A programação da Televisão brasileira aberta no Brasil aos domingos, à busca de audiência, se presta a todo tipo de exibição, muitas vezes prestando um desserviço ao telespectador. Basta algumas zapeadas para encontrar  quadros como o “entre calcinhas”, de um programa vespertino da TV Diário (emissora local). Achei de extremo mau gosto o nome da atração, espaço onde algumas mulheres expõem opinião sobre amenidades.

Na Record, emissora de dono protestante,  no programa Tudo é possível, a apresentadora se diverte ao chamar os “Ricardões” no  teste de afinidades, um jogo de perguntas e respostas a um casal de namorados. Caso o namorado ou marido erre a resposta, um dos modelos prega uma peça sensual na namorada.  Ainda nessa linha, o SBT também presta seu desserviço. Este, vi no Programa da Eliana. No quadro um casal  prestes a casar-se passa por uma espécie de teste de fidelidade. A loirinha de voz doce anunciou com um sorriso à plateia e ao público de casa  que o casal do dia – que estava prestes a casar-se – talvez nem entrasse no palco.

Ainda no Sistema Brasileiro de Televisão assiti a exposição de uma criança – daqui de Fortaleza –  de pouco mais de dois anos no programa Domingo Legal. O pequenino teve um dos vídeos mais acessados da semana no Youtube no qual exibe danças como rebolation. Convenhamos, você acha mesmo que é indicado para uma criança de dois anos ter sua imagem exibida desta forma? Cachê e fama, senhores pais não são as coisas mais importantes na formação de uma criança. Depois assiti a outros vídeos do pequeno no Youtube…lamentável, é como classifico.

Voltando para emissora de dono protestante, no programa Domingo Espetacular foi apresentado o jornal mais ousado do mundo,  assim anunciou o texto. Nele as apresentadoras lêem as notícias nuas, isso mesmo, completamente peladas. Será que o novo formato será copiado pela emissora brasileira?

E domingo próximo, não me engano, haverá mais apelação, mais exposição de menores, mais notícias sem qualquer importância, mais deserviço na sala de minha casa. Espero continuar com o senso crítico e não compactuando com esta programação que não leva muito em conta a promoção da cultura.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles