GIRO LUSÓFONO

Em abril, Fortaleza acolhe evento sobre tradução e intérpretes

A iniciativa para a realização do Valoriza é da Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes (Abrates). Foto: Site Abrates

No dia 14 de abril, Fortaleza acolherá a primeira edição do Valoriza, evento sobre tradução que tem por objetivo discutir e fortalecer os interesses dos tradutores e intérpretes do Norte e Nordeste do Brasil. O encontro acontecerá no Mareiro Hotel, das 9 às 17 horas, com inscrição no valor de R$ 60.

O evento, que tem público estimado em 100 pessoas, contará com palestras sobre a situação atual e o futuro da profissão do tradutor e do intérprete e também sobre como uma associação de tradutores pode ajudar os profissionais a vencer os desafios. Além disso, duas mesas de discussão serão promovidas a fim de debater os desafios encontrados por tradutores e intérpretes em nível regional e sobre a formação e os treinamentos para tradutores. A iniciativa é da Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes (Abrates).

De acordo com Juliano Timbó Martins, tradutor e organizador do evento, um encontro como o Valoriza “pode contribuir mostrando que aqui [Nordeste] também tem profissionais de qualidade e que não precisamos trazer profissionais do Sudeste ou Sul para trabalharem nos eventos daqui, já que também temos essa capacidade e mão de obra local qualificada. Também vai servir para estimular o estudo e formação de profissionais de tradução e interpretação nas universidades regionais daqui e mostrar que temos um excelente mercado local a ser explorado”, afirma.

Programação
9 às 9h30 – Abertura
9h30 às 10h30 – Palestra sobre a situação atual e o futuro da profissão do tradutor e do intérprete
10h30 às 10h50 – Intervalo
10h50 às 12h – Mesa de Discussão I: os desafios encontrados por tradutores e intérpretes em nível regional
12h às 14h – Almoço
14h às 15h10 – Mesa de Discussão II: formação e treinamento de tradutores
15h10 às 15h30 – Intervalo
15h30 às 16h40 – A Abrates responde: como uma associação de tradutores pode ajudar os profissionais a vencer os desafios discutidos
16h40 às 17h – Encerramento

Inscrições
Valor: R$ 60
Banco: Bradesco
Agência: 2786
Conta 4776-7
CNPJ: 03.654.385/0001-07

Após esse processo, o participante deve enviar o comprovante ao e-mail: secretaria@abrates.com.br

Recomendado para você