Melhor visitante da Série B (agora são 14 pontos ganhos em 21 disputados), o Inter confirmou a boa fase atuando fora de casa, exatamente o oposto do que ocorre no Beira-Rio na Segundona. Nesta terça-feira, a equipe venceu o Ceará por 2 a 0, no Castelão, primeira vitória colorada na história do confronto – nove jogos – em Fortaleza. Com a derrota o Alvinegro, ainda dono de 18 pontos, deixa a quinta colocação da competição, agora ocupada pelo Inter.

Quando fez o primeiro gol aos 12 minutos da primeira etapa, a equipe gaúcha, que teve o mérito da organização defensiva, tinha 28% de posse de bola e não agredia, mas aproveitou uma desatenção gravíssima do sistema defensivo do Alvinegro em cobrança de lateral para mexer no placar.

Raul, Rafael Carioca, Luiz Otavio, Cametá e Rafael Pereira ficaram olhando toda a jogada até Potker balançar as redes com toda liberdade que o mundo pode conceder. A vantagem fez muito bem ao time de Porto Alegre e não demorou nada para o segundo gol sair. Eram tantos espaços concedidos que foram três tentativas, duas defesas ótimas de Everson, até Nico Lopez acertar o ângulo.

A derrota do Ceará estava decretada ali, aos 21 minutos do primeiro tempo. Só faltava saber o placar, que acabou por não ser mexido nem por um, nem por outro. Isso porque o sistema ofensivo do Alvinegro voltou a ser inoperante. No primeiro tempo foram sete finalizações erradas. Na segunda etapa mais tentativas inviáveis, totalizando 17, apenas três certas. Ainda que não tivesse faltado empenho e posse de bola para o time comandado por Marcelo Chamusca, o problema é que faltou criatividade. Como consequência, o Ceará cruzou absurdas 48 bolas para a área, 44 erradas. As entradas de Lelê, Cafu e Elton não fizeram efeito. Já o Inter construiu algumas ótimas oportunidades no contra-ataque, mas desperdiçou todas.

Na próxima rodada, o Ceará recebe o Juventude. Depois, visita o Guarani. São, hoje, os dois primeiros colocados da Série B.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles