A santidade não é um estágio ou um efeito mágico que permeia o fiel das realidades exteriorres e das crises interiores. Ela é forjada justamente neste campo de batalha, no qual a pessoa faz a necessária passagem do egoísmo para a Caridade, da Cruz para a Ressusrreição.

Não sentir Deus, aridez espiritual, sentir a ausência da presença de Deus são algumas das características daquele que trilha um caminho rumo à santidade, ou seja, em direção a santa e soberana vontade de Deus, garantia única de felicidade plena.

 São João da Cruz, místico da Igreja, denomina esta realidade de `noite escura da alma`, que pode durar tempo indeterminado, Santa Teresa de Ávila a viveu por mais de 20 anos. Santa Teresinha do Mneino Jesus também passou por estapa espiritual, sustentou-a a certeza que o seu Sol (Cristo), por entre as nuvens, estava a brilhar.

A noite escura enfrentada longamente por Madre Teresa não desmerece em nada sua vida de santidade. Usando o famoso critério de discernimento de Jesus `que pela árvore se conhece os frutos`, pode-se ter certeza  que esta crise autentica ainda mais sua relação de intimidade com Deus.

 A vida de madre Teresa pode ser comparada a uma árvore que teve seus galhos secos e os aparentemente verdes, os que não produzem vida, podados, o que lhe possibilitou dar abundantes  frutos para a Igreja e para a humanidade. As crises são inerentes à condição humana, superá-las também. A beata madre não se deixou paralisar em seus questionamentos, os fez como tranpolim para chegar ao que Deus tinha planejado a seu respeito.

 A missionária envelhecida nas terras indianas não serviu ä Deus impelida por meros sentimentalismo,voluntarismo ou fina capa de boa vontade. Sua experiência de Deus foi real e provada como o ouro que teve que passar  pelo crisol, para que deste modo resplandecesse seu brilho e valor intangível. Suas dores de morte transformaram-se em Vida para milhares de pobres e indigentes que foram socorridos por sua Caridade e continuam sendo amparados, pois sua obra continua através da Congregação Filhas da Caridade.

 Quando a Madre ensinava que se precisava amar, amar, amar até doer (se o amor não doar-se até doer não é amor) expressava algo que não estava fora de si, mas tratava-se de um transbordamento de sua experiência real que passava pelo seu  amor a Deus e à humanidade na figura dos pobres de Calcutá. Nesta perspectiva seguiu fielmente seu mestre, Cristo,  O Ressuscitado que pasosu pela cruz.

 Seu testemunho deve tornar-se ainda mais eloquente pois ensina que somos fracos, limitados, dependentes de Deus , mas quando se confia com todas as forças do ser em seu amor proezas podem acontecer como ser missionária em terra estrangeira, cuja religião a que pertence é minoria. A grande verdade é que tudo está encerrado no Amor que gera vida onde há dor e morte.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles