Futebol do Povo

Flamengo foi melhor em tudo e venceu o Ceará sem dificuldade no Castelão: 3 a 0

3127 44

Foto: Staff Flamengo

Ainda que tenha jogado em casa, com grande apoio dos torcedores, o Ceará não conseguiu incomodar o líder Flamengo na Arena Castelão, neste domingo. A derrota por 3 a 0 – dois gols de Vinicius Jr e um de Diego – retratou a diferença técnica entre os elencos. O Alvinegro voltou a falhar ofensivamente – segue sem marcar na Série A após três rodadas – e desta vez teve um outro componente relevante na partida: foi envolvido no seu sistema defensivo e viu o Flamengo atuar com muita tranquilidade, sem nenhum sofrimento ou incômodo que por ventura poderia ser imposto pelo time de Chamusca. E isso é preocupante.

A equipe do Rio de Janeiro foi melhor em tudo. Teve mais posse de bola (53% a 47%), fez menos faltas (12×18), finalizou 17 vezes contra 8 do adversário, trocou mais passes e desarmou mais. Os três pontos ganhos foram incontestáveis, com controle de jogo perene.

É evidente que a missão essencial do Ceará nesta Série A é permanecer na primeira divisão. Richardson, que voltava ao time titular, fez questão de lembrar dessa realidade assim que os repórteres chegaram para entrevistá-lo após a partida. O volante e um dos líderes do elenco elogiou a força do adversário e tem razão ao mostrar serenidade neste momento. Em absoluto ele se mostrou conformado com a derrota, mas assim como é importante ter os pés no chão nas vitórias, encarar a realidade nas duras derrotas é essencial. Ainda restam 35 jogos. Os atletas têm que reagir e a comissão técnica também, mas a diretoria tem papel fundamental: é preciso deixar o elenco mais forte.

Recomendado para você