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Vasco Arruda

Muitas vezes refleti aqui sobre onde estariam os limites entre a necessária resistência contra o “destino” e a igualmente necessária submissão. (…) Creio que realmente devemos empreender coisas grandes e próprias, mas ao mesmo tempo fazer o que é óbvia e universalmente necessário; precisamos enfrentar o “destino” – o fato de esse conceito ser “neutro” me parece importante – com a mesma determinação com que devemos nos submeter a ele em tempo oportuno. Só de pode falar de “condução” para além desse duplo processo; Deus não vem ao nosso encontro apenas como um tu, mas também “disfarçado” de “isso”; portanto, a minha questão trata, no fundo, de como podemos achar um “tu” nesse “isso” (“destino”), ou em outras palavras – (…) – como o “destino” torna-se de fato “condução”.
Dietrich Bonhoeffer
[Bonhoeffer, Dietrich. Resistência e submissão: cartas e anotações escritas na prisão. Tradução de Nélio Schneider. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2003, Carta para Eberhard Bethge, p. 306-307.]

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Vasco Arruda

Nossa primeira lição é a seguinte: para rezarmos bem, precisamos “usar” o nosso coração juntamente com nossa razão, envolvendo-nos emocionalmente com as palavras que professamos por nossos lábios. Palavras que brotam espontaneamente de nossa memória, onde estão registradas todas as fórmulas aprendidas e decoradas durante a nossa vida. Caso contrário, corremos o sério risco de tornar as nossas preces insípidas, sem vida e, consequentemente, sem valor para nós mesmos.

Antonio Miguel Kater Filho

[Kater Filho, A. M. Orar com eficácia e poder. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2007, p. 11.]

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Vasco Arruda

Querendo, então, o Senhor mostrar o amor que tinha para com ele, imprimiu em seus membros e em seu lado os estigmas de seu diletíssimo Filho. E porque o servo de Deus, Francisco, desejava ir à sua “casa e ao lugar de habitação de sua glória” (Sl 25,8), o Senhor o chamou a si, e assim ele migrou gloriosamente ao Senhor. Depois disso, apareceram muitos sinais e milagres no meio do povo, pelos quais os corações de muitos homens, que eram duros em crer nas coisas que o Senhor se dignara mostrar em seu servo, se transformaram em brandura, dizendo: “Nós, insensatos, julgávamos a sua vida uma loucura e sem honra a sua morte. Eis que foi contado entre os filhos de Deus, e entre os santos está a sua sorte” (Sb 5,4-5). Anônimo Perusino

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Vasco Arruda

A primeira grande pergunta filosófica é: o que é? A segunda, que segue naturalmente a primeira, é: como sabemos o que é? A primeira pergunta refere-se ao ser; a segunda, à verdade. A verdade diz respeito ao ser, pois “verdade” quer dizer “a verdade do ser”. “A laranja é redonda” é verdade apenas porque a laranja é redonda. A resposta de Jesus para a primeira pergunta, a respeito do ser, foi Ele mesmo. A resposta não era apontar para algo, mas ser, “Eu sou”. Por isso, a resposta Dele para a segunda pergunta, a respeito da verdade, também não aponta para nenhuma outra coisa como a verdade, mas simplesmente para o fato de Ele mesmo ser a verdade: “Eu sou […] a verdade” (João 14:6).
Peter Kreeft
[Kreeft, Peter. Jesus: o maior filósofo que já existiu. Tradução Lena Aranha. – Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. (Pocket Ouro), p. 55.]

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Vasco Arruda

A vida de oração mariana nos alcança pouco a pouco – uma alma e uma vida “mariformadas”, conforme a ideia preferida pelos contemplativos do Carmelo – e por Monfort, por seu turno. O que nós citamos a respeito dele resumia já o essencial disso. No século XVII, o carmelita Miguel de Santo Agostinho escreveu um livro intitulado: Vie mariformée em Marie, pour Marie. O Pe. Laurentein apresenta-o assim: “ … Disse que esta vida mariformada é uma vida em conformidade com a vontade de Maria. Para viver em Maria é preciso ´esforçar-nos´ por conservar e aumentar em nós uma conversação filial, afetuosa e inocente da alma, uma respiração amorosa para Maria… de maneira que o amor para com ela e por ela seja um suave fluxo e refluxo. Viver por Maria ´e consumir suas forças a fim de que Maria seja, em todas as coisas, honrada, glorificada e amada; que seu reino seja promovido no reino de seu Filho Jesus´. Esta vida atinge sua perfeição quando a alma se deixa formar e animar pelo espírito de Maria até ser transformada nela, de maneira que Maria vive e tudo faz nela”.
Pe. Daniel Lacouture

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Vasco Arruda

Aqui está o mistério da minha vocação, da minha vida inteira e, sobretudo, o mistério dos privilégios de Jesus sobre minha alma… Não chama os que são dignos, mas os que Ele quer ou, como diz São Paulo: “Deus se compadece de quem Ele quer e tem misericórdia para quem quer ter misericórdia. Portanto, não é obra de quem quer nem de quem procura, mas de Deus que tem misericórdia” (Ep. Aos Rom.., cap. IX, v. 15 e 16).

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

Vasco Arruda

Albert Schweitzer interagiu com aproximadamente duzentos livros sobre Jesus quando publicou seu clássico Em busca do Jesus histórico, em 1907. Hoje, seria preciso consultar um número ainda maior de livros, sendo necessárias muitas páginas apenas para enumerar as teorias sobre quem Jesus é. Minha tarefa…

Vasco Arruda

Os nomes pelos quais Jesus descreveu a si mesmo são símbolos de seu significado. Eles sacramentam a vida comum. São as formas de suas epifanias: Pão da Vida, Vinha, Porta das Ovelhas, Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, Ressurreição e Vida, Luz do Mundo –…