Fernando Alonso, durante o GP da China, em abril. (Foto: Diego Azulbel EFE)

Fernando Alonso deixará o Campeonato Mundial de Fórmula 1 ao final desta temporada. O piloto espanhol anunciou sua decisão nesta terça-feira, 14. A confirmação foi feita por meio de um vídeo feito por Alonso e também da McLaren (que ainda é sua equipe), que emitiu um comunicado no qual deixava claro que o espanhol não fará parte do time em 2019.

“Após 17 anos incríveis, chegou o momento fazer uma mudança e virar a página […]. Tomei esta decisão faz uns meses e de forma convicta. No entanto, quero agradecer os esforços da Liberty Media [grupo americano proprietário da F1] realizados para que eu mudasse de opinião, e também os de todos aqueles que me contataram”, declara Alonso na nota emitida às 12 horas (horário de Brasília), em um horário que encaixa tanto na Europa como nos Estados Unidos, onde foca seus próximos desafios.

Natural das Astúrias, no noroeste da Espanha, ele não era só o primeiro campeão espanhol da história da Fórmula 1, mas também um dos esportistas mais populares do país; alguém capaz de monopolizar a torcida em um esporte não muito tradicional entre a população. Ao mesmo tempo, também era um dos corredores mais controversos do paddock, alguém capaz de gerar simpatias e rejeições, sobretudo pela forma como defende suas decisões fora do carro.

Apesar de pôr fim à etapa esportiva mais importante de sua vida, Alonso, com 37 anos, terá como objetivo a Tríplice Coroa, como é conhecido a glória para quem vence o Grande Prêmio de Mônaco, as 24 horas de Le Mans e as 500 milhas de Indianápolis, as três provas mais famosas de corrida do mundo; até hoje, só o britânico Graham Hill conseguiu. Fernando Alonso já tem em sua carreira as duas primeiras vitórias, e não há dúvida de que no ano que vem, pela segunda vez, correrá em Indianápolis para tentar vencer e completar o trio.
El País

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles