O evento que aborda temas comoo uso de ferramentas da plataforma no dia a dia é gratuito e acontece hoje, 28, na unidade Senac do Centro

Considerado como a terceira geração da internet, o termo web 3.0 foi utilizado inicialmente pelo jornalista do New York Times John Markoff para definir a fase em que os sites e blogs apresentam conteúdo cada vez mais direcionado para determinado público. É com esse tema que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) promove no próximo dia 28 de novembro o workshop Web 3.0: A Internet das Coisas. Serão três palestras com foco nas gerações da internet, nas plataformas de nuvem e na estratégia de mapa mental. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site ww.sympla.com.br/web-30- a-internet- das-coisas__208175.

Shutterstock/Mansong Suttakarn

Rhyvera Fontenele, supervisora pedagógica EaD do Senac CE, explica que o foco do curso é
abordar a influência da internet na rotina para o armazenamento de arquivos e agilidade nos processos. Além dela, as palestras também serão ministradas por Katiúscia Dias, coordenadora da Biblioteca do Senac/CE; Igor Rodrigues, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e Hyandra Thamires, analista de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O Senac oferece cursos na área de EaD desde a formação inicial à pós-graduação durante todo o ano. Para acompanhar a programação, acesse http://www.ead.senac.br/.

Evolução da Web
Período de conhecimento da internet, a web 1.0 pode ser considerada fase de conteúdos
produzidos por grandes empresas com pouca interatividade com o público. Apesar do
desenvolvimento arcaico, esse momento foi importante para desenvolver a plataforma como ela é hoje.

Já a web 2.0 é marcada como período em que os próprios internautas produzem conteúdo. Conhecida como “era social”, as redes sociais estão no foco dela, uma vez que cada um produz perfil conteúdo de vídeo, texto, foto em sites como Youtube, Facebook ou mesmo Wikpédia.

Também conhecido entre os teóricos por “web inteligente”, a web 3.0 é o período mais
recente, quando os conteúdos são direcionados de forma personalizada a um público
específico. O uso dos smartphones, smarTVs e objetos como o iWatch utilizam inteligência
artificial a favor do consumidor fazem parte da terceira era.

Conheça mais sobre a Educação a Distância do Senac acessando radardocomercio/tag/ead.

SERVIÇO
Workshop Web 3.0: A Internet das Coisas
Data: 28 de novembro (terça-feira)
Horário: de 19h às 22h
Local: Senac Unidade Centro (Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro)
Inscrições: sympla.com.br/web-30- a-internet- das-coisas__208175
Evento gratuito