Glauco Barreira Magalhães Filho é um renomado pastor que está à frente da Igreja Batista Moriá, em Fortaleza. O líder religioso é professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará. A pedido do Ancoradouro, Pastor Glauco comentou o episódio sobre o que teria sido a apresentação de um cartão de crédito durante culto na Igreja Lagoinha, em Orlando, nos Estados Unidos. O cartão teria a marca Fé, na mesma logotipia já empregada em vários produtos do pastor André Valadão.

Pastor André Valadão lança cartão de crédito durante culto.

Uma má compreensão do que alguns chamam de ‘princípio da encarnação’ tem levado igrejas a buscar referências nos paradigmas mundanos e seculares”, começa o Pastor. Ainda segundo ele, “o processo geralmente começa com aberturas no estilo musical e na forma empresarial de organização das atividades especificamente religiosas, chegando ao ponto de parecer uma agência bancária ou de crédito, como no caso em questão”.

Pastor Glauco Barreira.

Para o líder religioso da Moriá, Jesus se encarnou não por uma estratégia, mas por uma necessidade (“sem derramamento de sangue não há remissão”). “Nós já somos encarnados por natureza. O que precisamos é aprender a distinguir o santo do profano e o precioso do vil”, explica. “Ao contrário do que se apresenta, já houve tempo em que a igreja foi o paradigma da cultura secular. Se cultura é manifestação da vida, como disse Michel Henry, a vida espiritual deve ter a sua própria expressão. Quando começa a parasitar em outra é porque a morte tomou o lugar da vida”, finaliza o reverendo.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles