Sincronicidade

Um tratado da mais alta espiritualidade

2850 32

Se não puderes perseverar por amor, obriga-te com santo zelo e passa pela porta estreita da contemplação, porque Deus dá a graça do saber àquele que se atreve a perseverar. Considera que Deus te fez unicamente para a oração. Ele não exige outra coisa de ti, a não ser que O adores em espírito e verdade. Assim, tua habilidade nesta arte será treinada, na qual um dia serás mestre.

Francisco de Osuna

[Osuna, Francisco de. Terceiro Abecedário da vida espiritual. 3ª. edição (revista e ampliada). Tradução de Adolfo Temme. Petrópolis, RJ: Família Franciscana do Brasil (FFB), 2007, p. 8.]

Tinha ido à igreja do Coração de Jesus para a missa da primeira sexta-feira de junho, e, ao sair, passei pela lojinha que fica na sacristia, pra dar uma olhada nos livros. Qual não foi minha surpresa quando, ao examinar as publicações expostas na vitrine, me deparei com uma edição do Terceiro Abecedário da vida espiritual, de Francisco de Osuna. Sem me conter, tratei de pedir imediatamente ao atendente que me mostrasse um exemplar. Era ele mesmo, o livro ansiosamente procurado por mim há mais de uma década. Poucos minutos depois eu saía da igreja feliz da vida com a valiosa aquisição.

Todo leitor de Santa Teresa d´Ávila anseia por conhecer o Terceiro Abecedário. Francisco de Osuna, o autor, nasceu na Espanha, em 1492. Depois de entrar para a Ordem Franciscana, numa ala chamada dos Observantes, que tinha como meta principal o exercício da contemplação, Osuna se tornou aluno e, posteriormente, mestre de espiritualidade. Um dos frutos dessa maestria seria a redação do Abecedário Espiritual, escrito entre 1525 e 1554, e dividido em seis partes, que constituem os seis abecedários: a Paixão de Cristo; a preparação para a disciplina ascética; a união mística com Deus; os mistérios do amor; uma guia para o rico e uma consolação para o pobre; tratado sobre as chagas de Jesus Cristo.

O Terceiro abecedárioa união mística com Deus -, foi redigido em 1527. Um exemplar do livro chegou às mãos de Santa Teresa d´Ávila em 1538, numa ocasião em que ela estava no auge de uma crise espiritual, sem ter quem a orientasse em sua busca de Deus . Foi para ela como uma tábua de salvação, em momento tão crucial de sua jornada. O exemplar que pertenceu a Santa Teresa é conservado até hoje, e nele se pode ver as anotações feitas por ela durante a leitura.

O livrinho, apesar de pequeno – a edição que adquiri tem apenas 76 páginas -, é, no entanto, de valor incomparável em se tratando da forma como o autor aborda a temática da busca da união mística com Deus. Devido à complexidade e profundidade do assunto, logo nas primeiras páginas adverte Osuna:

Há gente que não vai gostar de que eu passe um exercício de tão alto valor a pessoas mergulhadas em pecados e metidas em negócios mundanos. A isto quero responder que ensino e escrevo somente para a pessoa, seja quem for, que guarda os mandamentos de Deus (p. 6).

E logo a seguir, dá um conselho aos que porventura desistam de iniciar a jornada por julgar que, para nela adentrar, precisarão de conhecimentos muito rebuscados:

Vem e procura aqui tua paz. Não penses que precisas entender a lógica e a metafísica para poder dedicar-te à oração contemplativa. A teologia mística (que é sinônimo de contemplação) encontra-se na escola do coração. Diferente da teologia escolástica, ela pode ser adquirida por qualquer fiel, homem ou mulher, independente do grau de instrução. Até podemos dizer que doutores e dignitários têm mais dificuldade em conquistar a necessária quietude e o despojamento da alma do que pessoas simples, que não têm o peso de cargos e deveres públicos (p. 6).

O lugar privilegiado para a realização desse grandioso projeto é o próprio coração humano. É em nossa interioridade que se dá o encontro mais profundo com Deus.  A propósito, escreve o autor: Também Deus, nosso Senhor, que não se satisfez com o paraíso celeste, mandou construir na terra um castelo para a sua alegria: o coração humano (p. 53). Para quem conhece a obra de Santa Teresa d´Ávila, é impossível não encontrar aqui o primeiro fundamento e inspiração para aquela que seria a grande obra de sua vida, um dos maiores tratados sobre a oração e a vida espiritual de todos os tempos, o Castelo Interior, onde a mestra avilesa equipara, também, a alma humana a um castelo.

Para que a jornada aconteça de forma segura, adverte o autor, o castelo precisa estar bem protegido, contando, para tanto, com três forças muito importantes e necessárias:

A alma tem três forças principais: a força da inteligência com a qual se governa, a força da coragem que é sua defesa e a força do querer com a qual providencia tudo de que precisa. Estas três forças devem ser os vigias do castelo do nosso coração, para que ele esteja seguro de todos os lados (p. 52).

Fiz uma primeira leitura do Terceiro Abecedário sem me deter muito. Queria, primeiro, conhecer o inteiro teor da obra. E que obra! Hoje estou iniciando a segunda leitura, desta feita, uma leitura meditada e pontuada por reflexões. A alegria em fazê-lo é enorme, por saber que estou tendo acesso à mesma trilha na qual minha sempre querida e inimitável Mestra iniciou sua apaixonante trajetória espiritual rumo à união mística.

Para concluir, deixo as encorajadoras palavras de Francisco de Osuna, escritas no capítulo final, intitulado A coroa da vida:

Irmão, se quiseres permanecer sempre na oração e servir a Deus desta maneira, toma este conselho: Orienta tua alma de um modo que ela sinta estímulo a viver todo tempo como na oração. Se fizeres assim, e se o Senhor perceber o teu esforço, ele vem ao teu encontro um pedaço do caminho e te leva adiante. O que começaste em ti ele há de completar por graça. Ele te servirá de coluna de fogo, e esta te guiará, se estiveres disposto a segui-la incondicionalmente aonde ela quiser te levar (p. 73).

32 Comentários

  • Marco disse:

    Tenho interesse na obra. Onde posso encontrar um exemplar do livro?

    • Vasco Arruda disse:

      Oi, Marco,
      Adquiri o livro na lojinha da sacristia da Igreja do Coração de Jesus, que fica entre as ruas Pedro I e Duque de Caxias, no centro de Fortaleza.

  • Fernando Minuci disse:

    Tenho muito interesse em ter acesso a leitura dessa obra se possível.Obrigado

  • Mônica Regina Teixeira disse:

    Sou de São Paulo e me interesso muito pela obra O Terceiro Abecedário de Francisco de Osuna. Por favor, como faço para adquiri-lo? obrigada

    • Vasco Arruda disse:

      Mônica,
      Sugiro-lhe entrar em contato com a editora do livro. Seguem as informações. Infelizmente, não encontrei indicação de endereço eletrônico ou telefone:

      Família Franciscana do Brail (FFB)
      Rua Coronel Veiga, 1705
      25655-152 – Petrópolis – RJ

      Sds,
      Vasco

  • ilaudecir c. toledo disse:

    tenho interesse na obra em portugues. como faco para adquirir.por favor me responda.

    • Vasco Arruda disse:

      Sugiro-lhe entrar em contato com a editora do livro. Seguem as informações. Infelizmente, não encontrei indicação de endereço eletrônico ou telefone:

      Família Franciscana do Brail (FFB)
      Rua Coronel Veiga, 1705
      25655-152 – Petrópolis – RJ

      Sds,
      Vasco

  • Luiza Gomes disse:

    Olá,

    Sou estudante universitária fazendo monografia sobre religião no rádio.

    Por favor, o senhor pode me informar uma fonte de pesquisa para saber por que motivo a oração da Ave Maria faz parte da programação radiofônica?

    Se houve exigência do governo;

    Se foi somente influência do catolicismo;

    Por que foi instituído o horário de 18h para sua reprodução;

    Por que neste veículo.

    Estas informações são de vital importância para meu trabalho. Caso o senhor possa me auxiliar, fico muito agradecida.

    No aguardo,

    Luiza Gomes

  • Fabia Scopel disse:

    Olá, encontrei o seu texto sobre o livro de Francisco Ossuna e fiquei apaixonada pela sua escrita. Faço parte de uma escola livre de filosofia e escolhi nossa estimada Teresa e seu itinerário espiritual como tema para meu TCC, mas ainda tenho muito dificuldade com a mistica e como explicar. Será que poderiamos trocar algumas reflexões por essa nossa paixão em comum?

  • nina disse:

    GOSTARIA IMENSAMENTE TER ESSA TÃO VALOROSA OBRA DE FRANCISCO OSUMA, VOCE PODERIA ME AJUDAR A TÊ-LA?

  • victor hugo disse:

    boa tarde meu caro, tenho procurado por esse livro no entanto não consegui acha-lo! tentei pelo site que vc me enviaou, mas infelizmente não estou conseguindo comprar! Vc teria outra fonte onde possa encontra-lo!

    eu ficaria eternamente grado!

    que deus abençõe!

    • Vasco Arruda disse:

      Caro Victor Hugo,
      Não havia ainda respondido a sua mensagem porque estava tentando conseguir um exemplar do livro pra você. Veja o que aconteceu: adquiri o meu exemplar na lojinha da Igreja do Coração de Jesus, aqui em Fortaleza. POis bem, fui à lojinha procurar um exemplar. Caso eles tivessem disponível, eu pretendia adquiri para lhe enviar pelos Correios. Acontece que o estoque deles acabou e eles só pedirão mais mediante encomenda de, no mínimo, dez exemplares. Lá mesmo me indicaram a livraria Vozes que, por ser uma editora franciscana, também vende livros da FFB. Liguei para lá, mas, infelizmente, eles não têm o livro. Portanto, lamento, mas não tenho outra alternativa para lhe indicar.
      Grande abrasço,
      Vasco

  • Juarez disse:

    Há muito tempo procuro por este livro. Vi uma luz no fim do túnel ao ler seu artigo. Antes eu o tinha encontrado traduzido para o inglês.
    Espero comprá-lo agora.
    Um abraço.

  • Graciele disse:

    Olá a tod@s! Que alegria ver todos esses comentários sobre a obra magistral que é o Tercer Abecedário espiritual!
    Fábia Scopel, vc pode ler mais sobre mística no livro “Dicionário de Mística” da editora paulus, certo? É só procurar uma loja da editora ou pelo site da mesma. Boa sorte!;)

  • elaine-jundiai disse:

    Vasco, fui convidada a dar uma palestra de como entrar na oração mística de santa teresa, já li os 3 livros delas mas interessei imensamente por esta obra. Se todos que se interessaram pedirem ao Santuario ele não encomenda?

  • Velho Oogway disse:

    Aviso a todos os interessados que a FFB “Família Franciscana do Brasil” lançou este mês, outubro de 2013, uma nova edição do até então esgotado “Terceiro Abecedário da Vida Espiritual” de Francisco de Osuna. Aos interessados visitar o site http://ffb.org.br/site/index.php

  • patricia disse:

    oi vasco estou louca por um exemplar amei um pouco que você escreveu, sou de Fortaleza e moro atual no Rio procurei aqui e não encontrei , mas não desisto pode conseguir para mim
    obrigada

  • Cristina Lucia disse:

    Obrigado pelo pequeno resumo, gostei muito, vou tentar encontrar esse livro!

  • Misleine. DIAS disse:

    Soube do livro por Santa Tereza DAvila. Conheci um pouco mais através de você. Nao encontrei na internet nenhuma versão em português para baixar. Então, segui sua dica de onde tem e comprei. Pretendo digita-lo, salvar em PDF e te enviar para você disponibilizar aqui, pode ser? Porque eu não tenho site. Mas vai demorar uns dois meses.

  • Misleine. DIAS disse:

    Oi Vasco. O livro chegou. Fala de autorização para reprodução. Vou pedi-la para não termos problemas. Fique com Deus. Misleine

  • Isabela Monteiro disse:

    Onde eu acho para comprar?????

  • Maria Conceição Melão disse:

    Que belo texto. Como foi bom descobrir Francisco de Osuna. Obrigada.

  • Janilton cesar lima disse:

    Bom dia a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com v0ce e familia, gostaria de saber se voce nao tem o livro para vender,porque tenho procurado e nao encontrei,e os que encontrei estao em espanhol.. se sim peço que entre em contato comigo que vamos negociar

  • Marcelo Ricardo disse:

    Olá! Paz e bem!
    Como posso comprar esta obra?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *