(Foto: Cecilie_Arcurs/GettyImages)

Conhecer as ferramentas e os recursos do comércio eletrônico e das redes sociais, além de ter um plano digital, é essencial para quem deseja expandir seus negócios na internet

Empreendedores e empresários que buscam novos meios de alavancar e expandir seus negócios encontram na internet a vantagem de possuir métodos que permitem a análise em tempo real, um relacionamento melhor com públicos diversificados, além de um baixo custo de investimento e operação.

Com mais pessoas acessando a rede, o número de consumidores nas lojas virtuais também cresceu, impulsionando o crescimento do comércio eletrônico. Rapidez, praticidade e comodidade são as principais vantagens para quem faz compras online. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), o número de consumidores do comércio eletrônico passou de 1 milhão, em 2001, para 61,5 milhões, em 2014 no Brasil.

Honório Melo, consultor e instrutor de curso do Sebrae/CE, afirma que o empreendedor precisa entender como a internet mudou o mundo dos negócios e que hoje se faz necessária a presença nas redes. “Entender a força da internet e como ela pode ajudar no crescimento de uma empresa é essencial, não há como ter negócio e não trabalhar na internet.”

Expandir uma micro ou pequena empresa para o mundo digital é vantajoso ao empreendedor, pois, além de um baixo custo, o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo, crescendo em média 12,4% ao ano até 2021, segundo pesquisa do Google.

Aprendendo a inovar
Muitos microempreendedores individuais desejam adentrar ao mundo digital, mas ainda não sabem como se planejar. Hoje, é fundamental para o empreendedor aumentar as possibilidades de expansão dos seus canais de comercialização e do seu mercado de atuação. O primeiro passo é construir um plano digital que o norteará, entender que há toda uma estrutura, estratégias, parceiros, fornecedores e gestão, como se relacionar com o cliente e como ele pode usar o marketing digital, que é um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet utilizando-se de portais online.

Destinado a microempreendedores individuais, donos de microempresa ou de empresas de pequeno porte, o Sebrae/CE oferece o curso “Como a Internet pode Alavancar seu Negócio”. O treinamento apresenta ferramentas de comércio eletrônico e de redes sociais, ajudando a traçar estratégias e, no fim, construir um plano digital.

Serviço
Curso “Como a Internet pode Alavancar seu Negócio”
Carga horária total: 16 horas
Onde: sede do Sebrae/CE (av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema)
Quando: a partir de 27 de setembro, das 18h30 às 21h45
Pré-requisitos: ser empresário formalizado como Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte.
Investimento: R$ 70
Mais informações: 0800 570 0800/ www.ce.sebrae.com.br