"Os maridos precisam amar (agapate) suas mulheres (cf. Col 3,19)".

“Os maridos precisam amar (agapate) suas mulheres (cf. Col 3,19)”.

A Festa do Natal Senhor é celebrado com uma oitava, ou seja, durante oito dias é como se fosse um único dia tamanho é o mistério celebrado. Neste domingo a Igreja celebra o dia da Sagrada Família, Jesus, Maria e José.

Em sua homilia dominical, o pároco de Guaiuba, Emílio Cesar, aponta três princípios revolucionários que o cristianismo introduziu no conceito de família. “Em primeiro lugar, a igualdade de dignidade entre homens e mulheres, escravos e livres, judeus e pagãos”, diz o sacerdote, e explica: “Isso significa que a ideia presente em alguns meios judaicos que a mulher é inferior ao homem e, por isso, lhe devia obediência é falsa!”.

O segundo princípio diz respeito ao tema submissão. “A submissão (hypotassesthai), traduzida no texto litúrgico por solicitude, da mulher ao marido deve ser realizada ‘como convém, no Senhor’ (cf. Cl 3,18). Não é uma submissão absoluta, mas balizada pelo princípio da fé em Cristo, só ele é o absoluto da mulher”.

Os maridos precisam amar (agapate) suas mulheres (cf. Col 3,19). O verbo utilizado não é o de amor-eros, nem o de amor-filia, mas aquele amor com o qual Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (cf. Ef 5,25)”, esta é a terceira regra apontada pelo religioso.

Padre Emílio explica que  “essas três novidades cristãs inseridas no código de comportamento familiar nos mostram que o cristianismo não canonizou uma instituição injusta, mas a aceitou e tentou cristianizá-la o máximo que conseguia”.

Estas novidades cristãs  permitem repensar e reinventar a instituição a partir das mudanças sociais. Contudo, o padre lança um alerta: “Pena que alguns setores da Igreja não têm ajudado a fazer esse processo de conversão tão necessário nos dias de hoje, mas insistem em pregar um modelo social de família que não é vinculado ao evangelho de Nosso Senhor mas a sociedades patriarcais“.

Confira outras homilias de Padre Emílio Cesar em seu blog: http://paroquiamissionaria.blogspot.com.br/

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles