O Vereador Jorge Pinheiro (DC) participará, a convite do Conselho Episcopal Latino-Americana (CELAM), do Encontro de Católicos com Responsabilidades Políticas a Serviço dos Povos Latino-Americanos. O evento ocorrerá em Assunção, Paraguai, entre os próximos dias 10 a 12 de abril e tem como objetivo principal a troca de experiências, testemunhos e reflexões sobre a atuação de leigos católicos que assumem responsabilidades políticas a serviço dos povos da América Latina.

Jorge Pinheiro é um dos autores do projeto que institui o Dia do Nascituro, em Fortaleza e responsável pelo requirimento da sessão solene da Marcha pela Vida.

Encabeçado pelo Cardeal Marc Ouellet, Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, o encontro contará com a participação de cerca de 20 prelados, entre Cardeais e Bispos, incluindo o Arcebispo de Assunção, o Cardeal Presidente do CELAM e os representantes de todas as Conferências Episcopais nacionais. A eles se juntarão cerca de 80 dirigentes políticos, sendo 25 brasileiros, indicados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os quais está o Vereador de Fortaleza Jorge Pinheiro.

Jorge Pinheiro é consagrado na Comunidade Católica Shalom.

Como parte das atividades, serão realizados painéis versando sobre a democracia na América Latina; as prioridades e desafios para uma Política Democrática na região, à luz do magistério do Papa Francisco; a contribuição da Igreja para a regeneração da dignidade política e a formação de uma nova geração de católicos na vida pública. Haverá ainda a projeção de uma mensagem de vídeo enviada por Sua Santidade, o Papa Francisco, que deverá orientar o espírito dos trabalhos.

Em mais de uma ocasião, o Santo Padre manifestou seu apreço pela atividade política, que, segundo ele, é uma das formas mais elevadas da caridade, já que está a serviço do bem comum. Na exortação apostólica Evangelii Gaudium, Francisco afirmou ser “imperioso que governantes levantem os olhos e ampliem suas perspectivas; que procurem garantir educação, saúde e trabalho digno para todos os cidadãos”, sugerindo-lhes inclusive que peçam ajuda a Deus para que inspire seus planos.

Os leigos católicos, por sua própria identidade e circunstância, são chamados a refletir sobre as novas formas de celebração e organização da fé, de modo que vejam seus valores espelhados na realidade social e política em que se encontram. Segundo o último Censo IBGE, cerca de 67% da população fortalezense é composta por Católicos Romanos. Na condição de representante do Município de Fortaleza e do povo fortalezense, o Vereador Jorge Pinheiro deverá levar sua contribuição ao encontro, reafirmando os valores que reiteradamente tem defendido em sua atuação na Câmara Municipal: a vida, a família, a subsidiariedade e a solidariedade.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles