Uma das frases mais citadas pelos protestantes é  “igreja não salva”. De tanto ser repetida muitos católicos desavisados caíram nas falácias que acompanham a argumentação pífia como “eu me relaciono direto com Jesus”, “não preciso de mediação entre eu e Deus” e coisas do gênero.

Outros ainda entendem a busca de Deus como uma ação individual e até egoística. Não importa os outros, basta a relação eu-e-o-meu-deus. Cria-se uma verdadeira idolatria da salvação como uma conquista pessoal e individual, não  importando as relações com o próximo e o ensinamento do próprio Evangelho e das Sagradas Escrituras que nos manda amar uns aos outros e viver em comunidade.

É contraditório o ensinamento “igreja não salva”, quando acompanhado de um desprezo à instituição. O que mais um protestante é deseja é convencer uma pessoa a ser membro de uma…igreja. Na verdade,para muitos, a pessoa pode participar e deve ser membro de qualquer igreja, menos da Católica Apostólica Romana. Até um crente desviado é mais abençoado do que um católico praticante. Um completo erro de ensinamento.

Pois se igreja não salva porque erigir milhares de templos, disseminar outras milhares de doutrinas?

Observem os católicos que nós acreditamos na Igreja como Corpo Místico de Cristo. Não é uma mera aglomeração de homens. Ela é depositária da salvação. Somos uma comunidade viva na qual inabita a Santíssima Trindade. Somos comunhão de amor, humana e divina.

Igreja é comunidade, convocação de fieis. Foi entre  irmãos que Deus se manifestou. Tomé só teve sua experiência fundamental Com o Cristo ressuscitado quando se encontrava com a comunidade apostólica. Da mesma forma, o derramamento do Espírito Santo em Pentecostes se deu quando os discípulos estavam reunidos com a Virgem Maria no cenáculo. Foi o próprio Cristo que ensinou “onde dois os mais estiverem reunidos em meu Nome eu estarei no meio de vós”.

Que o ditado “igreja não salva” seja restrito ao ensinamento protestante. Isto não é doutrina de católico. 0s desavisados estudem mais, aprofundem o conhecimento e não se deixem levar  pelo ensinamento egoístico que até o céu é visto como uma conquista unicamente individual, independente dos irmãos. Somos uma Comunidade de amor, cheios da graça de Deus.

Voltaremos a abordar a temática.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles