Blog do Leão

A matemática do returno

1451 17

 

Caros tricolores, fechamos os jogos de ida com 20 pontos dos 27 disputados. Fizemos 5 jogos no PV e 4 longe da torcida. No returno será o inverso: iremos fazer 5 jogos fora de casa e somente 4 dentro dos nossos domínios. Levando em consideração que  os times que estão em terceiro, quarto e quinto lugares fecharam o turno com 13 pontos, e destes apenas o Salgueiro jogará 5 partidas em casa no returno, pois Santa Cruz e Paysandu jogarão agora somente 4 em seus campos, vamos projetar que o desempenho desta turma melhore em 3 pontos e algum deles feche o returno com 16 pontos, fazendo 29 no total.
Teríamos que 30 pontos seriam suficientes para assegurar, pelo menos, a segunda colocação. Ou seja, se vencermos os 4 jogos em casa ( Luverdense, Paysandu, Cuiabá e Icasa), finalizando a 1a fase com 32 pontos teremos quase 100% de possibilidades de ficar entre os dois melhores e decidir o acesso dentro do PV. E vejam que não estou contabilizando NENHUM ponto ganho fora de casa neste returno, o que acho pouco provável. 

Bom, a matemática é por aí, mas a bola não estuda. Ela só quer saber de rolar, ser bem tratada e balançar as redes. Os números são frios e o futebol borbulha, portanto vamos continuar torcendo e fazendo nossa parte de encher o PV, aí sim, no final até Pitágoras trocará catetos e hipotenusa por um teorema que envolve a soma da felicidade, bandeiras, foguetes e um barril de chope.

Vamos em frente que o caminho é árduo!

Saudações tricolores

17 Comentários

  • Carlos H. disse:

    Dos 5 jogos nesse returno que faremos fora de casa, na teoria o mais complicado será contra o Santa Cruz, os outros adversários: Guarani de Sobral(provavelmente já rebaixado), 13 (provavelmente já rebaixado), Águia e Salgueiro, são equipes no meu modo de entender, possíveis de serem batidas em seus domínios. O Vica já mostrou ser um técnico bastante inteligente, que conhece e estuda bem os adversários. Nesse returno não duvido em nada uma repetição da pontuação conseguida nas primeiras 9 partidas. Não basta ser Leão, tem que ser de aço!!!!!!

  • Kleiton Nascimento disse:

    Será um mais um jogo difícil, mas o Rei Leão do Pici vai quebrar o tabu com o muito bom treinador Vica e os seus entusiasmados comandados.

  • Angelo disse:

    Muito bom o terceiro parágrafo e a imagem deste Post. Para mim é só manter a humildade e determinação que conseguiremos o sonhado acesso. Vida Eterna ao Leão!!!

  • Gerlanno disse:

    Ao meu ver.. o jogo chave vai ser esse contra o águia! … se o Leão trouxer os 3 pontos meu amigo! é manter a pegada! e não perder pontos em casa que a classificação está assegurada!

  • Fred disse:

    Não existe nada facil pra gente, porém mais do que nunca precisamoa fazer o dever de casa, e fazermos um bom papel nos jogos dentro PV, bem como nos jogos fora contra os times de menor porte fora de casa.
    Eu acredito perfeitamente que possamos encerrar a fase como primeiro ou segundo, até mesmo pelo fato de termos aberto uma vantagem de 7 pontos para o terceiro colocado.
    Mas o que mais me motiva não é nada disto; O que mais me motiva é nova cara que o Vica deu ao nosso time, a mudança foi radical.
    De um futebol medroso e covarde passamos para um futebol destemido e ousado. Viram só o Guto? Marginalizado pelo Nedo, e comendo a bola com o Vica. Aquele gol de sabado eu no lugar dele teria oferecido de publico as pessoas que um dia duvidaram do seu futebol, em especial ao ex treinador.
    Não ganhamos nada ainda, porém a estrada vem sendo construída de uma forma segura, concreta, e como diz o ditado, Deus ajuda a quem trabalha.
    Acho que nos jogos fora contra Aguia, Treze e Guarany nós possamos beliscar pontos, e ter pelo menos um aproveitamento de 50% dos pontos disputados nestes três jogos.
    O jogo que mais temo fora de casa é contra o Salgueiro, já cantei a bola aqui varias vezes, vi este time jogar ao menos três vezes este ano pelo estadual de PE, e nem um dos grandes de lá conseguiu ganhar deles jogando fora de casa.
    Continuemos nossa caminhada rumo ao nosso objetivo maior.
    O que tem de gente da imprensa que se sente encomodada com a campanha do FEC dá para encher um caminhão.
    Vamos continuar apoiando o nosso time.

  • Fred disse:

    Outra coisa que esqueci de falar, o Vica é um treinador estudioso. Ele estuda o adversário, e daí põe o time para jogar conforme a necessidade, coisa de treinador moderno.

  • Antonio Carlos Moreira disse:

    ACHO QUE O PIOR JÁ PASSOU,ENTRAMOS NO RITMO,TEREMOS O SEGUNDO TURNO,COM UMA DIFERENÇA POSITIVA,O VICA,TERÁ AGORA TODOS OS JOGADORES A DISPOSIÇÃO,ACREDITO,QUE O JOÃO CARLOS,FABRICÍO,CIRO SENA,SERÃO TITULARES,FAZENDO COM QUE O TIME,SEJA MAIS FORTE AINDA PARA A DISPUTA DO MATA-MATA…NO MAIS É CONTINUARMOS FAZENDO O QUE SEMPRE FAZEMOS,LOTAR O PV….

  • João Ximenes disse:

    Teorias, estatisticas e matemática no futebol não entram em campo.
    O que existe, é a realidade, é o momento da equipe no campeonato.
    E nestes quesitos, estamos muito bem, obrigado.
    Se conseguir-mos manter esse ritimo, não tenho dúvidas que chegaremos lá.
    Agora, é preciso manter o FOCO no objetivo final, que é classificar.
    Das quatro equipes “taxadas” inicialmente, pra brigarem diretamente pela próxima fase(Fortaleza, Santa Cruz, Paysandú, Salgueiro-corria por fora)., estamos entre elas, e o que é melhor, estamos à frente de todas elas
    O que alterou aí, é que apareceu mais um concorrente direto, e que está na liderança no momento, que é a Luverdense, que jogaremos contra ela, em casa, no PV, já na segunda rodada desta fase que definira os quatro primeiros.
    É garantia de alguma coisa? NÃO.
    Mas é uma vantagem inegável para o bjeto final.

    Fizemos 5 jogos em casa, ganhamos 4, empatamos 1.
    Fizemos 4 jogos fora ganhamos 2, empatamos 2.

    Agora, vai inverter?
    Jogaremos 5 jogos fora(Águia, Salgueiro, Treze, Santa, Guarani)
    Só não vencemos o Águia(empate 0 x 0)
    e 4 jogos em casa(Luverdense, Paysandú, Cuiaba, Icasa)
    Só não vencemos o Cuiabá(empate 0 x 0)

    Estamos bem na fita e acredito vamos chegar lá.
    Vamos subir sim!!!!

  • Richard disse:

    Inclusive, vencer o Luverdense em casa pode ser a chave para terminar em primeiro no grupo. Aposto em 21 pts nesse returno.

  • Amaury disse:

    Abaixo mensagem enviada ao jornal OPOVO de interesse de todos tricolores e sãos torcedores. Um protestop co9ntra a violência e crimes praticados com a conivência do jornalista Ciro Câmara.

    From: famygf@hotmail.com
    To: arlen@opovo.com.br; fatima@opovo.com.br; jacksoncruz@opovo.com.br
    Subject: O POVO NUNCA FOI DE LATRINA DE CRIMINOSOS
    Date: Thu, 30 Aug 2012 15:05:16 +0300

    Prezados Senhores,

    O primeiro jornal que lí foi OPOVO em 1961. A partir daí sou leitor assíduo de OPOVO há mais de cinquenta anos e venho através da presente deplorar algo. Sob total conivência, inconsequência e irresponsabilidade do moderador Ciro Câmara o Blog GOL vem sendo utilizado por pessoas de má índole, emporcalhando as páginas de um jornal de tanta tradição, constrangendo, caluniando, difamando, prarticando crimes em conluio.

    Peço encarecidamente que analisem o conteúdo da postagem “BOLA CULTURAL – Outubro Tricolor vem aí”. De 52 comentários nada mais que dez foram feitos por um elemento que se alcunha CARLOS LIMA na verdade pseudônimo para dificultar a ação de suas vítimas. Mas não se atenham à matéria acima, vão mais longe, analisem com cuidado e imparcialidade o que este nocivo elemento vem impunemente e sob incompreensível cumplicidade ousada e criminosamente vem fazendo há tempos, transformando um espaço que deveria e na verdade tem como pilares a boa discusão, a ética e o respeito tão violentados, tornando-o tristemente em penico de frustrações, depositário do ódio e do cinismo. Vejam que todos seus comentários são pautados pelo cinismo, pelo ódio desbragado, psicopático e esquizofrênico, algo totalmemte permitido e claramente tolerado inexplicavelvelmente pelo senhor Ciro Câmara, jovem mas inexperiente jornalista que em nome de sua paixão clubísitica permite tanta violência e canalhices se negando a ver o tamanho da ignominia e tampouco a utilização de um espaço em um órgão de maior tradição jornalística do Estado ser utililzado de forma tão imoral, indecente e indigna de sua tradição, coerência e de seus leitores. Fiz vários protestos, lamentavelmente todos censurados e ignorados pelo jornalista numa atitude antiética, autoritária, antijornalística e antiprofissional.

    Assim sendo, peço encarecidamente que a direção do órgão tome imediatamente um posicionamento digno de sua tradição e largo prestígio aduqirido em muitos anos de coerência, coragem e verdadeiro jornalismo, hoje lamentavelmente jogado à lama e à sanha de canalhas por abrigar coisas tão torpes, vís, indecentes e criminosas que podem causar sérios danos à empresa.

    Até quando as páginas de OPOVO servirá de latrina de psicopatas espírito recheados de insano ódio? O lugar destes não seria um manicômio?

    Peço aos destinatários a gentileza de encaminhar o presente a quem esteja afeto o gravíssimo assunto se não lhes for da alçada, inclusive ao citado jornalista Ciro Câmara a quem enviarei esta mensagem como comentário na matéria acima citada.

    O que diriam e sentiriam Demócrito Rocha, Paulo e Albaniza Sarasate de tanta imoralidade e insensatez?

    Grato,
    Amaury Feitosa
    Fortaleza-CE

  • leo disse:

    Que historia e essa que o ray tomo a vaga do Cléo no banco meu DEUS se for verdade ficarei muito triste pois pra mim o Cléo era para ser titular.
    O vica pelo amor Cléo e o cara>

  • J Carvalho disse:

    Caro Elenilson, muito bom o seu comentário embora matemática e estatística não falem a realidade do futebol, ajuda a discutirmos com um pouco de racionalidade. Vejo o momento do Fortaleza muito bom, pois além do técnico ter o grupo na mão, tem demonstrado que não se acomoda com pouca coisa, vem mudando a equipe a cada jogo e de acordo com o seu adversário, ajudado pela recuperação de todo o grupo de atletas e isso só faz o grupo crescer. Acho que se vencermos esse próximo compromisso contra o águia, temos tudo para brigarmos pela 1ª colocação, pois o PV será pequeno para o jogo contra o Luverdense, tornando-se o 12º o que pesará bastante a nosso favor. Isso não quer dizer que não podemos chegar lá com um outro resultado. Dos jogos que iremos fazer fora o Águia pelo campo e o calor será um dos mais difícil, o Salgueiro será outra pedreira pelo time que tem, acho que será um que irá brigar até a última rodada por uma vaga. O Santa é claro que irá ser um jogo difícil, mas pelo futebol que vem apresentando e num estádio grande, o Leão poderá apresentar o seu futebol e brigar de igual para igual com eles. Só posso dizer que estou bastante esperançoso este ano, tanto pelo que o time vem apresentando focado num só objetivo, a chegada do Vica que um trouxe trabalho novo, onde não vemos ninguém titular ou reserva, isso coloca todo o grupo na expectativa do próximo jogo e a Diretoria que com todas as dificuldades enfrentadas vem deixando nosso time em paz com a torcida. Aos torcedores só nos resta apoiar todo esse trabalho, comparecendo ao estádio e aos chamamentos de apoio nas campanhas desenvolvidas e fazendo o Sócio Torcedor, pois essa é a maneira de poiarmos o Fortaleza, independente de quem está à frente da Direção. Vamos em frente!

  • Helio disse:

    Temos que jogar contra o águia com a mesma atitudem com que jogamos contra o Guarani. O Águia é fraco. Agora, vai ferver no PV contra o Luverdense. Liderança à vista!!!!

  • Antonio Oliveira disse:

    Parabens pela a reportagem grande Elenilson. Nota 10. Com relação ao craque Guto, eu tinha uma única restrição para com o seu futebol. Não sabia marcar. Coisa que o Vica conseguiu fazer com que ele aprendesse. O bom treinador, é assim. Descobre o potencial do jogador, e tira dele o máximo. Avante Leão. ST.

  • Kleiton Nascimento disse:

    Caro Antonio Oliveira, vopcê disso tudo quando afirmou que o bom treinador sabe fazer com que o jogador saiba produzir o que sabe de acordo com as suas qualidades. Quem entende minimamente de futebol sabe das grandes qualidades do Guto outros tantos jogadores que têm qualidade no elenco do Leão. Eu quero ver o Bismarck sob o comando do competente treinador Vica, pois o jovem meia tricolor tem qualidades e só precisa de uma treinador de grande visão. Desculpem-me os que pensan contrariamente, mas o Bismarcxk tem futebol para jogar pelo Tricolor e acho que isso acontecerá em 2012 sob o comando do muito bom técnico Vica. Posso até me enganar, mas o Vica será o treinador do |Fortaleza por longos anos.

  • Antonio Carlos Moreira disse:

    AMAURY,TENHA-ME COMO SOLIDÁRIO A TUDO POR VOCÊ COLOCADO,ACHO DESPROPORCIONAL,A MANEIRA COMO O SR.CARLOS LIMA,CONDUZ SEUS COMENTÁRIOS,DE MANEIRA PROFISSIONAL E TENDENCIOSO,CONTRA A MAIOR TORCIDA DO ESTADO,QUE POR PARTE DA IMPRENSA,É MAL DIGERIDO,O IMPORTANTE É QUE SUPERAMOS CALUNIAS,DIFAMAÇÕES,MENTIRAS E SOMOS A MAIOR E MAIS ESTRUTURADA DO ESTADO E O RESTO É RESTO. PARABÉNS…

  • gerard thomas disse:

    parabéns Amaury pelo belo artigo! e de ato esse cara é um lunático! só fala baboseiras, o problema é que são baboseiras que ferem, denigrem e desrespetiam a historia de um dos maiores clubes do estado e a imagem da maior torcida daqui que é a do Fortaleza Esporte Clube. Iniciemos pois uma campanha, para afastar esse demente e outros que com ele compactuam, dos blogs esportivos da mídia escrita! são verdadeiros absurdos que este cidadão???? escreve, e mesmo assim, são aprovados nas moderações de alguns jornais!
    Chega!!! respeito é bom, faz bem a saúde e alma!
    Fora Carlos Lima!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.