Nada é tão difícil quando queremos de verdade! Se você escolhe a profissão de ensinar, precisa exercê-la com muita seriedade para que as pessoas que estão com você aprendam aquilo que você está repassando!

José Anuque Mendes de Sousa

[IN: SOUSA, José Valdecy Braga de. Vida desafiada: vitória alcançada. – Mogi Guaçu, SP: Becalete, 2022, p.110].

“Estava ali o desafio: ajudar aquelas centenas de estudantes com dificuldades nas matérias e com notas baixas, a melhorarem seus resultados. Sabendo disso, Anuque reuniu todos os professores logo no início do ano e deu-lhes uma palavra de exortação:

─ Vejam, já que vocês escolheram a profissão de educadores e educadoras, então vamos trabalhar com essas crianças para que recuperem o gosto pelos estudos – disse o diretor” (p.94).

O trecho acima é parte da narrativa de um episódio protagonizado pelo professor José Anuque ao ser nomeado diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José Euclides Ferreira Gomes Júnior, instituição de ensino fundada no município de Sobral com o objetivo de atender estudantes com deficiência de aprendizagem.

Este, entretanto, é apenas um dentre os muitos episódios com os quais o leitor irá se deparar ao folhear as páginas do livro Vida desafiada: vitória alcançada, em que fica patenteado o empenho de um educador que age movido pelo amor aos seus alunos.

Na obra é narrada a vida de José Anuque Mendes de Sousa. Nascido em Sobral em 20 de dezembro de 1941, o biografado, oriundo de uma família simples, teve que enfrentar muitos desafios ao longo da vida, tendo, inclusive, que começar a trabalhar aos 13 anos de idade. Mas isso nunca constituiu um problema para este homem dotado de uma grande determinação e perseverança nos seus propósitos, o que levou o autor a afirmar: “Apresento nesta obra formas de como vencer seguindo os passos da humildade, superando obstáculos, transformando-os em desafios, mostrando que oportunidades não foram poupadas, mas transformadas em seguidas vitórias” (p.15).

Casado precocemente – tinha apenas 16 anos de idade e sua noiva, Terezinha Braga de Sousa, 14 -, teve a firmeza e o empenho necessários para estruturar uma família calcada em sólidos princípios éticos e morais, o que pode ser constatado pelos depoimentos dos nove filhos disseminados ao longo das páginas do livro.

José Anuque foi vendedor em uma loja, soldado e gerente de um posto de combustíveis, até descobrir sua verdadeira paixão, a educação, cuja concepção o autor assim explicita: “O mestre acreditava que o contato que a escola possibilitava com os alunos lhe permitia ensinar não somente sobre números, regras gramaticais, fatos históricos e outras ciências, mas também sobre a vida em comunidade, amadurecer os relacionamentos, respeitar o próximo, enfrentar os desafios e superá-los” (p.104).

Vida desafiada: vitória alcançada é um livro que se lê com imenso prazer. Detentor de um estilo leve e poético, José Valdecy Braga de Sousa, o autor, escreve com a delicadeza de quem conta uma história numa mesa cercado de amigos. A prosa flui fácil e cativante, enquanto se vai adentrando os meandros de uma vida toda feita de desafios, superações, conquistas e aprendizagem. Ao reportar-se aos motivos que o levaram a redigir a obra, afirma: “Escrevi este livro não só para homenagear meu pai, mas para mostrar às pessoas que ainda temos referências de mestres, sábios e pessoas que nos podem conduzir com o seu exemplo de vida, não como imitação implacável, mas como forma de perseguir seus objetivos, usando como instrumento a honestidade, a disposição e a ética” (p.15)

José Valdecy Braga de Sousa nasceu na cidade de Sobral, filho de José Anuque Mendes de Sousa e Terezinha Braga de Sousa. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Especialista e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Porto – Porto, Portugal -, MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV, Rio de Janeiro. Foi advogado, defensor público e atualmente é juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

À guisa de conclusão, transcrevo um dos trechos do livro que mais me cativou. Aqui se revela, em síntese, o que torna uma vida digna de ser vivida, a ponto de tornar-se paradigma e fonte de inspiração: “Ao final das contas, descobria-se que, se havia alguma fórmula para Anuque conseguir se tornar um verdadeiro entusiasta, não apenas da Educação, mas na vida como um todo, essa composição envolvia três ingredientes principais: , coragem e trabalho. E esses três elementos se misturaram de tal forma nessa receita, tão homogênea como um combustível, que se tornou impossível separá-los. E foi sempre esse combustível que manteve Anuque em movimento, e incentivando também tantas outras pessoas a se moverem” (p. 129).