Chegou o dia. Impossível não remeter-se ao passado e tentar lembrar qual o primeiro dia como torcedor do Fortaleza. Ser tão preciso assim é difícil, mas o ano eu lembro, desde 1982 o meu coração fez uma escolha que selou minha sorte de torcedor.
Antes de ir ao estádio, a lembrança era do nervosismo do meu pai na semana daquela decisão. Ele falava preocupado de um tal jejum de 7 anos e sorria quando citava o nome de um jogador chamado Adilton.
Fomos campeões. Comecei bem. O tempo foi passando, outros títulos vieram. A primeira final contra o rival Ceará em 1986 foi um dia triste… perdemos de virada. Doeu mais que os rebaixamentos, os Tocantinópolis, os Águias, os Macaés e os Oestes da malfadada Série C.
Mas nada se compara à galeria de alegrias vividas por este humilde blogueiro.
O bi de 83 com Lusinho da Arábias;
O título de 85 com o treinador Pepe e o craque Adilson Heleno;
A defesa de Zé Luís no último minuto em 87 foi tipo um Cassiano de luvas.
O timaço campeão de Mirandinha, Capivara e companhia que virou um clássico de 2×0 pra 4×2 em 91;
O bi comandado por Osmar em 92;
O gol do acesso de Airton Fraga no Arrudão em 92;
Sandro e Frank em 97;
Daniel Frasson mandando outro tabu de 7 anos pras cucuias em Sobral no ano 2000;
Clodoaldo virando prefeito da cidade no bi 2001;
O acesso da Jangada Atômica em 2002;
O título arrastão de 2003;
O acesso improvável com 2% de chances em 2004;
O título de 2005 com gol de Clodoaldo no ultimo minuto;
O título de 2007 com Rinaldo destruindo na final;
O bi de 2008 com o menino Osvaldo;
O tri de 2009 com Marcelo Nicácio;
O tetra em 2010 com Fabiano, Tatu e Rinaldo que fez na final do 1o turno daquele ano um 4×1 acabar 4×4 contra o Guarasol;
Aquele gol de Cassiano em 2015;
O bi de Anselmo em 2016;
E o tão esperado acesso em 2017.
Ufa…
E olhe que só falei do que vi, e sem relatar jogos memoráveis de Brasileiro, Nordestão, Copa do Brasil. Imagine então se formos fazer a lista de todos os 100 anos. Você só acabaria de ler lá pelo bicentenário.
Então, amigo. Parabéns!! Vista a camisa, sonhe, vibre, chore, comemore e viva o sentimento.
Hoje é um dia memorável. E o mais importante de tudo é que muitas emoções ainda estão por vir.
Obrigado, Fortaleza.
FORTALEZA
Clube de glória e tradição
FORTALEZA
Quantas vezes campeão
FORTALEZA
Querido idolatrado
Estás sempre guardado
Dentro do meu coração
Altivo
Tua vida sempre foi um marco
Tua glória é lutar e vencer também
Salve o Tricolor de Aço
No campo
Provaste mesmo que não tens rival
Tua turma é valente, é sensacional
Salve o Tricolor de Aço
Soberbo Tua fibra representa um norte
Combativo, aguerrido, vibrante e forte
Sem demonstrar cansaço
Receba um sincero
Abraço da torcida tão leal
MEU TRICOLOR DE AÇO.
PARABÉNS LEÃO !
Que o 2018 TERMINE com GLÓRIAS, e o 19 seja O ANO INESQUECÍVEL pra todos os TRICOLORES.
Parabéns Fortaleza Esporte Clube! Muito obrigado aos fundadores por terem criado esta enorme instituição, hoje centenária. Dizem que não existe felicidade e sim momentos felizes. Então, um dos momentos felizes para sua imensa legião de torcedores é assistir ao Leão jogar e quase sempre ganhar. Fico até embasbacado para dizer mais alguma coisa. Nem vou relembrar os grandes feitos do Clube ao longo desses 100 anos. Ficamos nos “Parabéns” pelo aniversário e torcendo por um futuro brilhante para nosso querido Clube. ST
Parabéns ao nosso amado tricolor de aço!!!
Como presente, espero que essa administração nos estabilize na série A, para que mais recursos financeiros entrem e que nos dê inteligência de usá-los e nos estruturarmos e, quem sabe num futuro próximo a gente consiga participar de competições como sul americana e talvez uma libertadores. É possível, desde que haja organização e planejamento.
Saudações centenárias tricolores!!
Parabéns ao grande amor da minha vida. Paixão essa que me dominou em 1978, quando fui ao meu primeiro jogo de futebol aqui em Fortaleza, pois a primeira vez em um estádio foi em Porto Alegre, no Beira Rio.
Aprendi com meus pais, principalmente com minha saudosa mãe, que precocemente partiu.
O amor pelo Fortaleza vem de gerações em gerações em minha família, e assim continuará até o mundo se acabar. Esse clube faz parte de mim e da minha vida. É como se fosse um ente querido e amado.
Hoje o dia está diferente, é como se fosse meu próprio aniversário. Aliás, todos nós estamos de parabéns, pois não é qualquer um que aguentaria tudo que passamos nos últimos anos e, para quem é mais velho, como eu, o jejum terrível da década de 90.
Parabéns, amado Tricolor.
Saudações Vermelhas, Azuis e Brancas !!!
Voltando pra REALIDADE, depois do 100tenário do LEÃO e véspera de jogão que pode apontar muita coisa nessa Bzona.
# Não esquecer que a bola AINDA ROLA. Faltam 7.
FEC x Paysandu é mais um jogo pra PONTUAR, e nem precisa ir atrás de muitos argumentos pra justificar isso.
#Imaginar o Paysandu atrapalhando a vida do FEC nessa altura do campeonato… só mesmo se o FUTEBOL quiser “frescar”.
18º. Paysandu(32), 7 vitórias(Ponte Preta, Londrina, Brasil Pelotas, Boa Esporte, Guarani, Figueirense, Avaí); 11 empates(Sampaio Correa, São Bento, Csa, Oeste, Brasil Pelotas, Juventude/Juventude, Boa Esporte, Criciúma, Crb/Crb); 13 derrotas(Avaí, Criciúma, Fortaleza, Coritiba, Vila Nova, Atlético-GO, Ponte Preta, Londrina, Sampaio Correa, São Bento, Goiás/Goiás, Csa).
Últimos 5 jogos deles: empate fora com o Boa Esporte(20º); empate em casa com Criciúma(13º); derrota em casa pro Goiás(2º); derrota pro Csa(4º) em Alagoas; empate com Crb(17º) em casa.
FEC vai tá num castelão ENTUPIDO, e só precisa entrar com o FOCO naquela “luizinha” da Azona que já vem sendo avistada a umas 4 rodadas atrás, pra tentar alcançá-la o mais rápido possível. E pra isso só precisa jogar “metade” do que jogou contra o Oeste no ultimo jogo.
CENI deveria “meter” GUSTAVO e ÉDERSON na frente, pois com DOIS “cheiros de gol” em campo, Paysandu pode tremer e facilitar a coisa mais ainda: Boeck; Tinga, Jussani, Ligger, Bruno; Bonilha, Felipe, Dodô, Marlon; Éderson, Gustavo.
Será uma boa oportunidade de levar pro banco o MARCINHO e entrar com ÉDERSON, pois Marcinho já tem uns 4 jogos não vem contribuindo em nada com a COLETIVIDADE e PRODUÇÃO da equipe(é só observarem de que setor vem saindo os gols ultimamente).
Depois desse jogo ficará faltando mais 6, sendo que o próximo, também, vai ser num Castelão ENTUPIDO “de novo” contra a Ponte Preta(10º).
SEGURA AS PONTAS LEÃO pois tá bem “pertin” !!!!!
DE ARREPIAR, ELENILSON!
VALEU PELA MATÉRIA!
PARABÉNS!
E, É CLARO, PARABÉNS AO MAIOR, MAIS LINDO E MAIS POPULAR TIME DO NOSSO ESTADO, E TALVEZ DE TODO O NORDESTE BRASILEIRO:
FORTALEZA ESPORTE CLUBE ,
O TRICOLOR DE AÇO, O CLUBE DA GAROTADA, O LEÃO DO PICI, O TRICOLOR DO PICI, O PARQUE DOS CAMPEONATOS (HONESTOS), O LEÃO DE AÇO, O AMOR DE MAIS DE CINCO MILHÕES DE TORCEDORES ESPALHADOS POR ESSE MUNDO DE MEU DEUS!
PARABENIZO E AGRADEÇO AO CENTENÁRIO FORTALEZA ESPORTE CLUBE!
SAUDAÇÕES TRICOLORES!
Parabéns ao nosso tricolor de aço, juntamente com sua diretoria que vem desempenhando um grande trabalho diante deste clube que comecei a amar desde 1966, quando conheci Zé Branco, Amorim, Moésio, Alexandre, Louro, Carneiro, Joãozinho, Lucinho, Mimi Amilton Rocha, (o flecha ligeira) Croinha e outras feras que não vem a memória no momento.
Salve o tricolor de aço.
Quem foi o cara do jogo? Felipe. Perfeito no desarme e na criação. Dodô voltou a jogar seu futebol que havia deixado no vestiário.
Mas o Tinga; parece que teve paralisia infantil. vive escorregando e caindo quando vai dá combate ao adversário e deixando os companheiros em pânico. Sem falar na displicência. Dá a impressão que não está jogando uma partida valendo pontos.
Se continuar assim, vai ter que ceder a vaga para o Pablo. Pelo menos tem disposição.
Marlon; muita disposição e pouca produção.