Blog do Vozão

A autocritica do presidente

1348 25

Robinson de Castro falou sobre 2019 e o que pretende para 2020 (Foto: Marcelo Vidal/Cearasc.com)

Deixando de lado o costumeiro tom agressivo, baixando a guarda e demonstrando um tom conciliador, o presidente Robinson de Castro falou por mais de um hora, um dia depois do Vozão garantir pelo terceiro ano consecutivo sua vaga para as disputas da Série A.

Robinson fez uma autocritica e falou o que o torcedor queria ouvir.

O discurso do Robinson de Castro na coletiva me fez lembrar de 2016, quando foi eliminado precocemente do estadual após disputar um triangular com Maranguape e Guarani de Juazeiro, e logo em seguida também ser eliminado do Nordestão, em casa, jogando sem treinador, apesar de ter contratado Sergio Soares e o emprestado ao São Bernardo.

“Tá tudo errado, vamos fazer uma reformulação geral”. Lembram? De lá pra cá, o que vimos foi o desgaste dele perante a torcida só aumentar.

Mas, diferentemente de 2016, dessa vez Robinson de Castro falou em sair da linha de frente do futebol, e entregar esse setor para quem de fato entende do riscado. Essa foi a parte diferente e que agradou a muitos, inclusive a mim.

A questão é: depois de tudo que já disse, de tudo que já fez, teria Robinson de Castro ainda crédito perante a torcida ao ponto dela lhe dar mais um voto de confiança? Será que tudo não ficará só no discurso bonito como das outras vezes? A resposta para essas perguntas só o tempo terá.

Quem me acompanha nas redes sociais e aqui no Blog sabe bem que minhas criticas e restrições ao Robinson de Castro sempre foram relacionadas a questão do futebol, nunca na parte administrativa.

Pra quem não lembra, desde 2010 que Robinson de Castro comanda o departamento de futebol do Vozão exercendo a função de DIRETOR DE FUTEBOL, com exceção dos 3 primeiros meses de 2016, quando Haroldo Martins esteve no cargo.

É exatamente no quesito CONTRATAÇÃO e FORMAÇÃO DE ELENCO que está o maior problema do Vozão na gestão Robinson de Castro. É exatamente nesse setor que o torcedor mais cobra e bate no presidente.

Resta torcer para que o discurso saia do campo das “palavras bonitas” e vá para o campo da prática.

A impressão que tive pelo semblante do Robinson de Castro na coletiva, foi que ele sentiu o golpe e entendeu o recado que foi passado pela torcida. Mas volto a dizer, como o filme é repetido, teremos que esperar pelo tempo, pois só ele mostrará se o dito será de fato praticado.

Na coletiva Robinson de Castro também falou sobre a temporada 2019, o que pretende para 2020, sobre a a marca própria para o uniforme, o fim da parceria com a Sou Mais, a saída de Marcelo Segurado entre outras coisas mais.

Confira na integra a coletiva do presidente e tirem suas conclusões.

25 Comentários

  • MANOEL disse:

    O que este CRÁPULA deveria ter dito era: EU errei e estou RENUNCIANDO à Presidência do Ceará Sporting Club. Vai-te RETRO coisa RUIM. Xô embrulho fedorento, vai pro Tricolorido seu….
    Eu NÃO acredito neste indivíduo ENGANADOR e safado.

  • bento disse:

    contagem regressiva para:
    O mercado esta fechado,…
    Até o flamengo esta com dificuldades de contratar um homem de area;
    Nossos reforços estão dentro do clube;
    Nossa prioridade é atacante pelas beiradas(ele acha que gol é perto do pau do escanteiro?)
    Quase fechamos com o X mas ele recebeu outra proposta(de receber atrasado, se receber e menos) que vir pro Ceará.
    Esperar pelos refugos dos estaduais
    Vamos lutar com toda força pelo manjadinho, pois ter mais estaduais que o rival é o que torna o clube grande,…
    bla, bla, bla

  • Paulo Oliveira disse:

    a missão dele não terminou pois so vai terminar quando ele coloca o ceará na serie B

  • Jhone disse:

    1) Eu era a favor que o CD negociasse com o presidente RC a pelo menos dois meses atrás a antecipação das eleições para ter que ela tenha pudesse ter sido realizada ainda em Novembro para que o novo mandatário pudesse traçar o futuro do time. Robinson errou demais, repetiu erros, não devia permanecer.
    2) O candidato que tivesse um projeto para o clube que se apresentasse na eleição. Agora que já não há mais tempo, vou ter que mais uma vez ser obrigado a confiar na promessa de mudança que foi proposta por um presidente comprovadamente incompetente pelo menos na área principal. O futebol profissional.

    Em tempo:
    Toda distância é atrevida.
    Sem querer defender ninguém, apenas para pontuar a maneira grosseira, como certas pessoas descompõem outras aqui no blog por nada, sem nem saber o significado das palavras que utilizam para ofender os outros.

    Chamar um cidadão de crápula em qualquer circunstância ou situação que não seja de um comportamento comprovadamente devasso, libertino, exageradamente extravagante é certamente não saber o significado da palavra crápula. Como a internet deu voz e coragem as nulidades que são maiorias. Ainda por cima a internet protege muitos narizes.

  • Bosco disse:

    Não sei se é verdade, mas PC Gusmão como diretor de futebol eu aprovo sim. Como treinador não.
    Ele é um profissional independente, durão, muito profissional, exigente do mesmo modo que o Rogério Ceni treinador do rival.
    Foi ele quem insistiu para o Evandro Leitão ir investindo na infra estrutura do clube.

    Independente, PC não deixava ninguém se meter ou dar palpites nos vestiários do time dele. Tem uma vasta experiência em grandes clubes.

    No inicio da carreira dele, ainda jovem, foi auxiliar técnico do Luxemburgo em clubes de grande investimentos. Hoje é gerente do Vasco e responsável pela ida do Luxemburgo para o clube cruzmaltino.

    Acho uma boa ideia o PC como diretor de futebol com carta branca. Será cobrado pelo RC que ficará distante do futebol.

    Identificado com as cores do mais querido, PC sabe organizar um elenco. Organizou o elenco da Vasco. NÃO gostaria de vê-lo como treinador, mas como diretor de futebol eu gostaria SIM.

  • Bosco disse:

    Foi feito uma proposta para o experiente Paulo Autuori que conhece profundamente o futebol do Brasil e do exterior. Conhece o mercado como ninguém. já trabalhou muito no exterior e no Brasil. Seu último trabalho foi recentemente diretor de futebol do Santos Futebol Clube. Ele pediu dois dias para dar uma resposta.

  • Adilson, não. Argel, também não. disse:

    Certo, vamos lá.

    Assim como não concordava com a contratação do Adílson, não concordo com a contratação do Argel. No primeiro momento, até achei bom. Mas o cara, para mim, se perdeu no discurso dele próprio. Andou dizendo por aí que “missão dada, missão cumprida” Olha só, o cara conquistou 2 pontos, né isso (não ganhou uma)? Se tivesse perdido as 3 partidas, mesmo assim ainda teria missão cumprida. Também não vi com bons olhos o fato de ter saído do CSA como ele saiu (acreditem, se ele fez com os outros também pode fazer com a gente). Tenho conversado com colegas gaúchos, muitos o acham responsável pelo rebaixamento do Inter na época dele lá. Como crítica positiva, confesso que gostei do padrão de jogo e entrega que o Azulão fez na série A (pelo menos nos poucos jogos que assisti deles).

    Concordo que o planejamento fora de campo é a parte crítica do Vozão agora. A parte administrativa parece estar boa. Pelo menos isso o RC parece reconhecer. Vamos torcer para dar certo e cobrar medidas objetivas que se traduzam em mudança para melhor dentro de campo.

  • Dragão Alvinegro disse:

    ok

  • Dragão Alvinegro disse:

    Fui um dos mais críticos ao presidente Robinson de Castro durante suas administrações, mas todas as críticas voltadas para o futebol. Sempre falei que só um louco não reconheceria a recuperação do Clube em suas finanças e o trabalho desenvolvido na infraestrutura do Clube. Foi muito duro quanto ao modo de se comportar do dirigente com respeito ao torcedor alvinegro. A arrogância, a falta de empatia, o desrespeito às opiniões do torcedor, a omissão, a inoperância, a falta de diálogo. Levantei constantemente esse fatores para criticar veemente o Sr. Robinson de Castro. Havia redigido agora, após o encerramento do campeonato, uma mensagem muito dura criticando, mais uma vez, o presidente Robinson de Castro. Felizmente, por problemas na internet, não consegui enviá-la. Ouvi atentamente a entrevista do Sr. Robinson e penso que ele foi sincero nas suas palavras. A ficha caiu. Como eu sempre falava: Todos tem direito de cometer erros, mas não se pode é permanecer com esses erros. Por acreditar nas pessoas, até prova ao contrário, resolvi acreditar no Sr. Robinson de Castro e esperarei as próximas decisões a serem tomadas. Muita coisa tem que ser mudada, pois os erros eram absurdos. Não sou daqueles que criticam por criticar. Olhando a face e a expressão do olhar do presidente, percebi que ele sentiu o baque e que estava sendo sincero. Não vejo porque não se dar mais uma chance para ele se recuperar perante a toda torcida alvinegra. Vou torcer muito pra que isso aconteça.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Corrigindo: Fui muito duro quanto ao modo

  • Célio Miranda Albuquerque disse:

    Não sei se a recíproca é verdadeira de que quem é bom técnico e vitorioso pode ser um bom diretor de futebol. Admitindo que haveria lógica nesta sentença, creio ser o PC Gusmão o mais capaz de o Ceará lograr êxito. Assim, concordo com o BOSCO, que deixou antever nas entrelinhas de seu comentário que tbem aprovaria o Paulo Autuori. Sei não . À primeira vista, vejo o Paulo Autuori parecido com técnicos tipos Vagner Mancini, Falcão e ao diretor como o Raí. Perfis assim, demoram a pegar a liga do clube. Costumam não acertar. Talvez por serem bem mansos. Calmos. Já o PC Gusmão é o tipo irrequieto. Que se mexe mais pelo seu dinamismo e poder de decisão rápida.
    Deixo a reflexão.

  • Vander disse:

    Eu não quero acreditar que o Weiber Castro está comovido com esse discurso do presidente. Amigo, vc acha que ele iria renunciar ao cargo com o clube na série A? Iria renunciar a grana que bate à porta? Seria um atestado de burrice. Ele pode ser qualquer coisa, menos uma pessoa desprovida de inteligência. Quanto ao enredo para 2020, não tenho dúvida de mais um ano de decepção. O fato dele colocar um pau mandado no departamento de futebol, não tira do presidente a prerrogativa de decisão na contratação. Pelo que sei não mudaram o estatuto do clube.

  • Vander disse:

    Não tenho dúvida que quando o executivo chegar com cinco nomes de atacantes à mesa, o presidente mandará o “Pau Mandado” pegar o custo do mais barato e procurar outra opção no mercado pela terça parte do preço. Será que aqui, salvo os conhecidos babões, ainda tem torcedor acreditando na mudança de atitude desse senhor?

  • Francisco disse:

    Só gostaria de fazer uma pergunta ao RC:
    O que o levou a contratar William Popp, no último dia da janela de contratações, com o time precisando desesperadamente de atacantes pra chegar e jogar??

    Pra entrar em campo 10 minutos, salvo engano??
    Terá sido pior nos treinos que Bergson ou Felipe Cardoso??
    Ganhando cerca de 50.000 reais??
    Parece história de criança ou da carochinha, visto de fora, mas é a pura verdade…. a amostra mais clara de sua incompetência

    Um clube gerido com seriedade no seu Departamento de Futebol nunca faria isso
    E agora esse senhor irá novamente decidir os rumos do futebol do clube em 2020!!

    Ou tem alguma Alice aqui achando que ele irá dizer amém pra toda indicação de gerentes tipo PC ou Autuori??

  • Carlos amigo do Dragão disse:

    PC Gusmão!?!? kkkkkkk ….Eu estou querendo entender o que passa na cabeça desses indivíduos.

    Bateram a cabeça em algum lugar pra ter essa ideia brilhante?

    Quem diria que em 2019/2020 o PC ainda teria viúvas…

    Querem contratar o Geraldo também não?! kkkkkkk…Geraldo e PC no departamento de futebol. hahahahahaaha

  • ANÔNIMO TORCEDOR ALVINEGRO COM NOME DE MANOEL disse:

    É isso, Vander! Cesteiro que faz um cesto faz um cento. Quem vai estar com a caneta na mão é o ROBÃO. O tal diretor pode dar mil sugestões de jogadores mas quem vai bater o martelo é o Todo Poderoso. Antevejo mais um ano de aperreio para nós pobres torcedores.

  • MANOEL disse:

    Só RECAPITULANDO: Esse recente discurso do SABIDO presidente INÚTIL é bem parecido com o do ano anterior (salvo pelo gongo, perdão, pelo Lisca), que erramos, que vamos aprender com os erros e outras falácias mais que este embusteiro fala aos microfones da vida. Presidente que deveria ter VERGONHA NA CARA e RENUNCIAR, pedir pra sair por falta de cumprimento com o que antes prometera, e por todos os erros absurdos que cometeu em contratações sofríveis como Wescley, Leandro Carvalho, Feijão, Willie, Alex Amado, Romário, Bergson, Richard, Chico e tantos outros, dá mais de um time, ou seja, é muito dinheiro jogado fora por alguém que se diz tão competente no campo administrativo. Continuo dizendo, e sem precisar de dicionário, Presidente safado, mentiroso, crápula, vil, enganador da consciência alheia (torcida), incompetente, gastador do dinheiro alheio e tudo mais que de RUIM for, relativo a este ser inoperante que se apoderou do Ceará Sporting Club, e ainda tem quem o defenda, mas até o diabo tem.

  • Bosco disse:

    Weiber;
    Será que sai o nome do novo diretor de futebol do mais querido após as festas de natal e de ano novo? Dia 06 de Janeiro é o dia da apresentação do novo elenco. Mas o Ceará vai esperar o fim do campeonato paulista para trazer os ‘Felipes Cardozos’ que sobrarem do paulistão.

    Nossas contratações demoram muito.
    Será que no mercado tem diretor de futebol disponível ou já fechou? Se não tem diretor de futebol dificilmente terá um centro avante e um goleiro. Te cuida Romário, parece que vai ser tu mesmo o centro avante.

  • Bfontenele disse:

    Caros, isso não passa de uma pantomima, seguida de falácias, de um psicopata, fico triste que exista quem acredita nele. Este cidadão faz parte da nossa vida, querendo ou não, há anos, nunca mudou, não tem sentimentos, só importa o seu ego, que é enorme, inflado.
    Quem quiser cair na lábia desse sacripanta, que caia, pra mim o buraco é mais embaixo.
    Saudações alvinegras para todos.

  • Oliveira Silva disse:

    E tome promessas alguém ainda acredita? #ForaRobsondeCastro

    Cuida negada do Vozão, o Everaldo não vai continuar na Chapecoense.

  • carlos disse:

    Eu acho que é fim de linha, para o Robson de Castro, prometeu Paula Autuori contratou Jorge Macedo, último trabalho dele no vitória rebaixado, por onde passou não fez muita coisa.

  • Carlos amigo do dragão disse:

    Olha… pra quem viu essa coletiva do Robinson e achou ou imaginou que ele aprendeu alguma coisa eu recomendo ver a entrevista dele no Podcast CENAREDE #04 no site da Globo.

    AVISO: A chance de você ficar puto é grande…veja por sua conta e risco.

    Esse é o nosso presidente Megalomaníaco.

  • Clodoaldo disse:

    Tem um meio campo do CSA que é bom jogador, se não me engano é Johnatan Gomes, é argentino ou uruguaio!

  • GEILSON disse:

    RC disse que a culpa é do mercado. Pois bem, o mercado já está em ebulição, times nordestinos já se reforçando e os destaques do brasileirão já estão todos apalavrados com outros clubes. Bragantino RB trazendo destaques de times internacionais. E RC disse que essa semana senta para estudar novas contratações. Quando ele for ao mercado só vai ter as perebas que ele sempre contrata. Não há autocrítica, o que há é mais enrolação para que ele ponha a culpa nos outros pelos seus insucessos. Fora RC.

  • ANÔNIMO TORCEDOR ALVINEGRO COM NOME DE MANOEL disse:

    Eita! Negada! Prepara os couros. Mais “um campeão de rebaixamento” foi contratado. (rebaixou o Internacional e o Vitória). Será que a missão do nosso grande comandante realmente ainda não acabou? Pois é, ele vai continuar tentando e já contratou dois “paus mandados” para darem início ao trabalho desse ano.
    Como diz aquela menininha, “Meu Deuuuuuuuuuuuuuuuus!!!”

    Entendo a revolta, mas não gosto de injustiça. Vamos aos fatos: O Inter foi rebaixado em 2016, nesse ano Jorge Macedo não esteve no Inter, em 2017 ele retornou ao Inter e levou o time de volta para a série A, em 2018, ano em que o Vitória foi rebaixado, Jorge Macedo chegou lá no meio da temporada para tentar reverter a situação, não conseguiu.
    WC

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *