Dia 04 de agosto é o dia do padre, o mesmo o de são Cura D’ars, sacerdote de uma aldeia pequena que se destacou pela santidade de vida, tornando-se um modelo para todos os padres ao longo dos séculos.
A vocação a este estado de vida aumenta conforme dados do Anuário pontifício divulgado no mês de fevereiro deste ano. Segundo a fonte hoje são mais de 410 mil padres, entre diocesanos e religiosos. Antes, em 2010,eram 405 mil. O número de candidatos ao sacerdócio cresceu 0,82% e o de Diáconos permanentes, 2,5%.
No Brasil alguns sacerdotes conquistaram um espaço na mídia e apresentaram uma nova imagem destes imagens tantas vezes ofuscadas pelos erros de alguns e pelos esteriótipos da mídia. Contudo, os sacerdotes famosos e os menos famosos são todos iguais diante de Deus e possuem uma mesma e única missão, a de oferecer o sacrfício de Cristo em expiação dos pecados da humanidade inteira.
A contribuição dos sacerdotes na história da humanidade vem desde as origens da fé católica. Sendo eles doutores, inventores, cantores, escritores, administradores, pesquisadores, teólogos, enfim, em várias vertentes puderam ajudar a formar o mundo no qual vivemos hoje.