Blog do Leão

Fortaleza 1×0 Cuiabá – Teórico

166 32
Tinga marcou o único gol da partida

Tinga marcou o único gol da partida

 

Caros tricolores, mais uma vitória tricolor na Série C. O placar de um a zero frente ao Cuiabá, com o gol do lateral Tinga, não era o que esperava a maioria da torcida, mas teoricamente o que vale é a conquista dos três pontos.

E por falar em teoria, é interessante como a posição folgada na tabela faz com que o time gere no torcedor a sensação de que o time está sem vontade, sem garra. A verdade é que mesmo sem convencer, o time vem garantindo os pontos necessários para garantir a vaga na próxima fase.

O professor, sempre bem embasado teoricamente, alterna as infiltrações pelos lados, com Tinga e Pio pela direita e Thalysson e Everton pela esquerda, mas tem alguma parte da teoria que não está funcionando na prática. A mesma “ausência de acionamento” que passava o Lúcio Maranhão, agora acontece com Ricardo Jesus. Tudo bem que a ausência de Sobralense atrapalhou neste sábado, e além disso o Maranhão não rendeu como ultimamente, mas mesmo assim vimos Jesus saindo da área em demasia.

Enfim, vamos cobrar o professor pra que este ajuste suas anotações e planejamentos táticos. Por enquanto, estamos tranquilos. Afinal, teoricamente, o que vale é a próxima fase. 😉

Avante, Leão

Fortaleza-CE 1 x 0 Cuiabá-MT
Árbitro –  Johnn Herbert Alves Bispo (BA)
Assistentes – Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA) e Marcione Mardonio da Silva Ribeiro (CE)
Cartões Amarelos
Fortaleza: Adalberto, Ricardo Jesus, Pio, Éverton
Cuiabá: Gilsinho, Serginho , Braga
Gol:  Tinga 14′ 1T

Público pagante: 12.723
Renda: 193.007,00

Fortaleza-CE – Erivelton; Tinga, Lima, Adalberto e Thallyson; Corrêa, Auremir, Pio (Tiago Azulão) e Evertn; Maranhão e Ricardo Jesus (Lúcio Maranhão).
Técnico: Marcelo Chamusca

Cuiabá-MT – Willian Alves; Gean, Diego Macedo, Braga e Maninho; Bogé, Serginho, Elanardo e Gilsinho (Alex Willian); Marcos Aurélio (Raphael Luz) e Nino Guerreiro.
Técnico: Ruy Scarpino

32 Comentários

  • Alô Gogó disse:

    Excelentes observações.
    E o “teórico” gosta muito é do Ricardo Oliveira!

  • Sérgio Filho disse:

    Rapaz, é o seguinte: Se o campeonato fosse pontos corridos até o final, eu diria que vencer por 1×0 era goleada com direito a olé, mas como a outra fase é MATA-MATA e a vontade é o principal fator para garantir sucesso, eu afirmo que estou começando a ficar preocupado com os últimos jogos do nosso time.

    Diria que a única diferença de ontem em relação ao jogo com o Vila Nova foi a vitória, pois a preguiça e a displicência dominaram nosso time por completo.

    Nada funcionou ontem, nada. O goleiro ( que encheram a bola dele no último jogo e eu não enxerguei nada disso ) andou soltando umas bolas fáceis, nossa dupla de zaga bateu cabeça no primeiro tempo, os laterais foram inoperantes durante toda a partida, os volantes perderam todas as divididas pro meio campo adversário, nossos meias não produziram nada e o ataque desapareceu.

    Acredito que é humanamente impossível jogar bem todos os jogos, visto que nem o Barcelona consegue tal feito, mas jogar com preguiça achando que já está tudo ganho é um erro grotesco.

    Ainda quero ver Ricardo Jesus entrando como titular tendo um meia pra criar jogadas, pois jogar sem um camisa 10 nato é impossível. Mas uma coisa é verdade: Lúcio Maranhão entrou e produziu bem mais que Ricardo Jesus por todo o jogo.

    Acredito que nos classificaremos com um empate em Arapiraca e uma vitória diante do Salgueiro, mas o time precisa ” descer do salto ” e entender que nada está ganho.

    Saudações Vermelhas, Azuis e Brancas !!!

  • hilton holanda disse:

    Não tenho nem o que comentar. Jogo horroroso, time sofrível e adversário pior ainda. Ou o Leão melhora urgente ou vamos ter que rezar muito ao final.

  • FABIANO disse:

    O nosso LEÃO DE AÇO já jogou muito melhor que atualmente. O Pio, que é o nosso artilheiro, não faz mais gol, não mira mais o gol adversário. O Correa tá meio cansado. O Thallyson é bom mais chuta descalibrado igual ao Éverton, que anda fora de forma. Enfim, é preciso um incentivo maior para o time não se desinteressar pelo campeonato. Olha que o Cuiabá é o terceiro pior time do grupo A da Série C. FORTALEZA, QUERIDO E IDOLATRADO, ESTÁ SEMPRE GUARDADO DENTRO DO MEU CORAÇÃO.

  • FABIANO disse:

    O LEÃO DE AÇO PRECISA DE MAIS OPÇÕES DE JOGADAS. TÁ OUVINDO CHAMUSCA?

  • Juninho M. disse:

    Então, no ultimo(penúltimo) post do Sr. Elenilson, comentei que desde o empate vergonhoso contra o Águia a ficha do nosso time caiu. Comentei que esse time sentiria EXTREMA dificuldade em conquistar o acesso e que seria normal ele não vim esse ano. Fui chamado de kanalense, blá blá blá.

    Pois bem, comentei com um amigo na sexta que o Fortaleza venceria por 1 x 0 e com muita dificuldade. Pra não ficar “feio” tal pessimismo, até disse que o Fortaleza venceria no máximo por 2 a 0…

    Claro que a vitoria foi importante, mas não adianta jogar essa bolinha aí e ficar enganando uns e outros. Sinceramente, eu não sei se é por conta das decepções dos últimos anos, mas não confio nem um pouco nesse time, com certeza temos um bom elenco, mas Marcelo Chamusca não passa o mínimo de confiança.

    Enquanto isso, nada muda e o Fortaleza segue enganando uns e outros e o pior, quem não confia no time é taxado de kanalense…

    #AcordaFortaleza

  • Fred disse:

    Tudo bem que ganhamos, são três pontos, os mesmos três pontos que valeriam se tivéssemos dado uma goleada.
    O que me mete medo é que o time não convence.
    Ganhar de 1×0 do Cuiabá, é no minimo pra deixar a gente com uma pulga atras da orelha.

  • Raimundo Soarez disse:

    Vencemos, mas não convencemos. O Fortaleza não conta mais com os gols do Pio, que desaprendeu a chutar, e os passes do Corea. Estou achando o time um pouco acomodado. Galera, ninguém é dono da cocada preta preta, não. Primeiramente passem pelo mata mata, viu? Sigamos com união. Pois A UNIÃO FAZ A FORÇA.

  • Pimentel disse:

    Não o chamo de canalesne Juninho, mas de mãe Diná também não. Sim, o time não jogou bem, acho que o Lícuo entrou bem, o Everton é titular, mas não foi bem, tem alguma coisa estranha entre ele e o lateral esquerdo ? Esquece, a zaga foi bem sim. O pio, não etá jogando bem, pode ser sacado sim, queria ver o leão de novo com Sobralense e Everton no time, EU ACREDITO, sim.
    Lógico, sem bobear, levando a sério, TEMOS TODAS, REPITO, TODAS AS CONDIÇÕES DE AVANÇAR NO MATA-MATA SEJA COM QUEM FOR, não vou arriscar placar ou resultado, pois o esporte é futebol, diferente de todos.
    Lembro do acesso de 2002, todos com medo de pegar o Sport no mata-mata e pegamos quem, o tal de Etti Jundiaí, sem a obrigação, metemos 6 no jogo de ida.
    O problema pe esse, obrigação, pressão, favoritismo.
    O time e o elenco, tem que jogar bola, treinar se dedicar, esquecer de tudo isso, entrar como nas finais do cearense, sobretudo no primeiro jogo….comendo a grama.
    Senhores, em todos, todos os mata-matas que passamos esse ano, inclusive a final, GANHAMOS O PRIMEIRO JOGO. Taí a senha…

  • Raimundo Soarez disse:

    Vencemos, mas não convencemos. O Fortaleza não conta mais com os gols do Pio, que desaprendeu a chutar, e os passes do Correa. Estou achando o time um pouco acomodado. Galera, ninguém é dono da cocada preta preta, não. Primeiramente passem pelo mata mata, viu? Sigamos com união. Pois A UNIÃO FAZ A FORÇA.

  • Carlos Cavalcante disse:

    O time caiu de produção nos últimos jogos, sorte nossa que os adversários são piores tecnicamente.

    O que me preocupa é levar essa queda de produção para o mata-mata, onde não se pode errar.

    Ricardo Jesus nem pode ser avaliado no jogo porque a bola simplesmente não chega no cara, a zaga passou sufoco contra o Nino Guerreiro, que sozinho fez um carnaval em cima dos nossos zagueiros.

    O Maranhão é a displicência em pessoa, encheram muito a bola do garoto, Pio apareceu mais com a entrada do Tinga, mas mesmo assim está muito longe do que produzia.

    Cabe ao professor fechar logo essa onzena titular.

    Saudações Tricolores!!

  • João Ximenes disse:

    JOGOU NADA, e me lembrou aquele “timeco” que perdeu a invencibilidade pro limitado Confiança, e submisso contra o Vila Nova.

    ERIVELTON, me pareceu inseguro; LIMA e ADALBERTO pareciam está desorientados(Adalberto, até perder tempo de bola lá no meio campo perdeu) e LIMA, além do penalte(não marcado), voltou a ser aquele Lima do início da temporada(posicionamento merreca); THALYSSON, TINGA, EVERTON, MARANHÃO, PIO, tavam igual barata tontas; CORREA, AUREMIR simplificaram o que os outros complicaram; De JESUS, isolado(igual quando era o Lúcio). Mas mostrou mais técnica que o LÚCIO… que quando entrou, deu uma de RICARDO JESUS quando entrava(passou a impressão que ele(Lúcio) é o cara.

    TINGA meu Deus do Céu ! será que ele tava com caganeira ?
    Fosse EU o treinador, ao ver TINGA jogando, já teria metido ROMARINHO ou LÚCIO nele, e tinha levado AUREMIR pra lateral de novo.
    Recuaria o EVERTON pro meio que tava sem render(ele e o MARANHÃO); levava Maranhão pro lado esquerdo(tava no direito), onde vinha jogando e rendendo; e teríamos ficado com: Everton, Romarinho(ou Lúcio), Maranhão e De Jesus.

    FORTALEZA mostrou pra quem quer ENXERGAR, que tá mais que PREVISÍVEL, e CHAMUSCA precisa mostrar que não é mais o CHAMUSCA de 2014(tá com a mesma cara).

    A continuar assim… A VACA VAI PRO BREJO “de novo”(toc toc toc-bati na madeira)!

    O time do Confiança já tinha mandado recado quando conseguiu nos vencer(única derrota nossa). Vila Nova entendeu, e quase consegue vencer também, culminando com o Cuiabá que, se não tem lá seus limites técnicos, teria tirado uma casquinha também.

    CHAMUSCA… assim não dá “meu véi” !
    O time entrou certo. Mas na hora das mudanças, tem de fazer algo mais.
    Antes era: EVERTON, AZULÃO, De JESUS.
    Agora que EVERTON foi pro jogo e se tivesse SOBRALENSE a disposição, seria: AZULÃO(no Pio), SOBRALENSE(no Everton ou Maranhão) e LÚCIO(no De Jesus).
    ROMARINHO, jamais teria entrado dado a previsibilidade das mudanças do CHAMUSCA.

    ALGO MAIS CHAMUSCA !
    6 por meia dúzia… JÁ FICOU MANJADO !

    Menos mal que somamos mais 3 pontos e ficamos na boca da bigorna da classificação antecipada.
    MAS… e lá(no mata-mata) ?

    DE NOVO NÃO NÉ !!!!!

  • Domingos Leão disse:

    Mas pra mídia local já subimos pra série B e os torcedores ficam se emprenhando pelos ouvidos e acreditando que tá tudo muito bom. Vamos torcer mas parece que novamente não vai ser fácil. ST !

  • Oliveira disse:

    No outro post, andei criticando o Chamusca com relação a criação e opções de jogadas. Mas vimos, que todos os jogadores aparecem pra fazer gols e este último, foi marcado pelo nosso lateral direito se infiltrando na pequena área qual um centro avante.

  • F Sales disse:

    Será Elenilson, que o Chamusca tá “escondendo jogo” pra “supreender” no mata-mata. Ou será q os atletas estão tirando o pé pra ñ se machucarem e ficar fora das decisões? Pq ñ dá pra entender tanta letargia!

  • Antonio Carlos Moreira disse:

    VI O COMENTÁRIO DO CHAMUSCA,ONDE ELE FALA DA CONSISTÊNCIA DA ZAGA,CONCORDO COM ELE,PORÉM SEU CHAMUSCA,O SR.COMO TREINADOR PECA NO PRINCIPAL QUESITO,O TIME TREINADO PELO SR.PECA NA FINALIZAÇÃO…TREINE MAIS O TIME,EM FINALIZAÇÕES,POIS SE MELHORARMOS NESSA ÁREA,AI SIM,VOU ACREDITAR QUE NO MATA-MATA,A ESTÓRIA PODERÁ SER DIFERENTE.E COMECE TAMBÉM A ESTUDAR NOSSOS FUTUROS ADVERSÁRIOS,POIS TEM QUE SER DE AGORA,VEJA A TABELA,E OLHE O QUARTO O QUINTO E TERCEIRO,POIS SERÃO COM CERTEZA UM DELES NOSSOS ADVERSÁRIO,E NÃO SE ESQUEÇA O MATA-MATA É OUTRO CAMPEONATO!

  • Rubens disse:

    Não gostei da bola que o Fortaleza jogou. E para mim o Chamusca , tem e muita, culpa no cartório.
    O amigo João Ximenes, vive dizendo que : o Chamusca é ruim de perder. Eu digo : o Chamusca perde quando não se pode perder.
    Venho alertando aqui que: o psicológico do Chamusca, no mata-mata é bastante sofrível. Abdicou de jogar lá em Macaé, desculpem mas não consigo esquecer, esse gravíssimo erro.
    Depois veio o segundo jogo no CasteLeão, que deveria ser a nossa consagração, e o Chamusca e o time …. TREMERAM. Não tenho dúvida alguma que já …. ESTAMOS NO MATA-MATA. E o Leão joga sempre da mesma maneira. E o rendimento do time caindo, caindo.
    Saudações em : vermelho, azul e branco.

  • Galego disse:

    Daniel Sobralense tem que voltar, ele sabe prender a bola no ataque e tabelar. Não pode tirar o Everton e nem o Maranhão. Te vira Chamusca!!! Ah, Dudu… NEVER!!!!!!!!!

  • João Ximenes disse:

    Amigo RUBENS,

    O “home” é RUIN DE PERDER de fato !
    Não fosse, eram mais 3 PONTOS jogado fora nesse jogo.

    Mas também digo: “do jeito que CHAMUSCA é “ruin de perder” tem facilidade de entregar”.

    Um abraço.

  • Pimentel disse:

    Galego, é o timq eu jogou a final do cearense,
    não tem o que inventar..

  • Oliveira disse:

    Tem alguns ai, dizendo que o Erivelton estava inseguro. Mas o goleiro vendo sua zaga insegura, fica seguro? E visse-vessa!

  • Galego disse:

    Concordo com vc Pimentel, no caso com as substituições naturais do Thalisson e Ricardo Jesus. Mas eu tenho uma formaçao particulamente minha, que poderia ser testada caso se classificarmos antes do final da rodada. Eis aí: Berna, Tinga, Lima, adalberto e Thalisson. Auremir, Hess, Correia, Everton, Maranhão e Daniel. Teríamos dois volantes pegadores, e três lá na frente que sabem fazer gols, sem atacantes fixos. A zaga fica mais protegida e o meio mais consistente. atacaria e defenderia em bloco. Não custa nada tentar. Espero que o Chamusca leia isso! SD!

  • FABIANO disse:

    João Ximenes se o Chamusca tirasse o Tinga, como você queria, quem ia fazer o gol do Leão de Aço, meu? LEMBRETE: O ATAQUE NÃO FAZ GOL E SOBRECARREGA A DEFESA. TÁ OUVINDO? …………..ATAQUE DE RAIVA, ATAQUE CARDÍACO OU ATAQUE DE NERVO…………..

  • João Ximenes disse:

    Tava vendo o jornal hoje pela manhã, quando o repórter falou que AUREMIR sentiu desconforto muscular e ficou de fora dos trabalhos de ontém.
    Fiquei EU a pensar, e resolvi ver a real situação do LEÃO DE AÇO, olhando o plantel a disposição por posição, considerando os titulares do CHAMUSCA.

    CONCLUSÃO:
    – BERNA, que acredito seja o titular, tem ERIVELTON e MAX:
    – TINGA, tem HUDSON, mas CHAMUSCA parece, não confia nele, é tanto que sempre leva AUREMIR pra lateral;
    – LIMA tem GENILSON e ADALBERTO o outro MAX;
    – THALYSON, tem RADAR que entra sempre e BRUNO que CHAMUSCA não aproveita;
    – AUREMIR(quando não tá de lateral) tem, HESS e FELIPE;
    – CORREA tem HESS, DUDU;
    – PIO(que já merecia banco) tem o HESS, FELIPE;
    – SOBRALENSE tem o EWERTON, ELIAS, AZULÃO;
    – MARANHÃO tem EWERTON, AZULÃO, ROMARINHO;
    – De JESUS tem LÚCIO, ROMARINHO.

    Ou seja, o plantel que no início parecia “limitado”, pensando que todas peças a gente já viu jogando, e quando entraram, o nível não caiu tanto, suponho… TÁ DE BOM TAMANHO(na minha opinião).
    Pra melhorar mais ainda só precisa CHAMUSCA mexer com essas peças diferentemente, deixando de lado um pouco essa do “SEIS POR MEIA DÚZIA” que os adversários já mataram a charada tal qual os anos anteriores(últimos 3 jogos provam isso).
    CHAMUSCA mexe sempre com 3 peças: AZULÃO no PIO ou MARANHÃO; EVERTON no MARANHÃO ou SOBRALENSE; e LÚCIO(agora com ROMARINHO apareceu uma 4ª peça) no De JESUS.

    Depois vou mexer nas VARIAÇÕES que vejo, que pra mim, não alteraria em nada o sistema de jogo proposto até agora, colocaria dúvidas na cabeça dos adversários e o time ficaria até bem mais ofensivo sem mexer no sistema defensivo.

    VAMOS JUNTOS BRINCAR DE MOSTRAR VARIAÇÕES DE JOGO PRO CHAMUSCA ?

    TÔ “DENTO” !!!!!

  • João Ximenes disse:

    PÔ FABIANO,
    TINGA fez o gol quase no início do jogo !
    O problema dele foi o DECORRER DO JOGO, e acho merecia ter saído(opinião minha).
    Pra mim, né porque ele fez o gol que EU vou dizer aqui que ele é o Pelé.
    Quer dizer então que você gostou do desempenho dele ?(opinião sua, e EU respeito).

    Faz o seguinte: COMPRA ESSA MINHA SUGESTÃO AÍ ACIMA, e vamos discutir o futebol do LEÃO DE AÇO.
    Sabedores que não vai ser nenhum de nós que vai resolver o problema.
    É só uma maneira da gente exercitar nossas teorias.
    Esse negócio de sentar a “pua” e/ou elogios PÓS JOGO é moleza.
    Depois do resultado, é fácil dizer quem foi o CRAQUE e o VILÃO.
    Dependendo do tempo, vou dar o ponta pé inicial hoje a tarde.

    Um abraço.

  • João Ximenes disse:

    Ah !

    E Ó O ESTRESSE !!!!!

    Valeu.

  • FABIANO disse:

    É o que eu torno a repetir. o LEÃO DE AÇO precisa de variação de jogadas. PLANO B E PLANO C para fugir dos outros treinadores que estão estudando o FORTALEZA. Mas com eficácia. Porque, se for todo desorganizado, não adianta, né?

  • FABIANO disse:

    João Ximenes, obrigado por aceitar esta nova denominação do nosso FORTALEZA ESPORTE CLUBE : “LEÃO DE AÇO”. VALEU, MEU!

  • Oliveira disse:

    E adianta, caro João Ximenes? O home é igual ao Felipão. O home troca as peças, mas não foge da mesmice.

  • João Ximenes disse:

    Ó o CHAMUSCA começando a mudar o conceito:

    Relacionados:
    Goleiros: Ricardo Berna e Erivélton
    Laterais: Radar, Thallyson e Tinga
    Zagueiros: Adalberto, Genílson, Lima
    Meio-campo: Auremir, Corrêa, Éverton, Pio, Tiago Azulão Vinicius Hess, Daniel Sobralense
    Atacantes: Lúcio Maranhão, Maranhão, Ricardo Jesus

    Estavam no jogo anterior, mas não vão pra esse: os MAX’s(goleiro e zagueiro) e ROMARINHO(não sei porque).
    Mas o que me chamou atenção, foi a formação da equipe com 2 VOLANTES somente !

    Berna; Tinga, Lima, Adalberto, Thallyson; Auremir, Corrêa, Éverton, Sobralense; Maranhão, Ricardo Jesus.

    Pra mim, já é um sinal que CHAMUSCA finalmente, resolveu mostrar um algo mais.
    Só espero que ele posicione MARANHÃO pelo lado esquerdo, pois era lá que ele vinha jogando bem, e quando do último jogo(Cuiabá), ficou do lado direito e apagou-se, levando EVERTON pro direito que é mais fácil de se adaptar no jogo.
    Éverton, Sobralense; Maranhão, Ricardo Jesus, e mais Correa com seus bons passes, tendo 4 opções para tal… PROMESSA DE OFENSIVIDADE EXTREMA !
    Taí, CHAMUSCA me surpreendeu e essa era uma das muitas VARIAÇÕES que poderiam ser feitas.
    Do jeito que o time tá escalado, e com a formação do banco(faltou ROMARINHO), fica bom tanto pra mexidas DEFENSIVAS como OFENSIVAS.
    Pra qualquer dos lados CHAMUSCA optar pra mexer, a equipe vai ficar estruturada do mesmo jeito.
    A não ser que ele resolva “butar” LÚCIO no gol, levando BERNA pro ataque.

    BRINCADEIRA GENTE !!!!!

  • Oliveira disse:

    Tambem não entendi o Chamusca não relacionar o Romarinho. Ah, já sei. Não quer contar com ele daqui pra frente. Acha que já tem o Maranhão pra posição e mesmo quando este não render nada, não precisará do Romarinho. Quem não tem padrinho morre pagão. Deve ter achado excelente o Uilian ter se quebrado. Sem se falar no Max zagueiro.

  • João Ximenes disse:

    Valeu FABIANO.

    OLIVEIRA(que tem o “sutaque” do ANTONIO DE OLIVEIRA SOUSA),
    Acho que nesse jogo contra o Asa vamos ver algo diferente do CHAMUSCA: vai só com 2 volantes.
    E alguém entendeu ROMARINHO não tá nos relacionados ?!
    Será que ele já quebrou de novo ?

    MEU DEUS !

    Um abraço(s).

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *