A  ação da Igreja Católica na Televisão  se dar de diversas formas. Como ela é uma instituição consolidada e tem muito  claro sua missão, objetivos  e visão, frequentemente tem sua opinião noticiada pelas emissoras, principalmente nos temas relacionados à moral. As atividades do Papa como viagens, pronunciamentos, lançamento de Encíclicas também são destacados.

No Brasil alguns sacerdotes possuem um carisma de anunciar a Palavra de Deus nesse meio, são os mais conhecidos Pe. Marcelo Rossi e Pe. Fábio de Melo. A música é um meio importante de entrada da Igreja na Televisão.

No que diz respeito a ação estrita da Igreja no seu trabalho com a TV ainda pode ser considerado tímido. Os fatores são os mais diversos, sendo um dos mais importantes os  custos que são elevados para se trabalhar  nesse meio. Uma das maiores emissoras Católicas é a TV Canção Nova, da Fundação João Paulo II, esta subsiste apenas das doações dos telespectadores.

A programação das TVs católicas tem seu enfoque na evangelização e formação do povo de Deus. Ainda temos muito para crescer nesse aspecto. Contudo temos a consciência que a TV é um meio para evangelizar, ela precisa ter um diferencial em relação às outras emissoras, não pode ser mais um veículo a espalhar cultura de morte em sua programação.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles