Blog do Jocélio Leal

Sindipetro diz que privatizar refinarias vai gerar cartel e aumento de preços

700 1

Fortaleza – Os petroleiros filiados ao Sindipetro farão um ato na manhã desta terça-feira (30) em frente à Lubrificantes e Derivados do Petróleo do Nordeste (Lubnor),  no Mucuripe, em Fortaleza, às 7 horas. Estão em campo como reação à decisão do Conselho de Administração de estatal de vender  oito refinarias, incluindo a Lubnor. Os sindicalistas argumentam que a privatização geraria a formação de cartel e o aumento de preços dos derivados.

“Se conseguirem vender as refinarias brasileiras o máximo que vai acontecer é a formação de um cartel, onde o preço dos derivados será combinado entre as 8 empresas que comprarem as refinarias e isso não garantirá que o preço dos combustíveis vá baixar”, disse em nota o presidente do sindicato dos petroleiros do Ceará e Piauí, Jorge Oliveira.

Para Jorge,  sem o controle estatal, o Governo perderá o compromisso com o controle de preços. Com a venda das refinarias, diz ele, “ficaremos totalmente dependentes do mercado internacional, abrindo mão da produção interna e afetando fortemente os empregos e os efeitos dinâmicos dos investimentos da Petrobras”.

 

SERVIÇO

Ato contra a venda da Lubnor

Quando: terça-feira (30/04), às 7 horas.
Onde: Portão A da Lubnor. Av. Leite Barbosa S/N.

Recomendado para você