O jornal italiano Il Fatto Quotidiano trouxe a informação em primeira mão que o milagre da liquefação do sangue de São Januário não aconteceu neste dia 16 de dezembro, como geralmente acontece nesta e em outras datas, desde o século 14. O fato considerado milagre quando não acontece está associado a catástrofes mundiais. Acompanhe a matéria.

Milagre de São Januário não se renovou.

Hoje é o dia  16 de dezembro. A data em que é esperada a liquefação do sangue de São Januário . Mas o ‘milagre’ não foi renovado. Segundo a tradição, esta é a última das três datas (as outras são o primeiro domingo de maio e 19 de setembro) em que o sangue derrete, mas o abade da Capela de San Gennaro da Catedral de Nápoles , Monsenhor Vincenzo De Gregorio , foi muito claro e no final da Missa da manhã, a das 9, disse: “Quando tiramos a caixa do cofre – explicou o abade – o sangue estava absolutamente sólido e continua absolutamente sólido ”.

A liquefação ocorre desde 1389, o ano em que pela primeira vez o ‘milagre’ foi atestado. Mas o que aconteceu no passado quando o sangue permaneceu sólido? Em setembro de 1939 estourou a Segunda Guerra Mundial, em 1943 foi a vez da ocupação nazista. Novamente, em 1973 houve a epidemia de cólera, enquanto em 1980 ocorreu o dramático terremoto na Irpinia. Em suma, a falta de liquefação é considerada portadora de eventos nocivos . Há tempo até esta noite. O relicário será devolvido à Capela às 12 horas para ser retomado às 16h30 .

Às 18h30 será celebrada a Missa , e então os fiéis saberão se ocorreu o chamado ” milagre laical ” , assim denominado por se realizar na Capela de San Gennaro, administrada pela Deputada de San Gennaro, instituição secular nascida em 13 de janeiro de 1527 em um voto da cidade e presidido pelo prefeito de Nápoles. Este ano, porém, as celebrações decorrem no altar-mor da Sé Catedral para garantir os espaçamentos necessários previstos no regulamento anti Covid , difícil de garantir no interior da Capela, que tem dimensões menores.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles