Atual quinto colocado da Série B com 18 pontos – a melhor posição na temporada em 12 rodadas – o Ceará tem a possibilidade de entrar no grupo dos quatro melhores classificados da Segundona nesta terça-feira, rodada cheia da competição. Para isso, é preciso primeiro vencer o Inter, no Castelão, adversário que em oito partidas em Fortaleza jamais venceu o Alvinegro – são quatro empates e quatro vitórias do Ceará.

Além de somar os três pontos e chegar aos 21, o Ceará tem que torcer contra América-MG (encara o Boa Esporte em Belo Horizonte) ou Vila Nova (recebe o Paraná em Goiânia). Ambos estão com 20 pontos e, se um deles não vencer, o Alvinegro entra no G4 por causa do número de vitórias (6×5). Na melhor das hipóteses, caso os dois no máximo empatem e o Ceará vença, a terceira colocação será realidade.

Caso uma das hipóteses acima ocorra, será a primeira vez na temporada que o time agora comandado por Marcelo Chamusca ocupará um lugar na classificação que garante o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Após a 12a. rodada da competição, o Ceará aparece como a quinta melhor defesa, já que sofreu 10 gols. O ataque, que marcou 14, é o sétimo melhor, ao lado de outros quatro clubes.

A atual edição da Série B marca um equilíbrio enorme, porém nivelado por baixo. Apenas dois pontos separam o Ceará, quinto colocado, do Oeste, 14o. lugar. Duas derrotas ou duas vitórias seguidas têm grande poder em tais circunstâncias.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles