rela

Há certo tempo estava buscando inspiração para escrever sobre um tema de suma importância e esta me veio nesse texto que você lê agora, a conexão entre os relacionamentos humanos e nosso espírito.

Somos seres espirituais habitando corpos físicos. Estamos neste planeta de passagem por um tempo extremamente curto. Em nossa essência mais profunda, há a necessidade de termos bons relacionamentos, uma conexão sincera e profunda com outras pessoas. Infelizmente, devido principalmente aos avanços tecnológicos, hoje está cada vez mais difícil construir relacionamentos significativos.

Essa dificuldade acaba interferindo naquilo que deveria ser a maior de nossas buscas, a espiritualidade. Eu gosto de comparar a espiritualidade com a construção de uma casa ou de um prédio. Primeiro se colocam as vigas, o concreto e toda a estrutura da base, depois vai se levantando as paredes e só no final é que se constrói o teto com o telhado.

Nossa vida é assim, as bases e as vigas fortes de sustentação são os nossos afetos como um todo, afetos esses da família, dos amigos, e dos amores.

Essas três dimensões são a argamassa para uma casa bem fundamentada e forte. Qualquer tipo de problema na ordem familiar, amizades ou relacionamentos amorosos nos atrapalham nesta plenitude do espírito.

A espiritualidade está no topo da casa, ou seja, é o teto com seu telhado. Uma casa sem teto não protege quem está dentro dela, não dá o controle do calor e do frio. Já pensou nisso? É a existência do teto e telhado que gera o controle térmico de uma casa.

Levando para nossa vida, o que seria? Sem a espiritualidade, nossa vida se torna fria e sem um significado mais profundo. Ela dá o equilíbrio deste calor, para não ser nem quente demais nem frio demais. Ser a temperatura ideal para a felicidade e realização pessoal. A espiritualidade nos leva até o CAMINHO DO MEIO, que digo e repito, sem dúvida é o caminho mais perfeito para a civilização humana.

Jesus Cristo ensinou o caminho do meio sabia, disso? Lembra aquela linda passagem em que ele diz: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Ou seja, não se pode misturar a vida material com a espiritual, elas pertencem a esferas diferentes da vida, mas ambas são importantes. Se buscamos o equilíbrio perfeito entre as duas (o que admito que não é nem um pouco fácil!), podemos crescer exponencialmente em nossa vida e levar toda essa abundância para muitas outras pessoas.

A mensagem que quero lhe transmitir hoje é muito simples, porém, é de uma profundidade incrível.

Busque primeiro estabelecer boas conexões com as pessoas que você ama, depois com as outras pessoas que cruzam pelo seu caminho. Tendo bons relacionamentos, certamente você caminhará para crescer espiritualmente, pois uma coisa leva a outra.

Tomo por mim. Sou prova viva de tudo que estou escrevendo aqui. Há alguns anos, eu era muito diferente da pessoa que sou hoje. Eu sempre tive um relacionamento muito bom com todos os meus familiares, mas as amizades e os relacionamentos amorosos eram um desastre. E talvez os leitores mais antigos do meu blog pessoal saibam, pois já falei isso algumas vezes. Eu era extremamente tímido, e essa timidez atrapalhava imensamente as conexões com quem se aproximava de mim.

Eu levei muito tempo para me trabalhar as emoções e melhorar minhas amizades primeiramente, e depois meus relacionamentos amorosos.

Enquanto estava “dando uma arrumada na casa”, para falar no dito popular, praticamente não tive nenhum avanço mais profundo na espiritualidade, exatamente porque esse vem por último. E decorre do amor.

Preciso frisar bem isso. O amor é o que gera toda essa bonita casa. E o engraçado é que ele não acaba nem precisa ser comprado mais, como fazemos com o cimento, os tijolos e as telhas de uma casa.

O amor esta dentro de nós e a tendência natural é que ele cresça cada vez mais. Disse no início! Somos seres espirituais habitando corpos físicos. Há uma conexão profunda de nossas almas com todo o Cosmos. O que é o Cosmos? Esse termo é simples, mais colocado de forma complicada para as pessoas. Em resumo, o Cosmos é o TUDO,o TODO, é o UNIVERSO, e o universo é ENERGIA. Tudo é energia e tudo está interconectado.

O amor vem dessa energia cósmica e quanto mais conectados com a nossa essência, com a família, com os amigos e com a pessoa que divide a vida conosco, mais o amor divino entra em nosso coração. Ele é a porta. O coração conecta nosso espírito com todo o universo, com o Cosmos. Está conseguindo entender? Estou transmitindo da maneira mais simples que posso fazer.

Portanto! Ame! Ame muito. Comece pequeno. Parece aquele papo dos empreendedores, mas é assim mesmo.

Recapitulando! Comece amando seus pais, seus irmãos, seus primos, suas tias.

Depois leve esse amor para os amigos, para as pessoas que trabalham com você, para quem esbarra com você no dia a dia.

Depois leve esse amor para o parceiro(a) sentimental.

Ao fazer isso e conseguir a harmonia. Você levará esse amor para a natureza, para os animais, para as plantas, para os mares, as florestas e toda a maravilha que nossos olhos podem captar.

A partir deste ponto passamos a SER AMOR. Esse é meu maior desejo, SER AMOR. E nessa reflexão quero lhe ajudar a despertar também para essa dimensão incrível do amor.

Estamos todos conectados pelo amor. Esse amor é a transcendência, ele é a verdadeira espiritualidade.

Se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho um texto muito bonito da querida Monja Coen que aprofunda todos esses pontos que foram tocados nesse texto.

Paz e luz…

Acesse o amor em você

 

 

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles