Artesanato da Mente

Comece 2021 com suavidade para poder florescer ao longo do ano

Estou escrevendo esse texto nos últimos dias de 2020, um ano extremamente desafiador para todos nós, devido à pandemia do coronavírus. Quero compartilhar nesse texto de fechamento do ano uma linda reflexão que li num livro chamado “O retorno à origem” de Lex Hixon, na qual ele compartilha as sabedorias das mais diversas culturas e religiões de forma simples e objetiva. Trata-se da sabedoria do taoísmo extraídas do livro “I Ching”. Confira!

“A saúde que retorna após uma doença, o entendimento que ressurge após uma discórdia, enfim, tudo o que está recomeçando deve ser tratado com suavidade e cuidado, para que o retorno leve ao florescimento.”

*********

Uma das coisas que já vinha trabalhando em mim e que consegui aprofundar em 2020 foi a paciência, o saber que todas as coisas levam um tempo para acontecerem, para maturarem. Nada surge simplesmente “do nada”, essa é uma verdadeira ilusão!

Acho maravilhosa a palavra florescimento, porque ela por si só já nos confirma isso. Só pode haver o florescimento de uma planta se for dada a ela o tempo e as condições necessárias para tal. Primeiro a semente deve cair em solo fértil, ser regada e a terra adubada. Depois que a semente desabrocha da terra ela precisa ser nutrida pela luz do sol, pela água e pelos nutrientes do solo. A planta vai crescendo, crescem os galhos e folhas, para só depois surgirem as flores com seus frutos…

Se impedirmos esse processo de acontecer, não há o florescimento! Assim somos nós também. Nosso florescimento se dá a partir das nossas experiências de vida, das nossas vitórias e derrotas, das quedas e reerguidas constantes.

Meu ano de 2020 foi repleto desses altos e baixos, mas com eles pude aprender muito e vários desses aprendizados foram compartilhados nos textos do blog, nos podcasts do Spotify e também nos vídeos que comecei a produzir pelo Youtube. E venho hoje lhe levar junto comigo a refletir sobre essa sabedoria incrível do taoísmo.

Quando você para, silencia, medita e analisa com calma cada uma das suas ações e tomadas de decisão, a intuição é fortalecida e fica um pouco mais fácil discernir qual o melhor caminho a seguir e que escolhas tomar. Se você adoeceu, pode fazer uma análise do que causou esse desequilíbrio no corpo físico e assim, mudar de postura para não mais adoecer, pelo menos não mais daquela mesma enfermidade.

Da mesma forma as discussões, quando você extrai delas todos os aprendizados para a sua evolução, você eleva um degrauzinho o seu patamar de consciência e dessa forma se torna um pouquinho melhor e maior do que era antes. Essa elevação da consciência já é o próprio florescimento entende?

2021 está chegando com novos desafios, com surpresas que lhe farão se sentir balançado em suas estruturas, porém, ao se conectar com a espiritualidade, com sua intuição e com a sua essência, você terá meios e ferramentas para superar tudo o que surgir como desafio. Quanto mais leve e suave estiver por dentro, mais rápido você conseguirá acessar dentro de si mesmo essa força e esse caminho para solucionar esses desafios que surgirem.

Portanto! Que você sempre tenha em mente que essa conexão interior, da qual também podemos chamar de autoconhecimento, é o caminho para nossa ascensão, nosso crescimento, nossa evolução, nosso florescimento e o cumprimento da nossa missão de vida.

Que 2021 seja um ano esplêndido e que possamos caminhar juntos, sempre evoluindo um passinho de cada vez, sem pressa e sem pausa, nessa jornada infinita chamada vida…

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *