Veia Esportiva

É hoje a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Fogos de artifício prometem emocionar o público presente no Maracanã (Foto: Getty Images/Buda Mendes)

Fogos de artifício prometem emocionar o público presente no Maracanã (Foto: Getty Images/Buda Mendes)

 

Cercada de muita expectativa, a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 acontece na noite desta sexta-feira, 5, a partir das 20 horas. Com previsão de durar cerca de quatro horas, a festa conta com direção dos cineastas Fernando Meirelles e Andrucha Waddington e da produtora Daniela Thomas.

A que horas a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 começa?
Os portões serão abertos às 16h30min. Já o início da cerimônia está previsto para às 20 horas desta sexta-feira, 5.

Aonde acontece a cerimônia?
O local é um ícone da cidade: o Estádio Jornalista Mário Filho, ou simplesmente Maracanã. Durante os Jogos, la será o palco também de uma das semifinais e das finais dos torneios de futebol masculino e feminino, bem como da cerimônia de encerramento. A capacidade do estádio é de 74.738 pessoas.

Onde posso assistir a cerimônia?
As emissoras de televisão oficiais irão transmitir, mas o Rio2016.com trará todos os detalhes em tempo real no seu Live Blog. Acesse! Teremos uma série de detalhes maravilhosos para contar.

Quem são os responsáveis pela cerimônia?
O diretor Fernando Meirelles e a produtora Daniela Thomas criaram a cerimônia com um décimo da verba que Danny Boyle teve para fazer o mesmo nos Jogos de Londres 2012. Meirelles, que dirigiu o premiado filme Cidade de Deus, disse que “seria uma vergonha, em um país com tantos problemas, como o Brasil, gastar o que foi gasto em Londres”. Ele se mostrou muito orgulhoso de ter feito algo com orçamento limitado “porque é o que faz sentido no Brasil”.

Quanto tempo a cerimônia irá durar?
A previsão é de quatro horas, e terá de tudo: dança, música, luzes, fogos de artifício, história, celebridades… O desfile das delegações é outro destaque. Começa com a Grécia, e em seguida os países entram em ordem alfabética. O time dos refugiados é o penúltimo, e na sequência o Brasil entra com a promessa de delírio total dos presentes.

Fonte: Rio 2016

 

Recomendado para você