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Vasco Arruda

O que uma criança poderia desejar além de tudo isso? Irmãos queridos (mesmo brigando de vez em quando), um pai sempre presente e uma mãe dedicada que sustentava nosso lar com seu trabalho e sabedoria! Ao final deste dia, tão parecido com meu pai – simples e singelo, mas também autêntico e cheio de significado -, quando eu abraçava papai, só podia sentir uma coisa muito profunda no meu coração, que não dava para ser explicada. Por isso eu dizia somente: “gosto tanto de meu pai que sinto até uma firuleza!”.
“Clélio de Benjamim”
[Mesquita, Clélio Kramer de; Oliveira, Suzana Kramer de Mesquita. Benjamim: um homem simples, que fez as escolhas certas e foi abençoado. – Fortaleza: Premius, 2011, p. 12.]

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Vasco Arruda

Ó Jesus, trespassaram vosso lado para nos abrir uma porta; feriram vosso coração para nos abrir nessa sagrada vinha, um asilo seguro de toda perturbação externa. O verdadeiro, o grande motivo para a ferida de vosso coração foi fazer-nos compreender, por meio dessa chaga visível, a chaga invisível de vosso coração… A lança que não traspassou apenas o corpo, mas também golpeou o coração, atesta a chama ardente de vosso amor, e não há nada que valha um tal testemunho.
São Boaventura
[São Boaventura. Vitis mystica, III. Em: Sgarbossa, Mario. Os santos e os beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente: com uma antologia de escritos espirituais. Tradução Armando Braio Ara. – São Paulo: Paulinas, 2003, p. 137.]

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Vasco Arruda

Maria conserva e medita a Palavra em seu coração. Em sua vida a Palavra ainda semente encontra terreno propício para germinar, crescer e dar frutos.
Nossa Senhora é o exemplo concreto da Parábola do Semeador: Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um. (Marcos, 4,20).
Maria escuta e não deixa escapar a mensagem, ela acolhe – acolher é receber com amor – e conserva o que foi revelado em seu íntimo, meditando-a em seu coração… em terra boa.
O coração – na Sagrada Escritura – representa o centro da alma, a pessoa toda inteira sem divisão. É lá que Maria, dia e noite, macera os desígnios de Deus, medita. A vida da mãe de Deus é constante oração.
(…)
O primeiro passo para imitarmos Maria é termos intimidade com a Palavra. É a paixão e o amor pela Sagrada Escritura que fazem com que o Verbo de Deus se encarne em nossa carne e assim nos tornamos fecundados pela Palavra.
Pe. Luís Erlin
[Erlin, Luís. Imitação de Maria: o segredo de sermos agraciados por Deus. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2008, p. 73-74.]

Vasco Arruda

O cearense nasce, vive e morre na rede amiga, que é a companheira de todas as horas de descanso e de fazer amor. Antes de dormir, se há calor, tem o balanço para refrescar, ao ranger de armadores.
No sertão, a gente vê, às vezes, à margem do caminho, aqueles cortejos fúnebres que transportam, numa rede, o defunto, e, quando não é afortunado, a rede volta para servir à família. No sertão e nas serras, eles transportam também os doentes, em redes, que seguem protegidos por um guarda-sol.
Se há goteira, muitas vezes, é armada outra rede por cima de outra mais alta, aberta com cabos de vassouras, formando um toldo. O balanço da rede também serve para embalar as dores do mundo. Com a convivência, a gente acha a posição para ler, dormir, coçar o dedinho do pé, para descansar e amar.
Roberto Gaspar
[Gaspar, Roberto. A menina do vaporub ou o amor na hora do angelus. 2ª. ed. Fortaleza: Tipografia Progresso, 2011. A Rede da Goteira, p. 37.]

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Vasco Arruda

Uma síntese das escatologias Daniélica e Profética é realizada por Jesus somente na medida em que Ele identifica o Filho do Homem com o Messias da linhagem de Davi. Ele, que é ele mesmo um descendente de Davi, espera ser transformado no Messias Filho do Homem na vinda do reino. Deste modo, Ele soluciona o problema criado pela transcendentalinidade da Escatologia – como o Governador dos Tempos do Fim pode ter uma origem humana, e ao mesmo tempo ser um ser sobrenatural. No Templo de Jerusalém Ele propõe isto para os Escribas como um enigma, perguntando-lhes como é possível para Davi chamar seu descendente de ‘ Senhor’.
Albert Schweitzer
[Schweitzer, Albert. O misticismo de Paulo, o apóstolo. Com uma Nota de Prefácio por F. C. Burkitt, F.B.A., D.D. Tradução de Paulo e Judith Arantes; Revisão de Cláudio J. A. Rodrigues. São Paulo: Fonte Editorial Ltda., 2006, p. 122.]

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Vasco Arruda

Pero, ¡oh, dichosos aquellos que se llegan a la Virgen com espíritu de auténtica devoción! Ella es certamente madre de todos; pero asiste com um amor especial a quienes le profesan uma íntima y cordial devoción.
San Lorenzo de Brindis
[Sermón Quinto: La Virgen María, excelsa abogada nuestra, p. 427. Em:San Lorenzo de Brindis. Marial: Maria de Nazaret, “Virgen de la Plenitud”. Traducción del latín por Agustín Guzmán Snacho y Bernardino de Armellada; Introducción, notas e revisión por Bernardino de Armellada. Madri, Espanha: Biblioteca de Autores Cristianos, 2004.]

Vasco Arruda

Esse era o único dia do ano em que o sumo sacerdote podia entrar no Devir, representando os fiéis. Ao sair, ele levava para o povo a grande santidade do recinto sagrado. O autor compara a aura que o envolvia ao sol que reluzia na cúpula dourada do Templo, a um arco-íris em meio a nuvens brilhantes, a uma oliveira carregada de frutos e a um cipreste elevando-se para os céus. A realidade se enaltecia e se fazia sentir com maior intensidade: o sagrado revelava todo o seu potencial.
Karen Armstrong
[Armstrong, Karen. Jerusalém: uma cidade, três religiões. Tradução Hildegard Feist. – São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 145.]

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Vasco Arruda

Nossa! Que ansiedade! Que pressa! Que afobação! Não queira colocar a carroça na frente dos cavalos. Calma! O mundo não vai acabar amanhã. O tempo é eterno para todos nós! Tudo de bom está reservado para você, mas tem de esperar, ser perseverante, dar tempo ao tempo… Enfim, não desista; aguarde! Contudo, algumas situações deverão ser resolvidas antes que possa concluir o que almeja. O melhor a fazer é ocupar-se com outras coisas. Confie no destino e em você!
Nei Naiff
[Naiff, Nei. Consulte o Tarô: direcione sua vida para o sucesso. – São Paulo: Elevação, 2003 p. 127.]

Vasco Arruda

A Guematria de nun é cinquenta. Há cinquenta “portões” ou níveis de Biná, entendimento. É por isso que os judeus contaram quarenta e nove dias – sete semanas completas de Pessach a Shavuot – para se prepararem a receber a Torá. A famosa questão é: por que a Torá nos diz para contar cinquenta dias após Pessach, quando imediatamente depois diz para contar sete semanas completas, que são apenas quarenta e novo dias? A resposta é que um indivíduo somente pode alcançar quarenta e nove níveis de intelecto por si mesmo. O quinquagésimo nível, aquele da transcendência, somente pode ser fornecido por D’ us. Portanto D’us diz: Vocês façam o seu e Eu farei o Meu. Se vocês atingirem o quadragésimo nono nível, Eu os abençoarei com o quinquagésimo; a camada mais elevada de Biná, entendimento.
Rabino Aaron Leib Raskin
[Rabino Aaron Leib Raskin. A luz das Letras do Alfabeto Hebraico. Tradução de Solange Porto; iniciativa e revisão de Marcia Eliezer. São Paulo: Editora Lubavitch – Brasil, 2011, p. 107.]

Vasco Arruda

Porque este mandamento que hoje te ordeno não é excessivo para ti, nem está fora do teu alcance. Ele não está no céu, para que fiques dizendo: “Quem subiria por nós até o céu, para trazê-lo a nós, para que possamos ouvi-lo e pô-lo em prática?” E não está no além-mar, para que fiques dizendo: “Quem atravessaria o mar por nós, para trazê-lo a nós, para que possamos ouvi-lo e pô-lo em prática?” Sim, porque a palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática.
Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade.
Se ouves os mandamentos de Iahweh teu Deus, andando em seus caminhos e observando seus mandamentos, seus estatutos e suas normas -, viverás e te multiplicarás. Iahweh teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando a fim de tomares posse dela. Contudo, se o teu coração se desviar e não ouvires, e te deixares seduzir e te prostrares diante de outros deuses, e os servires, eu hoje vos declaro: é certo que perecereis! Não prolongareis vossos dias sobre o solo em que, ao atravessar o Jordão, estás entrando para dele tomar posse. Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra vós: eu te propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e a tua descendência, amando a Iahweh teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele. Porque disso depende a tua vida e o prolongamento dos teus dias. E assim poderás habitar sobre este solo que Iahweh jurara dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó.
Dt 30,11-20
[Bíblia de Jerusalém. Gorgulho, Gilberto da Silva; Storniolo, Ivo; Anderson, Ana Flora (Coord.). Tradução do texto em língua portuguesa diretamente dos originais. 4ª reimpressão. São Paulo: Paulus, 2006, p. 296.]