A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou o projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio.

Na prática, a medida vai significar 40 minutos a mais no turno diário dos estudantes ou ampliação de até 40 dias no calendário letivo. A proposta seguirá direto para a Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para votação em plenário no Senado.

Caso a lei seja sancionada ainda este ano, entra em vigor em 2013. O relator do projeto, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), diz que a proposta ajudaria o Plano Nacional de Educação, enviado ao Congresso Nacional pelo governo federal, a alcançar a meta de ter metade das escolas em ensino integral até 2020 e que seria uma forma de preparação para os governos municipais e estaduais.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles