Blog do Vozão

Dois meias ou três volantes? Eis a questão

1490 20

João Marcos, Michel e Heleno - Trio de ferro

Nos últimos anos o Vozão tem tido o sistema defensivo com sendo um de seus pontos mais alto. No inicio da Série A do ano passado, a equipe chegou a tomar apenas um gol nos oito primeiros jogos, sendo que este ainda foi de pênalti.

Devido ao tipo de jogo praticado, onde dava a impressão que o time jogava retrancado, muitos torcedores reclamavam da postura do time em campo, mesmo com as vitórias acontecendo.

Até antes da chegada de Vagner Mancini, o time ainda usava esse sistema de jogo, onde o trio de ferro formado por Michel, Heleno e João Marcos era presença certa em campo. Pois bem, com a chegada de Mancini isso mudou.

Com um discurso de que preferia vencer por 5×4, mas com um time ofensivo, do que vencer por 1×0 no sufoco, o treinador tratou logo de dar uma cara nova no sistema de jogo da equipe, que passou a atuar com dois volantes (Michel e João Marcos) e dois meias (Geraldo e Thiago Humberto).

No inicio tudo ocorreu bem, duas goleadas (4×2 no Icasa e 5×0 no Ferroviário) e os nove gols marcados em apenas dois jogos, deixou o torcedor do Vozão pra lá de empolgado.

Depois daí os gols sumiram e a coisa começou a ser questionada, com exceção da partida da final do Estadual quando o time goleou o Guarani de Juazeiro por 5×0, fazer mais de dois gols em um jogo virou tarefa de gincana.

Nas últimas partidas do Vozão percebeu-se claramente que, o outrora ponto alto, passou a ser motivo de preocupação do torcedor e boa parte daqueles que reclamavam do time por jogar com três volantes, passou a pedir a volta do esquema antigo.

Na minha ótica, o problema da fragilidade do setor defensivo do time, não é por conta do esquema utilizado, mas sim da escalação da equipe. Thiago Humberto é um bom jogador, tem no chute sua grande virtude, mas não marca ninguém e isso sobrecarrega os volantes e, consequentemente, os zagueiros.

Pode-se ter um time bastante forte na marcação sem a necessidade de atuar com três volantes, para isso basta você ter dois meias que tenham capacidade de criar jogadas e que também saibam marcar.

Acho que o Iarley faria essa função no meio campo, bem melhor do que Thiago Humberto, o deslocaria para o setor e colocaria o Osvaldo no ataque, dando mais velocidade a equipe e assim poderíamos ter uma time forte na marcação e com um bom poderio ofensivo.

No entanto, essa é a minha opinião e como esse blog tem, em uma se suas intenções, a interatividade com o torcedor, queria saber do amigo leitor, qual a sua opinião com relação ao assunto.

Três volantes ou dois meias?

20 Comentários

  • Jean Érik disse:

    Prefiro dois meias e gosto do futebol do T. Humberto. O Iarley deveria ser sacado do time urgentemente, não aguenta mais 20 minutos de jogo, ele deve estar com algum problema físico ou psicológico, não está rendendo absolutamente NADA! Osvaldo merece a vaga ao lado do Nicácio. Agora a diretoria deve dar outras opções ao Mancini, há quantos anos nosso meio campo depende de uma boa atuação do Geraldo? Ele tá fazendo o que pode e, ainda que reclamem, não vejo no elenco quem o susbstitua a altura.

  • Túlio 5-4-4 disse:

    Para resolver esse problema é preciso contratar. Precisamos de meias-volantes, jogadores que criem e marquem. Exemplos: Léo Lima, ex-SPFC; Ferrugem, Brasiliense; e Leandro Domingues, ex-Vitória.
    O Iarley na meia-direita também é uma boa opção.

  • Bosco disse:

    Descobrí porque o Fortaleza vai jogar ao meio dia. É que buchada só presta quente. Rs.

  • Ione disse:

    Coloca dois meias com Geraldo e Yarley que marca mais que Tiago Humberto. E no ataque Osvaldo e Nicácio. Michel e J Marcos de volantes. A zaga com Fabricio e Erivelton. Boiadeiro e Diego Macedo os laterais. FH é o Goleiro.

  • CR LANI disse:

    Meu querido, vc quer escalar Yarlei no lugar de Thiago Humebto pq ele não marca?

    E vc acha que o Yarlei tem condições de marcar alguém a não ser ele mesmo?

    Querido, o Yarlei está totalmente acabado física e técnicamente.

    A manuntenção dele na titularidade é um dos maiores equívocos e digo mais: O Ceará não tem time pra jogar com dois meias.

    É colocar os pés no chão e jogar fechadinho, estilo PC GUsmão. De outra forma é rebaixamento certo.

  • TIME DO POVO disse:

    RPZ,, SE ELE ENTRA COM THIAGO HUMBERTO, PODE TER CERTEZA Q O CEARÁ PERDE O JOGO. CRITIQUEI BASTANTE O DIMAS POR JOGAR COM TRÊS VOLANTES, CONTRA EQUIPES MUITO INFERIOR A DO CEARÁ, MAS AGORA A HISTÓRIA É OUTRA, SE TRATA DO FAVORITO AO TITULO DA COPINHA.
    TIME Q NÃO LEVA GOL NEM A PAU:
    F. H.; BOIADEIRO; FABRICIO; ERIVELTO E VICENTE.
    HELENO; MICHEL; J. MARCOS E GERALDO(CINTURÃO D FERRO).
    YARLEI E NICACIO(YARLEI JOGADOR DE DECISÃO) .
    TEM NEM PERIGO O COXA FAZER GOL NESSE TIME, EU DUVIDO!!

  • Daniel Viana disse:

    Weiber,

    Não dava a impressão não, o time jogava, e muito, retrancado sim. Sõ que antes era novidade, esse ano, temos que ser diferentes, senão todos os jogos terminarão 0x0. Ninguém mais virá jogar aqui aberto como foi ano passado. o Geraldo não aguenta mais a pegada sozinho no meio campo, não por 38 rodadas, e , pra jogar nesse esquema com três zagueiros/volantes, temos que ter um meia veloz e agressivo na frente, detalhe, nós não temos. O esquema com 2 meias tá dando certo, o que não podemos é nos iludir, já que precisamamos de contratações urgentes. Mas o Evandro não é doido, ele tá tentando, saobe melhor do que nós o que o time precisa.
    Agora, lá em Curitiba, eu colocava o Eusébio como terceiro homem de meio campo, marcando um pouco na frente, sem recuar, junto com o geraldo, fazendo a pegada nos volantes do coritiba, no caso o Gago e o Donizete. além do que ele (Eusébio) é rápido para puxar o contra-ataque junto com o G10, chuta forte.
    Vcs vão me chamar de doido, mas eu entrava com o Pipoca no Lugar do Washington.Alguma coisa tá me dizendo que nesse jogo ele desencanta e volta a ser o que foi no ano passado.

  • machado disse:

    para ser franco não tenho nenhuma preocupação com este jogo. o que for será. agora minha grande precocupação é com o time para serie A, pois falta muito. meias, meia atacante e atacante e tudo indica que o ceara não irá contrar – rodriguinho e marquinhos acho que já descartados. contrataram anderson luis para reserva do cleber. já pensou! deixaram o siloé ir embora e é porque ganha apenas vinte e cinco mil no inter. tiveram muito tempo para contrar para existe a frescura de dizer que estamos focados em jogo tal e tal e vejam o resultado. tragam o pedro Ken e o cleber santana, são melhorers do que os nossos, inclusive até o junior xuxa. depois de jogar com um time misto com o vasco deu pra notar que o ceara não se preocupa muito com a serie A.

  • Weiber, concordo com sua opinião, pois acho o Thiago Humberto, muito lento (preguiçoso), o meio de compo poderia ser Geraldo e Iarley (Eusebio) e o ataque Osvaldo e Nicácio.

  • João Alberto disse:

    Acho que o Ceará precisa adotar urgentemente o esquema do P.C.
    Jogar fechadinho no contra-ataque. Temos que ter humildade. Agora é 1ª divisão e a nossa luta é prá se manter por uns vinte anos. Outra coisa: Iarley é ex-atleta. Já deu o que tinha de dar. Se ele é torcedor do Ceará como diz deve ajudar o time na arquibancada, porque jogando ele só atrapalha tomando o lugar de outro em melhores condições.

  • Reginaldo disse:

    O problema do Ceará, não é o fato de jogar com 2 meias, e sim, os próprios meias. O Tiago Humberto não marca e não cria, o Geraldo é nota 5 como meia e 5 cinco como marcador, ou seja, não serve para terceiro volante e não serve para meia, essa é a grande prioridade do Ceará, que a diretoria precisa resolver URGENTE.

  • Bosco disse:

    Weiber, isso é blog da torcida do Ceará?
    Você torce mesmo pelo Ceará?
    Pergunte a todos nós alvinegros tradicionalmente conhecidos e identificados como alvinegros, e não os falsos, se queremos aqui esse secador do Vozão escondido em diversos apelidos de Jabulani a cristiano ronaldo e agora é cr lani.

    Já está na hora da torcida alvinegra ter além desse blog, o seu próprio blog para os torcedores trocarem ideias sem os insultos do tricolor Jabulani. Todos cadastrados (para evitar os jabulanis).
    Teria que ser um blog no formato do flamengonet lá dos urubús da mídia, onde se pode trocar ideias instataneamente como se fosse um msm o dia e noite sobre os posters do Opovo.
    Se for preciso pagar algo para viabiliza-lo eu entro nessa. Quem topa?
    Vão lá no blog deles para ver como funciona. O endereço e: http://flamengonet.blogspot.com/
    Alô Fabrício Azevedo, Daví Lima, Mário Veríssimo e outros.

    Caro Bosco,
    Torço sim para o Ceará e esse blog é sim voltado para o torcedor do Vozão, quanto aos comentários da pessoa citada por vc, digo que não costumo fazer julgamento de alguém só pelo simples fato dela não concordar com a minha opinião.
    Aqui ninguém é obrigado a concordar com a opinião do outro, mas é exigido respeito. Debatemos sempre, mas que esse debate seja sadio.
    Saudações Alvinegras!
    Weiber Castro

  • Roberto Pinheiro disse:

    O CR Lani tem razão, jogando com três volantes, com o Fabrício na sobra, foi o fato determinante para a boa campanha do ano passado. Até o Santos que tem um supertime ta se arrumando atrás com o Murici. Time que quer alguma coisa não pode jogar exposto como o Ceará vem jogando tomando contra-ataques em profusão e o FH sendo o melhor em campo todos os jogos.
    è uam pena que existam torcedores como esse Bosco que acha que torcer um time e ficar cego pela paixão.

  • Bosco disse:

    Roberto Pinheiro;

    Sempre fui a favor dos tres volantes.
    No entanto, fomos forçados pela torcida e principalmente pelo CR a demitir dois ótimos treinadores por conta disso. (Estevão Soares e Dimas Filgueiras)
    O DM e o ES jogavam do jeito do SPFC do Muricí, e por isso foram crucificados por essas pessoas que agora querem os tres volantes de volta.

  • Bosco disse:

    Não precisamos contratar mais um volante. É melhor usar esse dinheiro em outra posição. É só esperar o ótimo Careca ficar pronto.

    Weiber, desculpe-me a dúvida e o mau jeito.

    hehehe, tranquilo parceiro.

  • Bosco disse:

    Weiber;
    Será que se o Ceará marcar 1×0 no início não seria prejudicial? Parece até idiotice essa minha colocação não é mesmo?
    Mas tenho motivos para ter medo. Enquanto o jogo com o Vasco estava 0x0, o Ceará mandou no jogo. Parecia que iam golear na hora certa escolhida antes do jogo no vestiário.
    No entanto, foi só marcar o gol o time perdeu a toda empolgação. Até parece que aquele gol não estava nos nossos planos para acontecer naquela hora, e por isso, deveriam deixar o Vasco empatar para só depois ir lá e vencer.

    Temo que se fizermos 1×0 no início do jogo o time poderia se descontrolar, recuar demais, e pegar uma virada. Recuamos covardemente sempre quando fazemos um gol, como recuamos em casa sob a força da torcida após conseguir o valente 2×2 no jogo com o CRF.
    O ideal não seria fazer um gol só no finzinho para evitar uma virada?

    Haja coração!

  • justiceiro alvinegro disse:

    O Dimas quase foi eletrocultada na cadeira elétrica do trem bala pelo tal Vavá. Me lembro bem, e alguns torcedores pegaram corda dos corneteiros de plantão nos blogs chamavam o soldado de retranqueiro. Agora já estão fazendo campanha pra voltar os tres volantes? Vocês tão querendo é ver o circo pegar fogo e derrubar o Mancini. Cuidado torcida alvinegra.

  • BOCA disse:

    Sem sombra de dúvidas dois meias. Três volantes vai ser um retrocesso. Agora no lugar do Tiago Humberto iria de Yarlei e botava o Osvaldo ao lado do Nicácio. Na pior das hipóteses coloca o Eusébio no lugar do Tiago Humberto. Agora a volta do Heleno formando o trio de ferro é algo que não devia nem ser cogitada. Usa ele quando o Michel ou o João Marcos estiverem suspensos.

  • Robson disse:

    Eu acho muito salutar a presença de pessoas como Jabulani e CR Lani, deixam até os comentários mais engraçados… eu mesmo rio muito dos comentários do CR Lani, que são sempre sem nexo algum, mas engraçados. Aqueles sobre o Mascote foram de matar…kkkk

  • SOL ALVINEGRA disse:

    Para refleti:Tenho observado que os jogadores que são destacados como melhor só jogão bem em final de contrato,eles mostram o melhor que tem no futibol,deixa a torcida inrradiante,mas quando renovão sei contrato não mostram mas sua capacidade.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *