Líder da Série B com 47 pontos em 25 rodadas, sete de vantagem sobre o quinto colocado restando 13 rodadas para o encerramento da competição, o Fortaleza tem convivido com problema defensivos importantes nas sete rodadas recentes. O desempenho caiu demais, fruto, entre outros motivos, de grande desatenção geral nas bolas aéreas, além de pouca efetividade na marcação na entrada da área, sempre deixando espaços consideráveis.

O clube sofreu pelo menos um gol em todos os jogos da sequência, totalizando 12 tomados, o mesmo número dos primeiros 18 jogos da Segundona.

Assim, a média de 0,67 gol por partida (18 encontros iniciais) subiu para 1,71 por jogo, desempenho quase três vezes pior.

A média de finalização para sofrer um gol também piorou em três vezes. Antes os adversários precisavam finalizar 15,4 vezes para vencer o goleiro Marcelo Boeck. Agora são necessárias 5,4 tentativas para que o Fortaleza sofra um gol.

Colaborou Thiago Minhoca

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles