Bispo da Diocese de Caruaru, Dom Ruy Lopes editou decreto oficializando oração privada pela beatificação de Dom Henrique Soares (@domhenriquesoares), Bispo da Diocese de Palmares falecido no dia 18 de julho de 2020, seguindo as disposições canônicas.

Dom Henrique Soares, bispo de Palmares-PE.

“O Bispo de Caruaru aprova oração pela abertura do processo de beatificação de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo, e anexa novena do seguimento de Cristo, cujos originais impressos encontram-se aprovados na Cúria Diocesana de Caruaru, no dia 15 de setembro de 2020″, lê-se em um trecho do decreto que foi recebido por Guto de Azevedo, do Instituto Dom Henrique Soares.

A autorização da Igreja veio depois do pedido dos fiéis. “O natalício para a eternidade do saudoso irmão no episcopado Dom Henrique Soares da Costa gerou nos corações de muitos fiéis católicos, dentro e fora dos limites  desta Igreja diocesana que peregrina em Caruaru  um piedoso e uníssono desejo de que a Santa Igreja, observada a normativa específica sobre a questão, possa um dia instituir e instruir o processo de beatificação deste muito estimado irmão, ínclito pastor  da Diocese de Palmares, Pernambuco”, diz o texto lido em Celebração Eucarística nesta terça-feira, dia 15.

Dom Henrique Soares.

Dom Ruy entregou aos Padres Frederico e Arlindo as insígnias episcopais de Dom Henrique. “Vou devolver a Mitra de Dom Henrique porque os seus despojos, embora estejamos aos pés da Cruz não são repartidos. Ele já está na glória, ele não usa mais as insignias episcopais porque as suas vestes estão alvejadas no sangue do Cordeiro. Recebam e guardem como a grande relíquia deste grande bispo que foi um grande dom para a Igreja de Palmares”, disse o Bispo.

A oração e a novena, se acordo com a regra canônica, encaixada na esfera privada, não podem ser recitadas nas ações litúrgicas, isto é, durante o culto púbico da Igreja, celebração dos sacramentos, sacramentais e Liturgia das Horas.

Páscoa de Dom Henrique 

Dom Henrique Soares fez sua páscoa aos 57 anos  na noite de  sábado, em  18 de julho de 2020, vítima da Covid-19. O Bispo estava internado havia duas semanas em  Unidade de Tratamento Intensiva do Hospital São José, de Recife.

Dom Henrique também foi pioneiro no bom uso das plataformas digitais para anunciar a Palavra de Deus. Ainda padre, lá nos inícios no novo milênio, criou um blog com pistas de reflexão sobre a Liturgia da Palavra Dominical, um serviço de muita utilidade aos padres. Foram vários os artigos publicados e posteriormente se dedicou também à gravação de vídeos e programas de rádio.

Baixe a oração e novena pela beatificação de Dom Henrique Soares

Acompanhe a Missa exequial de Dom Henrique Soares

Luto: Dom Henrique Soares falece aos 57 anos

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles