Que tal compreender um pouco do que acontece em um jogo de futebol americano?

Confira o guia preparado pelo GloboEsporte.Com.

Campo e medidas

Elementos de um campo tradicional de futebol americano — Foto: infografia

Elementos de um campo tradicional de futebol americano — Foto: infografia

O campo de futebol americano tem 120 jardas (109,7 metros) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 metros) de largura (1 jarda = 0,9144 metros). As jardas são marcadas uma a uma, com os múltiplos de 5 marcados com a linha inteira, e os múltiplos de 10 numerados no gramado. São duas endzones, área no fim das duas pontas do campo com dimensões de 10 jardas por 53,5 jardas, e duas traves em forma de “Y”.

O campo de futebol americano é mais longo e estreito que um de futebol, veja na comparação — Foto: infografia

O campo de futebol americano é mais longo e estreito que um de futebol, veja na comparação — Foto: infografia

Objetivo

O futebol americano é um esporte de conquista de território. Por isso, estratégia é fundamental. O principal objetivo é simples: chegar o maior número de vezes na endzone do adversário. Quanto mais o time conseguir fazer isso, mais pontos ele somará.

Como começa o jogo

Assim como no futebol tradicional, a definição de quem começa com a bola é feita através da moeda. Após o “sorteio” é hora do chute inicial. Otime que começar sem a bola será responsável por dar o pontapé inicial na partida, enquanto o adversário se prepara para receber o kickoff.

 — Foto: infografia

— Foto: infografia

retornador, jogador do time que recebe a bola e é responsável por pegá-la após o chute inicial do adversário, tem uma escolha a fazer: 1) tenta fazer um retorno, pegar a bola e avançar para ter uma boa posição de campo; 2) ajoelha no chão e desiste de retornar – se fizer isso dentro de sua própria endzone o time de ataque começa o jogo na linha de 25 jardas do campo de defesa.

 — Foto: infografia

— Foto: infografia

A decisão é baseada no espaço que o jogador vê no campo quando recebe a bola chutada no kickoff. Os companheiros fazem os bloqueios para que o jogador consiga avançar o máximo de jardas possível, enquanto os adversários tentam derrubá-lo para impedir o avanço. Onde o jogador for derrubado é o ponto em que o ataque começará sua campanha (1ª descida). Caso consiga atravessar o campo e entrar na endzone adversária é caracterizado um touchdown. Aí chega a vez do seu time chutar o kickoff para o rival atacar.

Ataque

 — Foto: infografia

— Foto: infografia

Com a equipe de ataque no gramado, o time tem como objetivo mínimo conquistar 10 jardas para continuar atacando e avançando sobre o campo defendido pelo rival. Para isso terá quatro chances. São duas jogadas básicas: o passe, que normalmente parte do quarterback para um de seus recebedores, e as corridas, que em geral são responsabilidade do running back. As jogadas são combinadas antes de cada tentativa. Os recebedores tem um trajeto pré desenhado para desempenhar, e os corredores sabem exatamente por onde devem ser executadas as corridas.

Caso não consiga avançar as 10 jardas em quatro tentativas, o time perde a posse de bola e é a vez do time adversário colocar o ataque no gramado para tentar avançar a partir do ponto onde a última jogada parou. Por isso, na maior parte das vezes, os times usam apenas as três primeiras tentativas para atingir o objetivo e, caso não consigam, chutam um punt, para devolver a posse para o adversário em uma posição ruim de campo, ou um field goal, para anotar pontos caso estejam em uma distância segura.

Pontuações

Existem três formas de pontuar em uma partida de futebol americano. A principal pontuação é o touchdown, quando o jogador consegue ter a posse da bola dentro da endzone do adversário, seja recebendo um passe lá dentro ou entrando correndo com a bola. O TD vale seis pontos.

 — Foto: infografia

— Foto: infografia

Após anotar o touchdown e receber a confirmação da arbitragem, o time tem duas opções para anotar pontos extras. Um chute simples acertando dentro do “Y” (1 ponto) ou entrar novamente na endzone (2 pontos).

 — Foto: infografico

— Foto: infografico

A pontuação secundária é o field goal. O kicker é responsável pela execução e precisa fazer o chute passar por dentro da trave em formato de “Y”, que fica no fundo do campo. Caso consiga, soma três pontos para o seu time. Se errar, o time adversário terá a posse de bola no ponto do chute para tentar atacar.

 — Foto: infografia

— Foto: infografia

Safety é a única pontuação exclusivamente de defesa. Rende dois pontos ao time quando consegue executar um tackle (derrubar o rival) ou tirar o adversário de campo dentro da própria endzone. Ou ainda forçar um intentional grounding dentro da própria endzone; ou seja, quando QB faz um passe apenas para se livrar da bola e não ser derrubado. Nesse caso, além de pontuar, a equipe ainda fica com a bola na jogada seguinte. Confira o vídeo abaixo com um exemplo:

Perdas de posse

Além de impedir o adversário de avançar 10 jardas, existem outras formas de recuperar a bola: os turnovers. São duas opções, o fumble recuperado pela defesa e a interceptação.

fumble acontece quando o jogador que tem a posse da bola a solta antes da jogada ser encerrada. A posse será de quem primeiro pegar a bola e mantiver o controle sobre ela. Se o ataque recuperar, a jogada continua no local onde o jogador pegou. Se a defesa recuperar, é hora de o ataque entrar em campo no local onde a jogada foi encerrada.

A interceptação acontece quando o passe é recebido por um jogador de defesa do rival em vez de ir para um dos próprios recebedores. O adversário precisa segurar a bola sem que ela encoste no chão e pode retornar para tentar chegar a endzone e anotar um touchdown. O ataque começará onde o jogador for derrubado.

Tempo de jogo

O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada. O tempo é parado sempre que o passe do quarterback não é completado e quando acontecem pontuações. Quando o jogador sai de campo com a posse de bola, o relógio fica parado até o árbitro reposicionar a bola. Two-Minute Warning: dois minutos finais do 2º quarto e nos cinco minutos finais do 4º quarto, cronômero fica parado até a nova saída da bola.

 — Foto: infografia

— Foto: infografia

Os árbitros

A equipe de arbitragem é formada por sete juízes, o principal, que se posiciona logo atrás do quarterback, e seis auxiliares que ficam espalhados pelo campo. O principal é marcado por utilizar um boné branco, enquanto os auxiliares, bonés pretos. Quando marcam faltas, os árbitros jogam um pano amarelo em campo e depois avisam via microfone qual a falta, quem cometeu e qual a punição.

 — Foto: infografia

— Foto: infografia

Equipamento

A preocupação com a saúde dos atletas é umas das grandes discussões do esporte. Com tanto choque e impacto, a liga e os times buscam formas de evoluir as proteções para manter as estrelas saudáveis. Entre o equipamento obrigatório da NFL estão os capacetes, os protetores de ombro, peito, coxa, genitais e joelhos. O jogador tem a opção também de usar uma proteção especial para as costelas.

Os equipamentos da NFL cobrem uma parte bem maior do corpo dos jogadores em comparação com outros esportes — Foto: Infografia

Os equipamentos da NFL cobrem uma parte bem maior do corpo dos jogadores em comparação com outros esportes — Foto: Infografia

Posições

Pode não parecer, mas cada time possui apenas 11 jogadores em campo por vez (ter mais do que isso é falta). O elenco possui no total 53 atletas, desses apenas 46 são relacionados para as partidas da temporada. São 11 jogadores no time de ataque, 11 no time de defesa e os especialistas, que entram em campo para field goals, retornos, kickoffs e punts – apenas 11 por vez. As substituições são ilimitadas.

 — Foto: infografia

— Foto: infografia

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura. Roteiro por Giba Perez (estagiário, sob supervisão de Raphael Andriolo)

 

 

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles