Blog do Leão

Memória de Leão – Time de mágicos

248 13

Amigos, na semana anterior lembramos o título de 1982. Hoje vamos falar de um dos melhores times da história do futebol cearense: o Fortaleza de 1983. Naquele ano, conquistamos o bicampeonato derrotando novamente o Ferroviário na final por 2×0 (O Leão venceu os dois primeiros turnos e o Ferroviário ganhou o terceiro).

Mas na vitoriosa campanha, houve um clássico-rei marcante, que ocorreu ainda no primeiro turno. Depois de ver o rival abrir 2×0 no placar, o timaço tricolor comandado por Adilton e Assis Paraíba, e com um ataque formado por Luisinho das Arábias e Júlio César, simplesmente passou por cima e virou o jogo para 3×2 de forma alucinante, com dois gols do Luisinho e um do Adilton.

Primeiro detalhe: este jogo ocorreu em 12 de junho de 1983, ou seja, domingo passado fez exatos 28 anos. Segundo: notem as camisas com listras verticais, que foi usada por várias vezes naquele ano. Terceiro: no vídeo não tem os gols do Ceará, já inicia com o jogo em 2×0.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3xk7rtUJzAg[/youtube]

13 Comentários

  • Falcão disse:

    UM DOS MELHORES ELENCO DO MEU LEÂO! SE EU NÃO ESTOU ENGANADO O ATAQUE ERA; EDSON,LUISINHO DAS ARABIAS E JULIO CÈSAR, È ISSO MESMO ELENILSON?

  • Pablo Mesquita disse:

    Elenilson, com certeza vc agora fez a nação tricolor chorar de saudade! Cara, lembrar de um julio césar, o Uri gueller, lembra?
    de um Edson, assis paraiba, adilton, e outros tantos craques de bola, é simplesmente incrível! Realmente uma equipe fantástica, e olhe que do lado de lá, estava nada mais nada menos que o Grande Paredão Lulinha! Parabéns, pela bela escolha!

  • Antonio Carlos Damasceno disse:

    Eu estava la. Bons tempos.

  • Fred disse:

    Ainda tinhamos Wescley, Tadeu, Pedro Basilio, Serginho, Salvino, Caetano, Marquinhos, Zé Eduardo, etc…; Contra esse time aí que foi derrotado, nesta epoca bastava apenas por as camisas em campo…

  • Fred disse:

    Não estava Elenilson, o volante era o Serginho que tinha vindo do futebol carioca; Chegou aqui como um ilustre desconhecido,e acabou o campeonato como um dos melhores jogadores do time, e na minha opinião um dos melhores camisas 5 que já passaram pelo Pici.

  • Tom Tricolor disse:

    O Nélson (volante) foi quem roubou a bola do primeiro gol. Detalhe foi a bola do terceiro gol passando no meio das pernas do Lula Pereira. Tava lá e quase me acabo de tanta felicidade.
    Este time (Assis Paraíba, Adilton, Nelson, Serginho, Edson, Luisinho das Arábias, Júlio César, etc), a meu ver, disputa com o timaço de 1973/1974 (Amilton Melo, Zé Carlos, Serginho Amizade, Pedro Basílio, Beijoca, Chinesinho, etc), qual foi o melhor time da história do Fortaleza, e consequentemente o melhor time do futebol cearense de todos os tempos. Grande “recordando” Elenilson.

  • Flávio disse:

    De arrepiar, por ter sido um dos melhores time da história e pela tradicional comemoração do Luizinho das Arabias.

  • fabio luis disse:

    Seria bom vermos a escalação desse TIMAÇO…

  • Tavares disse:

    Fortaleza é Fortaleza.

  • Rogério disse:

    Esse mesmo time desbancou a soberba do “Eurico Miranda” aqui no castelão quando ganhamos do Vasco por 2 x 1 , do São Paulo (base da copa da Espanha) quando ganhamos de 1 x 0 e do Palmeiras em pleno Pacaembu 1 x 0 gol do centroavante Wagner, se não me falha a memória era reserva do Luisinho e do Evilásio. Bonsnsnsnsnsnsn tem……….pos!
    Saudações Tricolores !

  • Carlos Augusto disse:

    Realmente, bela lembrança camarada, para mim, então, especialíssima. Esse é o primeiro jogo de que tenho lembrança de ter ido assitir no Castelão, junto do meu saudoso pai. Valeu muito! Abs.

  • Ronald Pinheiro disse:

    Pra mim o melhor Fortaleza que já tivemos o de 1983.
    Mas, Rogério o time foi que ganhou do Vasco e São Paulo(Valdir Perez,Oscar,etc.) e do Palmeiras lá, depois tivemos um sensacional 3×3 com mais de 40.000 no Castelão.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 1 =