Blog do Leão

Fortaleza 1×0 Botafogo-PB – Vantagem a fórceps

469 13

WP9 marcou o gol da vitória tricolor. Foto: Aurélio Alves

 

Caros tricolores, levante a mão quem achava que seria fácil. Se você prontamente ergueu seu braço agora, aconselho calçar logo as sandálias da humildade. Aposto que você foi um que em 2010 comemorou a conquista do tetra estadual de um time que estava na Série C sobre um rival que estava na Série A, bateu no peito, se orgulhou e esbravejou que não tem essa de série A ou Z e que futebol é onze contra onze. Memória curta a sua, né?

Pois bem, o time paraibano veio montado num esquema de segurança que apostava em uma bola. E até teve possibilidade para tal. O time estruturado pelo Rogério pra 2019 foi programado para 38 jogos difíceis, com um esquema baseado em velocidade e contra ataque. Seria óbvio que neste primeiro duelo da final do Nordestão, o cenário seria mais complexo. Furar a defesa do único invicto na competição seria a missão desafiadora.

A leitura feita pelo professor levou-o a conclusão que, naquele momento, era desnecessário manter dois volantes em campo. Trocou Araruna por Dodô e Osvaldo por Marcinho. E assim foi povoando o campo adversário com mais posse de bola e passes rápidos.

O gol saiu em uma dessas trocas de passes rápidos e fortes. A vantagem é mínima, mas é vantagem, e ela é o principal ingrediente para, quem sabe, nos fazer jogar da forma que gostamos e sabemos.

Vai ser uma longa semana, e no meio ainda temos que resolver uma parada ali com o time do pofexô.

Arrocha, Leão!

 

13 Comentários

  • João Ximenes disse:

    DEU CERTO… “de novo” !

    Boeck; Tinga, Quintero, Roger Carvalho, Bruno Melo; Felipe, Araruna(Dodô); Edinho, Romarinho(Coutinho), Wellington Paulista, Osvaldo(Marcinho).

    INCRÍVEL !

    CARA(s), EU) olho uma escalação dessa e só vejo uma situação: é pra FURAR BLOQUEIO até com cola maluca(pô! Tem quatro na frente + laterais).
    Mas na prática, é uma coisa completamente diferente.

    TINGA erra demais; BRUNO parece desaprendeu; FELIPE e ARARUNA não se entendem nem a pau(quando não UM, o outro ficava querendo entregar a rapadura); OSWALDO mal das pernas; EDINHO foi quase igual ao Marcinho(abaixava a cabeça e seja o que Deus quiser); ROMARINHO, esse…; WELLINGTON PAULISTA, menos mal que conseguiu tirar o dedo mais uma vez na HORA CERTA.

    CARA(s)…
    Pior que isso é ficar ouvindo dos “expert’s” da imprensa, comissão técnica e jogadores: “O TIME(Botafogo-PB) se retrancou demais(não ouvi ainda porque não li e nem acompanho comentários pós jogo antes de vir aqui. Pra não alterar o que EU mesmo ví)”.

    Eles(Botafogo-PB) estão certo !
    Jogo vale TÍTULO; tá fora de casa; é esperar um erro e PIMBA(tentar matar também).
    # QUASE CONSEGUIRAM O QUE QUERIAM em alguns momentos.

    LEÃO DE AÇO, precisa demais de EQUILÍBRIO, mas o professor ACHA que tá tudo certo.
    Como já havia dito NÃO MAIS ficar discutindo o JOGO em si; ESCALAÇÃO da equipe(4 na frente sem produção alguma é demais) e blá blá blá, o que escrevi acima já é suficiente.
    Vou ME limitar a escrever o que havia prometido: O PROFESSOR TÁ CERTO. Tá dando certo mesmo !

    Valeu pela VITÓRIA e pela VANTAGEM, porque seria o mínimo que podia se esperar do LEÃO DE AÇO dentro do Castelão(uma vantagem que fosse).
    Lá{…} lá vai ser outro história !
    QUERO só ver se Ceni vai “de novo” de: Boeck; Tinga, Quintero, Roger Carvalho, Bruno Melo; Felipe, Araruna; Edinho, Romarinho, Wellington Paulista, Osvaldo, ou vai fazer o TRIVIAL… EQUILIBRAR A COISA.

    Í rapaz ! agora lembrei da estréa na Azona contra o Palmeiras, onde o professor perguntado o porque de 4 na frente em plena Alianz contra o atual campeão e mandando na Libertadores ele respondeu: “JOGAMOS ASSIM NO CEARENSE E FOMOS CAMPEÕES. SE TIVESSE MUDADO A FORMA DE JOGAR E PERDIDO, VOCÊ “TARIA” ME FAZENDO OUTRA PERGUNTA”.

    Tal pergunta, supõe-se: “PORQUE MUDASTES A FORMA DE JOGAR SE DEU CERTO NO CEARENSE ?”
    É brabo o negócio !!!!!

    Valeu pela VITÓRIA e pela VANTAGEM que é sempre bem vinda.
    DESDE QUE SAIBA-SE TIRAR PROVEITO DELA.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  • Carlos Cavalcante disse:

    No futebol é onze contra onze mesmo, desde que vc não tenha Bruno Melo e Tinga nas laterais, meu Deus! o nível de ambos, que já não era essas coisas todas, parece que caiu drasticamente com a reserva.

    Assistindo o jogo, pensei que estava vendo aquele jogo de série C, com tantos cruzamentos e passes errados, aliás falar em cruzamentos, não acertamos um realizado pelos ditos laterais.

    Mas como dizem, final é sempre um jogo a parte, o importante foi a vitória (mesmo que magra) e traz uma vantagem para o jogo final.

    Só espero duas coisas: que o Ceni ponha o time titular para jogar, afinal é uma final e não se poupa time titular em finais (Marcinho já garantiu essa vaga), e que os jogadores encarnem o espírito de luta em campo, como encarnavam na série C contra um adversário de série C, só assim voltaremos com a Taça.

    ST.

  • Hilton Holanda disse:

    Dificil, muito dificil a vitoria do Leao. O adversario veio com o intuito unico de empatar e levar para casa a vantagem, montado numa retranca implacavel e indecente. Mas a leitura de jogo do Ceni, a raca tricolor, o maravilhoso empurrao da torcida e a competencia de esquema nos levaram a vitoria. Suada e desgastante, e verdade, mas por isso se faz necessario rodar o plantel para aguentar o repuxo. Caraca! Agora, que venha o Vasco!

  • Daniel Rodrigues disse:

    O Fortaleza deu um passo importante para ser Campeão do Nordeste. Porque, Brasileiro ele já o é!
    Gostei do time, porém precisa ter mais cuidado com a defesa. Tô achando o Dodô sem rítmo ou é desinteressado mesmo?
    Domingo, 26, vamos partir prá cima do vasco e vencer novamente no CasteLeão!
    Parabéns ao time de maior torcida do estado, quarto maior público do Brasil em 2019, em especial ao Wellington Paulista, Edinho, Felipe, Osvaldo, Tinga e Boeck…………Todo o time!
    ETERNAMENTE LEÃO!

  • GABRIEL DIAS disse:

    MITO ALQUIMISTA,
    SIM, ROGÉRIO CENI É O MITO ALQUIMISTA, MEXE DAQUI E MEXE DALI E DÁ CERTO.
    FORTALEZA ESPORTE CLUBE CAMPEÃO!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Sérgio Filho disse:

    Concordo em número, gênero e grau com o comentário do João Ximenes. Ele viu o mesmo jogo que eu.

    Os laterais sofríveis nos cruzamentos (Tinga cruza sem direção e Bruno Melo só toca para trás), Felipe e Araruna se coçando para entregar o ouro ao bandido (quando não eram os dois, era um ou outro errando a saída de jogo no meio ou na entrada da nossa área), e os atacantes, francamente, estão só fazendo número em campo.

    Osvaldo sem aguentar noventa minutos e completamente desligado em campo, Edinho quer a bola só pra ele e quer resolver tudo na base do individualismo, Romarinho até se esforça mas pouco produz, onde quase entregou um gol ao time deles, no primeiro tempo, onde armaram um contra-ataque depois de uma bola perdida por ele no meio, e Wellington Paulista, coitado, está sendo queimado e sacrificado por conta desse esquema suicida do Ceni, onde todos têm que voltar para recompor, além da não existência de um meia (camisa 10), fazendo com que não haja o abastecimento ao atacante de referência.

    Como o João Ximenes já disse, ainda bem e menos mal que está dando certo. Porém, não sabemos até quando esse esquema vai vingar. Os adversários já perceberam que se marcarem os pontas (velocistas), matou o poder de fogo do time, pois não há criação nem articulação dos meias, justamente por não ter meia.

    Acho que pro jogo da volta, semana que vem, acredito que como eles terão que sair para buscar a reversão do placar, teremos mais espaços para explorar os contra-ataques capitaneados pelos velocistas. No entanto, daqui a pouco iremos jogar contra Flamengo e Grêmio fora de casa, dois times com elencos de alta velocidade e com bem mais qualidade, e se jogarmos com essa formação exposta… Bom, o resultado e o vareio que levamos contra o Palmeiras está aí como exemplo. Só não enxerga quem não quer.

    Até lá, “o professor tá certo.”

    Saudações Vermelhas, Azuis e Brancas !!!

    • João Ximenes disse:

      Um abraço meu caro SÉRGIO FILHO.
      E já que você citou “esquema”, Palmeiras…

      Não SEI ainda se é FALTA do que FAZER ou PREENCHIMENTO de dia da minha parte, mas lá vai(tudo nesse “esquema” do Ceni)

      – 28 jogos em 2019 – atualizado em 23.05.2019:

      – 15 vitória: Náutico(n), Barbalha(c), Guarasol(c), Confiança(n), Floresta(c), Guarasol(c), Abc(n), Guarasol(c), Vitória(n), Eles LÁ-os daqui(c), Eles LÁ-os…(c), Athlético-PR(b), Santa Cruz(n), Chapecoense(b), Botafogo-PB(n),

      – 7 empates: Csa(n), Ferroviário(c), Bahia(n), Eles LÁ-os daqui(c), Eles LÁ-os…(c), Moto Clube(n), Athlético-PR(cb),

      – 6 derrotas: Botafogo-PB(n), Atlético/Uniclinic(c), Horizonte(c), Palmeiras(b), Botafogo-RJ(b), São Paulo(b),

      – (n) NORDESTÃO; (c) CEARENSE; (b) AZONA; (cb) COPA DO BRASIL.

      Valeu !!!!!

  • Chicão disse:

    É muito difícil enfrentar um time que vem somente com o intuito de se defender pois destruir é bem mais fácil que construir!!
    O time paraibano armou uma retranca e sua meta principal era empatar ou perder por uma diferença mínima e foi isso que aconteceu.
    Tinga e o Bruno Melo disparadamente foram os piores em campo e não acertaram quase nada na partida.O Tinga inclusive perdeu um gol cara a cara com o goleiro.
    O resultado foi bom porque no próximo jogo o Botafogo terá que buscar o resultado e nós teremos muito mais espaço para armar jogadas e contra atracar!

  • Rubens disse:

    Elenílson Dantas, meus parabéns …. BELO TEXTO !!!

  • Rubens disse:

    O Fortaleza Esporte Clube vive uns dos melhores momentos da sua existência … GLORIOSA!!!
    Pôr uma sugestão do Bosco, nosso ex-paredão, o presidente Marcelo Paz fez um convite, ao então desempregado, Rogério Ceni. E, desde então o nosso TRICOLOR DE AÇO … não cansa de CONQUISTAR TÍTULOS !!!.
    Essa união: Marcelo Paz, Rogério Ceni e torcida está dando … QUÍMICA.
    Não conheço pessoalmente o nosso treinador, mas posso afirmar que: o Fortaleza Esporte Clube, nunca teve um treinador tão: dedicado, estudioso e vitorioso como … Rogério Ceni.
    Espero, de todo o meu coração, que muitos dos torcedores do nosso Leão, não esperem o Rogério Ceni ir embora para … LHE DAR O DEVIDO VALOR.
    Somos grande e com títulos inéditos, porque entre outras coisas, temos um CAPACITADO E VITORIOSO … Rogério Ceni.
    Lembre-se de que: só um vitorioso pode … ENSINAR O CAMINHO DA VITÓRIA.
    Saudações em: vermelho, azul e branco.

  • João Ximenes disse:

    Assunto é o que não falta em véspera de jogo:

    1. “O Fortaleza entra em campo neste domingo, 26, às 16 horas, na Arena Castelão. Enfrenta o Vasco da Gama pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Leão ocupa a 14ª posição com seis pontos, e não tem chance de entrar na zona de rebaixamento nesta rodada. O Gigante da Colina está em último com apenas dois pontos”.

    EU: É disso que não gosto desses caras ! porque diabos, quando escrevem, ao invés de: “NÃO TEM CHANCE DE ENTRAR NA ZONA DE REBAIXAMENTO”, porque que não escrevem: “COM UMA VITÓRIA, LEÃO DE AÇO ENCOSTA NA ZONA DE LIBERTADORES” ?
    # Santos, 4º colocado tem 10 pontos. LEÃO DE AÇO com VITÓRIA chega a 9. Até parece “TORCEM” pra que dê o que escrevem. EU em !?
    E esse cidadão(ã) deveria pelo menos assinar a matéria pra gente ficar sabendo quem é o pé frio.

    2. “Ex jogador RONI, empresa Roni7 – Organizador de torneio com Ceará e Fortaleza durante a Copa América é preso e evento está suspenso”.
    É aquele RONI que PENSO ser ?

    3. “Entidade cobra R$ 12 milhões Deles LÁ(os daqui) na Justiça. O valor é referente, conforme a entidade, à remuneração do USO DE TERRENO nos últimos cinco anos”.

    EU: Lembrei – mas não lembro o nome de quem -, de um “torcedor” que gosta de entrar aqui e chamar nosso LEÃO DE AÇO de: “o clube do terreno emprestado”.
    Caraca meu ! R$ 12 pilas já não é empréstimo… É DÍVIDA MESMO.
    “TERRENO EMPRESTADO !?”
    Taí pra ti, sei lá quem é. Quem é que tem “terreno emprestado” afinal ?

    4. “O adversário é o Vasco da Gama e é sempre pesado, independentemente de qualquer momento que esteja passando. É uma camisa que tem títulos, tem tradição. Vou ter de escalar a nossa equipe na hora do almoço de domingo, porque preciso ver os últimos exames dos atletas e observar quem está mais propenso de sentir alguma lesão”.
    CENI.

    EU: Professor não esquece de tá “inchendo” a bola dos adversários !
    Antes do almoço entrega logo a relação dos TITULARES pro grupo que é pros caras já ficarem na pilha: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Roger Carvalho, Carlinhos; Felipe, Juninho, Dodô; Edinho, Oswaldo, Kieza.
    Deixa de DRAMA professor.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

    • João Ximenes disse:

      Detalhes:

      – Detalhe 1 aí, é matéria do O Povo de Hoje que não tá assinado por ninguém;

      – RONI já descobri, através do Esporte Espetacular, que não é o RONI que jogou no LEÃO DE AÇO ano “trazado”.

      – Dívida do “terreno emprestado”(3) e professor “incher” a bola dos outros(4) são fatos e contra fatos não existe argumentos.

      Negócio é CORRER ATRÁS pra comprar o terreno de vez e, PROFESSOR… vamo “incher” a bola dos nossos umbigos deixando os outros pra lá, e “vamo” fazer os deveres de casa(16) pra dar certo no final !!!!!

  • carlos disse:

    Até quando o presidente do fortaleza vai contratar pelo menos um zagueiro, só se for para o próximo campeonato? Série A é outro nível, um elenco que precisa de contratações.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *