

Eu conheço e demasiado sei como sou frágil e volúvel. Não ignoro o que podem as tentações contra as virtudes mais firmes, pois vi cair os astros do céu e as colunas do firmamento. Mas nada disso me aterroriza. Enquanto eu esperar, ficarei a coberto de todas as desgraças. E estou seguro de esperar sempre, porque espero até esta invariável esperança.

Enfim, estou convencido de que não é demais tudo o que espero de Vós, e que não poderei ter menos do que aquilo que de Vós tiver esperado. Deste modo, confio que tereis mão nas minhas inclinações mais impetuosas, que me defendereis até dos assaltos mais violentos e fareis triunfar a minha fraqueza dos meus mais temíveis inimigos.

Espero que me amareis sempre, e que também Vos hei de amar incessantemente. E para levar de vez a minha confiança tão longe quanto pode ir, de Vós mesmo Vos espero, ó meu Criador, para o tempo e para a eternidade. Amém.

São Cláudio de la Colombière

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles