Blog do Leão

Copa Fares Lopes – "Me incluam fora dessa"

1617 24

 

Copa Fares Lopes. Leão precisa dela?

Copa Fares Lopes. Leão precisa dela para ir a Copa do Brasil?

 

Caros tricolores, mais uma vez começam os boatos sobre a participação do Leão na Copa Fares Lopes, competição que garante uma vaga ao campeão na Copa do Brasil do ano vindouro. Os outros dois participantes são o Ceará, campeão do estadual e o Horizonte, vencedor da primeira fase do estadual.
A Federação já divulgou uma lista com 19 equipes inscritas na Copa Fares Lopes, e oficialmente, o Fortaleza não está incluso nesta lista.
Mas vamos ao que interessa: será que o Fortaleza precisaria da Copa Fares Lopes para participar da Copa do Brasil em 2014?

Todos nós sabemos que a CBF destina 10 vagas aos clubes melhores colocados em seu ranking, e o futebol cearense já usufruiu várias vezes de uma dessas vagas, tanto com Ceará quanto com Fortaleza. E em 2014 a história poderá se repetir. Vamos fazer as continhas?

Atualmente o Fortaleza ocupa a 32a posição no ranking da CBF. Em 33o está o Criciúma, e mesmo que o clube catarinense ultrapasse o Leão, não faria diferença, pois o Criciúma já tem vaga garantida por ser campeão catarinense. Em 34o está o São Caetano, mas com mais de 100 pontos atrás, e não tem como nos ultrapassar neste ano. Então vamos trabalhar com a pior das hipóteses: a atual 32a colocação.

Dentre os 31 clubes que estão na nossa frente, 21 deles conseguiram a vaga pelos seus respectivos campeonatos estaduais. A saber: Fluminense, Corinthians, Vasco, São Paulo, Inter, Flamengo, Santos, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Vitória, Goiás, Atlético-GO, Sport, Ceará, Náutico, Portuguesa, Paraná e ABC.
Então temos exatamente 10 clubes à nossa frente precisando da tal vaga no ranking. São eles: Grêmio, Palmeiras, Bahia, Avaí, Ponte Preta, Figueirense, Guarani-SP, Barueri, América-MG e ASA. Ou seja, somos o próximo da fila. Mas o que seria necessário para abrir uma vaguinha que colocaria o Leão na Copa do Brasil?

Ora, simples. Basta que aconteça UMA destas possibilidades abaixo:
1 – Grêmio ir a Libertadores 2014 ( abriria uma vaga no ranking )
2 – Inter ir a Libertadores 2014 ( abriria uma vaga pro 4o colocado do Gauchão 2013 que foi o Grêmio, que por sua vez não necessitaria mais do ranking)
3 – Dois clubes dentre Corinthians, São Paulo e Santos irem a Libertadores 2014 ( abririam duas vagas para o 4o e 5o colocados do Paulistão 2013, Mogi e Ponte Preta. Assim, esta última não precisaria mais da sua vaga no ranking).
4 – Palmeiras ir a Libertadores 2014 ( Aí é dificil. Alviverde teria que ganhar a Copa do Brasil, pois está na Série B)
5 – Guarani ou Barueri ganhar a Copa Paulista, competição da Federação Paulista que dá vaga na Copa do Brasil.
        * Coloquei esta 5a hipótese só pra cumprir a possibilidade legal, mas Guarani e Barueri têm grandes possibilidades de não participarem da Copa Paulista

Lembrando, basta acontecer UM destes ítens acima. Um só! pode ser ou tá difícil?

Fares Lopes, me incluam fora dessa…