Meu Negócio

Saiba como startar um negócio de sucesso

Crédito: GettyImages

Abrir o próprio negócio para possuir mais liberdade e autonomia é um desejo comum entre muitos brasileiros. Segundo levantamento realizado pela empresa de tecnologia MindMiners, em parceria com a plataforma de pagamento online PayPal, em 2017, 66% dos brasileiros possuem esse desejo. Para obter sucesso no empreendimento, é importante ficar atento a detalhes que são fundamentais, como planejamento e pesquisa de mercado.

De acordo com a Alice Mesquita, articuladora da unidade de atendimento do Sebrae/CE, o primeiro passo é saber em que vale a pena investir no momento. “O ideal é ficar atento ao mercado e procurar identificar alguma oportunidade que pode ser um novo produto ou uma nova forma de atendimento e entrega”, afirma. Alice destaca que, além disso, é importante o empreendedor levar em consideração as habilidades e as experiências que já possui.

A pesquisa de mercado, segundo a profissional, contribui para questões cruciais no início. “A pesquisa pode ser para levantar a expectativa do público alvo com relação ao produto ou serviço, para estabelecer a apresentação do produto, com embalagem, forma de entrega e preço. Além disso, serve para conhecer como agem os concorrentes, para que o empresário possa identificar uma maneira de se diferenciar dos demais”, pontua.

A instrutora ressalta que é essencial analisar como funcionam os empreendimentos similares a aquele planejado, como é o comportamento do consumidor e quanto ele está disposto a pagar pelo produto ou serviço. “É necessário conferir possibilidades de inovação no negócio, negociação com fornecedores, de mão de obra especializada e, principalmente, não ter medo de empreender”, destaca.

Muita vontade, mas pouco recurso
O sonho de construir o próprio negócio é, por vezes, deixado de lado por falta de dinheiro. Alice destaca que, em situações assim, alguns pontos podem ser avaliados. “A primeira coisa é entender qual o montante necessário para iniciar e como a empresa será remunerada. Isto o empreendedor vai obter por meio do plano de negócios”, conta. Ela explica que muitas empresas no mercado começam com pouco capital e que, dependendo do empreendimento, conseguem um financiamento com bancos. A possibilidade de possuir um sócio pode ser um fator de soma. “A soma de experiências e conhecimento poderá ser um grande aliado ao sucesso da empresa”, frisa.

Alice menciona que o Sebrae/CE possui cursos que podem contribuir na fase inicial da implementação de um negócio. “Existe a série ‘Começar Bem’, composta por várias oficinas de capacitação e que leva o empreendedor a decidir pelo tipo de negócio. O primeiro curso é o ‘Transforme sua ideia em modelo de negócios’. Depois, ‘Valide seu modelo de negócios’. Também têm oficinas sobre análise de mercado e de negócio, plano de negócio e gestão empresarial”, finaliza.

Serviço
Sebrae Ceará
Onde: av. Monsenhor Tabosa, 777  – Praia de Iracema
Mais informações: 0800 570 0800 / www.ce.sebrae.com.br

Recomendado para você